REGIÃO EM ALERTA

Paciente com suspeita de coronavírus em Candiota disse ter tomado todas as precauções

Na tarde da segunda-feira (16), o titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) confirmou a existência de um caso suspeito na Capital do Carvão. Sem muitos detalhes, Ricardo Necchi disse apenas que o paciente chegou recentemente do exterior e que a equipe local do Comitê Operacional de Emergências (COE) ficaria responsável pela entrevista e procedimentos técnicos. O resultado do exame ainda não foi divulgado. Casos suspeitos em Bagé e Dom Pedrito também estão sendo verificados.

Diante de muitos boatos, por telefone, a reportagem do Tribuna do Pampa conversou com a esposa do paciente com suspeita de coronavírus de Candiota. Ambos preferiram manter o anonimato, mas não dispensaram o relato sobre o tanto de cuidados que estão tendo desde o período que antecipou a viagem. O retorno dos Estados Unidos (EUA) aconteceu no último sábado (14) e a família permanece em isolamento domiciliar.

“O nosso isolamento foi voluntário, eu planejei antes do retorno dele como medida preventiva. Desde que ele chegou teve contato somente comigo e com meu filho. Os meus pais foram proibidos de vir aqui em casa por serem do grupo de risco. Combinei que após a chegada dele não iria frequentar o trabalho e meu filho também não foi mais à escola. Todas essas medidas foram preventivas e, infelizmente, acabaram gerando todo esse falatório”, lamentou.

Ainda segundo a fonte, os sintomas apresentados são de um resfriado leve e a procura por um profissional da saúde foi exatamente para evitar que a situação se agravasse. De acordo com os médicos, quem contrai o coronavírus apresenta quadro parecido a uma gripe – com agravantes de febre, tosse e dificuldade para respirar.

“Fizemos o que achamos ser o certo, por nós e pelos outros. Ele passou por quatro aeroportos e em nenhum fizeram triagem. Fato é que em momento algum omitimos que ele estivesse em viagem e que estaríamos isolados de forma voluntária. Quando identificamos os primeiros sintomas solicitamos consulta com um médico em horário oportuno, sem presença de outros pacientes, exatamente para evitar maior contato. Pensamos previamente em tudo. Entendo que todos estão assustados com o que está acontecendo, o novo causa insegurança e medo, mas precisamos desacelerar e ver o contexto. Por aqui estamos todos bem, bem mesmo”, garantiu.

O resultado do exame deve sair em até 48 horas.

Os profissionais da saúde estão constantemente reforçando sobre a importância de, quem puder, permanecer em casa. O vírus é altamente contagioso e é primordial evitar contato com outras pessoas neste momento.

Comentários do Facebook