
Em média de 15 toneladas de asfalto serão produzidos na usina instalada em Candiota Foto: J. André TP
Com início no dia 17 de maio, a tão esperada obra de revitalização da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) – construída no início da década de 1970 pela então Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), e que liga os bairros de Candiota, dando acesso a usina e por onde passa a economia do município, tem avançado diariamente.
A obra teve início após a ponte férrea, próximo ao bairro União e, atualmente, está na altura da região do aeroporto, sendo realizada aos poucos em um e outro lado da pista, permitindo o tráfego de veículos.
Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o engenheiro da Prefeitura de Candiota, Marcelo Vaz Leal, afirmou que a obra tem previsão de conclusão para seis meses, devendo ficar pronta em novembro de 2022.
Questionado pelo jornal acerca da forma de organização para execução da obra, que até o momento avança com colocação de asfalto na pista de rolamento, o engenheiro explica que foram definidas algumas prioridades para execução da obra. “A pista de rolamento teve prioridade por ser onde os veículos transitam. A idéia é começar a limpeza do acostamento em breve para colocar o revestimento. Praticamente toda pista possui acostamento adequado a obra e casos específicos, em que houve erosão, por exemplo, o acostamento será recuperado”, explicou Marcelo.
Até o momento a obra contempla a colocação da camada de asfalto. Uma sinalização simples foi feita apenas nas lombadas existentes no acesso ao bairro João Emílio. Em razão disso, o jornal também questionou o engenheiro de que forma será feita a sinalização da rodovia. Marcelo Leal explicou que será completa. “Tanto vertical quanto horizontal, e com colocação de tachões”, afirmou.

Cerca de 250 toneladas de asfalto são produzidos diariamente Foto: J. André TP
TRABALHO E ASFALTO – O TP também conversou com o engenheiro civil da empresa responsável pela obra, a Compacta Sul Pavimentações, Salvador Querino da Silva, para saber mais sobre o andamento da revitalização da rodovia.
Segundo Salvador, cerca de 30 pessoas trabalham na obra da MAC, sendo em torno de cinco de Candiota. O jornal questionou o engenheiro acerca do avanço da obra. “Estamos avançando em torno 600 metros de uma meia pista por dia de trabalho”, explicou.
A empresa está instalada na área onde era a garagem da Kopereck e próxima a antiga Entel, local onde é produzido o asfalto utilizado na obra. Conforme explicado ao TP por Salvador, a cada 600 metros de meia pista é usado cerca de 250 toneladas de asfalto. O contrato prevê a utilização de em torno de 15,6 mil toneladas de asfalto para a revitalização completa da MAC.
OBRA – Orçada em cerca de R$ 12 milhões, sendo R$ 10 milhões do governo do Estado e R$ 2 milhões de contrapartida da Prefeitura de Candiota, a obra é um convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (DAER), dentro do programa estadual Avançar RS.
Com a licitação, a empresa ganhadora da licitação fará a recuperação total dos 14,6km de asfalto da via, que vão desde a BR-293 até a Vila Residencial, incluindo alguns trechos antes recapeados, que também receberão nova camada de 4cm.
* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso