SAÚDE

OMS declara o fim da emergência sanitária da Covid-19

Nesta sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim da emergência declarada para a Covid-19, que durou mais de três anos no mundo todo e matou milhares de pessoas.

O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, comemorou a notícia mais esperada de todos os tempos. “Com grande esperança, declaro a Covid-19 encerrada como uma emergência de saúde global”, disse.

De acordo com o site Agência Brasil, no último dia 4, durante a última sessão deliberativa, membros do comitê destacaram a tendência decrescente de mortes por Covid-19, diminuição nas hospitalizações e internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) causadas pelo vírus, e a imunidade da população elevada. O diretor falou que aceitou a recomendação do comitê de emergência, mas enfatizou que esta medida não significa que chegou o fim da ameaça global de saúde. “Entretanto, isso não significa que a Covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. Na semana passada, a Covid-19 levava uma vida a cada três minutos”, destacou.

Com a chegada do vírus, quase 7 milhões de pessoas morreram e outras milhares foram contaminadas. No Brasil já são mais de 700 mil mortes. Segundo informações da OMS, 13,3 bilhões de doses contra a doença foram adquiridas em todo o mundo.

 

Comentários do Facebook