O Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passou cerca de um ano e meio na elaboração de um estudo arquitetônico do prédio que antigamente era o Hotel da Luz. Uma parte do local hoje abriga a Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado. O prédio foi construído em 1934 e ícone da cidade.
Segundo a coordenadora do Núcleo, professora Ana Lúcia Costa de Oliveira, o levantamento foi feito nos moldes exigidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). O material engloba avaliação fotográfica, física, de pisos, esquadrias, patologias da construção e análise formal do prédio. O levantamento incluiu, ainda, conversas com descendentes dos antigos proprietários. O trabalho possibilitará evidenciar os valores históricos e estéticos do prédio. “Um hotel representa muito para uma cidade”, observou.
A professora Ana Lúcia e a estudante do nono semestre de Arquitetura e Urbanismo, Manuela Camerini da Rosa, estiveram apresentando o conteúdo do levantamento ao reitor da UFPel, Mauro Del Pino. Em breve, o estudo deverá ser entregue à prefeitura e à Câmara de Pinheiro Machado, para que possam dar encaminhamento aos procedimentos para a realização do projeto de intervenção e restauro do imóvel.
A edificação tem aproximadamente 350m² de área construída e, apesar de algumas intervenções internas, tem a fachada inalterada. Construído em estilo eclético tardio, é de alvenaria e tem pisos de madeira e ladrilho hidráulico, além de paredes de escaiolas. Possui ornamentação geometrizada, sendo marcado por pilastras e com porão baixo. O prédio funcionou como hotel por quase sete décadas, até 2001. Em meados de 2003, a Câmara passou a ocupar 136m² do espaço.