EDUCAÇÃO

Pacto Nacional pela Alfabetização é retomado em Candiota

O Município de Candiota aderiu novamente, em 2018, ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa para atender a Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

O programa teve início ainda em novembro de 2017 e foi retomado no dia 28 de março nas dependências da Escola FARO. Na ocasião foram feitas formações presenciais, em que se fizeram presentes a secretária de Educação, Giselma Pereira, o coordenador Local do PNAIC, Ricardo Portella, coord. da Educação Infantil – SMEd, Fernada Tavares, formadores locais, coordenadores, supervisores, professores dos Anos Iniciais e professores da Educação Infantil das Redes Estadual e Municipal.

As formações do PNAIC foram organizadas em três turmas, sendo uma turma de Educação Infantil, com a formadora local Adriane Wollmann e duas turmas de Anos Iniciais, com as formadoras locais Tatiane Dahmer e Viviane Dahmer, e serão realizadas uma vez por semana, nos meses de abril, maio e junho, nas Escolas Odete e FARO.

Além disso, o PNAIC foi ampliado, incluindo o Programa Mais Novo Educação, A Educação Infantil e ainda, o fortalecimento do regime de colaboração, envolvendo as redes Municipal e Estadual em um formato de Territorialidade, proporcionando uma formação unificada.

De acordo com a secretária de Educação, Giselma Pereira, a visão de futuro desse programa está pautada na progressiva autonomia dos educadores para resolver os desafios da sala de aula. “Além de poderem buscar seu próprio desenvolvimento profissional, através de um trabalho colaborativo e comprometido com os direitos de aprendizagem das crianças”, falou.

Comentários do Facebook