O fantástico mundo de Mateus

* Cristian Canto

O que mais gosto no mundo da literatura é a disseminação de ideias. Quando as palavras que escrevemos atingem uma pessoa, já nos sentimos agraciados pela nossa mensagem ter sido lida. No entanto, quando esse pedido vem de uma criança, a história fica mais feliz ainda. Li a matéria do José Mateus Moreira Lanzana, o pequeno de apenas 6 anos (Divulgada no jornal de 14 a 18 de dezembro de 2021), que solicita a sua mãe que leia junto a ele as matérias do TP. Essa atitude me enche de esperança quanto ao futuro, pois, sem poder ir à escola nesses tempos difíceis de isolamento e ter que estudar em casa pelo celular, o menino não perdeu o brilho em relação às letras. Escrevi em minha primeira postagem aqui no TP (20 a 26 de novembro de 2021) um incentivo à leitura, em que solicito que “Apenas leia”, ou seja, provavelmente o pequeno Mateus esteja mais por dentro das notícias do que vários adultos, porque ele lê.
Mesmo sem ainda nem saber ler direito, seus olhos miram as notícias buscando entender o que há ao seu redor, no entanto, o menino, parece enxergar algo a mais no que é lido a ele. O mundo se abre e a cortina do saber se mantém escancarada para que seu cérebro absorva cada vez mais informações. Percebo nesse ponto, o início de um futuro pensador, alguém que contagiará amigos e familiares com essa disposição a leitura. É só o começo.
Sabemos que existem várias crianças que despertaram interesse na leitura, mas que precisam de um pouco mais de apoio para abrirem um livro ou o jornal. Eu imagino o futuro vocabulário do Mateus, a quantidade de palavras que soltará ao vento, as histórias que lerá e o quanto terá a nos ensinar.
Precisamos que os pequenos utilizem a tecnologia em prol do conhecimento, que as bibliotecas deixem de ser salas vazias e que os livros voltem às mãos dos leitores.
Incentive as suas crianças!
A leitura é algo que muda radicalmente a forma de pensar do ser humano, especialmente quando ele é pequeno e começa com este hábito desde muito novo. Isso porque o ato de ler faz com que as crianças adquiram respostas sobre o ambiente em que está inserido e para tudo o que acontece ao seu redor.
Se você tem crianças por perto, incentive-as a serem adultos pensantes e mostre o quanto eles são capazes de questionar a vida. Estimule esta atividade, seja você professor, mãe, padrinho ou avó. Aproveite também para realizar uma leitura coletiva, parágrafo por parágrafo, palavra por palavra. Tudo com muito carinho, atenção e dedicação.
Inconscientemente, a criança percebe a oportunidade valiosa de interação com os adultos pode ser divertido e que essa troca levará a conhecer novos universos. Além disso, é um excelente momento para elaborar debates, trocar opiniões e fazê-la perder o medo de expor seus conceitos e opiniões. A confiança entre as partes depende do olho no olho.
Para finalizar, quero parabenizar e agradecer os pais e a professora do Mateus pelo incentivo, pois os frutos desta sementinha que está sendo plantada serão colhidos com êxito. Ensinar é ótimo, mas aprender é melhor ainda, o futuro reserva coisas boas, e quem acredita sempre alcança.
Perguntinha: Que livro marcou sua vida? Comenta lá no site https://www.tribunadopampa.com.br/colunas/tribuna-livre/
Obrigado por ler até aqui e até a próxima.

* [email protected]

Comentários do Facebook