Papo de Redação – 09/Jul/2016

PT DE HULHA 1
Valdinei, Erone e MarinoO ex-secretário de Obras no governo Erone Londero, Marino de Bortolli, está sustentando que também é pré-candidato a prefeito do PT nestas eleições. Vale lembrar que o candidato natural da sigla é o prefeito, que busca a reeleição. Um grupo de petistas hulhanegrenses, liderados por Marino, se reuniu esta semana para debater o assunto. Na foto, Marino sendo empossado por Erone como secretário.

PT DE HULHA 2
Informações dão conta de que há uma resolução do PT gaúcho (a coluna não teve acesso ao documento), escrito após Olívio Dutra, que era governador, ter sido derrotado por Tarso Genro nas prévias em 2001. Em função do racha ocorrido no PT estadual na época, desde então a ordem é que nos locais onde o partido possui prefeito ou governador e este deseja ir à reeleição, não devem acontecer prévias. A movimentação interna no PT de Hulha existe desde o rompimento com o PTB da vice-prefeita Ester Köester, em 2014. Há quem diga que este grupo petista queira ser vice de Ester.

PT DE HULHA 3
De acordo com uma resolução do PT nacional emitida em março deste ano, o partido precisa ter uma decisão sobre candidaturas tanto para prefeito como para vereadores até o dia 31 de julho próximos. Mesmo com esta tentativa interna, são quase remotas as chances de Erone não disputar a reeleição. Em sendo, sua vice deverá ser mesmo a ex-secretária de Saúde, Maria Emília Canto Feijó, do PSB.

POLÍTICA EM PEDRAS ALTAS 1
Os bastidores da política da Cidade do Castelo estão fervilhando com as possibilidades para as eleições deste ano. A coluna arriscaria a dizer que serão duas chapas apenas que disputarão a prefeitura, assim como foi em 2014, na eleição complementar. Aliás, como nas outras quatro ocorridas no município desde a emancipação em 2000.

POLÍTICA EM PEDRAS ALTAS 2
Ao que se indica, o PTB do ex-vereador Giovane Gimenez, o Pito, está mesmo próximo de um acordo de apoio com a reeleição do prefeito Fábio Tunes (PSDB). Pito, que renunciou em 2015 o mandato de vereador, chegou a bater chapa com Fábio, como candidato petista, nas eleições complementares, além de ter sido prefeito temporário entre a cassação do então prefeito Gabriel de Lellis Júnior (PPL) e o seu vice Jair Bellini (PT) até as eleições, pois era o presidente da câmara na época. Não há confirmação, mas as informações que chegam à coluna apontam para isso. Neste sentido, a aliança pró-governo seria formada por PSDB, PP e PTB.

POLÍTICA EM PEDRAS ALTAS 3Giovane Friedrich
Na trincheira da oposição, a novidade é que o PDT do atual presidente da câmara, Mário Teixeira de Mello, está próximo do PSB do ex-vice-prefeito de Herval e pré-candidato a prefeito, Bebeto Perdomo. Esta aliança já conta com o PT, que deve indicar o vice na chapa. Hoje os nomes petistas que figuram para ocupar o posto de vice de Bebeto são do gerente da água mineral Pedras do Sul, Giovani Friedrich (foto), e da vereadora Lucélia Boetege. Também, segundo informações, a aliança de oposição conta com o apoio do PMDB.

NOVO SECRETÁRIO EM CANDIOTA
Juliano 003Desde o dia 1º de julho, que o ex-vereador Juliano Corrêa (foto) faz parte do primeiro escalão do governo de Candiota. Juliano acumula as secretarias de Ação Social, Emprego e Renda e de Meio Ambiente. O experiente político, nos últimos anos passou por três partidos diferentes, tendo por objetivo ser candidato a prefeito nestas eleições, porém sem êxito. Juliano saiu do PMDB – onde foi vereador e secretário da Saúde e Cultura -, tendo ido para o PT. Por último estava no PDT. Agora, segundo informou à coluna, deve ficar sem partido, pelo menos por enquanto. A nomeação dele faz parte da cota pessoal do prefeito Folador.

CAIO EM BAGÉ
O vereador bageense Caio Ferreira (PT), que chegou a afirmar que renunciaria o mandato para ser candidato em Candiota, lança neste domingo, 10, no CTG Prenda Minha, sua pré-candidatura a prefeitura da maior cidade da região.

Comentários do Facebook