Papo de Redação – 12 a 14/DEZ/2023

GILDO PRESIDENTE

Para zero surpresa de alguém, o experiente vereador Gildo Feijó (MDB) foi eleito por unanimidade como presidente da Câmara de Candiota. Ele já havia sido no primeiro ano desta Legislatura (2021) e agora será no último (2024).

 

MDB DE CANDIOTA

A aparente calmaria que o resultado da eleição de Gildo possa transparecer (foi eleito com os nove votos possíveis), não revela um bastidor bem conturbado, com ‘briga’ interna pelo cargo entre ele e Fabrício Moraes (Bibi). O MDB candiotense, que está no poder com o prefeito Luiz Carlos Folador, termina 2023 com fissuras e feridas abertas, que somente o tempo vai dizer se serão curadas.

 

LUTO EM CANDIOTA

Faleceu aos 75 anos na última sexta-feira (8), a professora aposentada Belarmina Maria de Oliveira Britto, a Bela (foto). A causa da morte, segundo a família, foi disfunção de múltiplos órgãos (falência múltipla). Atualmente, Bela e o marido Sérgio Britto, estavam morando em Hulha Negra (sua terra natal), porém foi em Candiota que ambos fizeram história – ela especialmente no magistério e ele como vereador, secretário de governo e presidente por várias vezes do MDB. O velório e sepultamento aconteceram em Bagé, no sábado (9). Bela deixa o marido, os filhos Sérgio Augusto (Guto) e Patrícia, os netos Joaquim e Martin e a neta Antonella. À família, os nossos sinceros sentimentos!

REELEIÇÃO EM PINHEIRO

O prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas, foto), com toda a certeza deverá concorrer à reeleição em 2024, repetindo a chapa com o atual vice Rogério Moura (PSB). Ainda mais depois do que ele publicou em suas redes sociais no último sábado (9): “Fração de um mandato, mandato tampão, substituição, dupla vacância, é quando por eleição indireta alguém assume temporariamente um cargo para o qual não foi eleito, ou seja, não concorreu para ele, assim entende a justiça brasileira que este cidadão tem o direito de concorrer a este cargo que ocupou, podendo concorrer pela primeira vez, elegendo-se, estará ele na primeira eleição, por força da lei, independente da sua conduta ou vontade, não colaborou para transitoriamente substituir o que é diferente da sucessão. Assim fica claro e sólido a reeleição nesta situação”.

 

REELEIÇÃO EM PINHEIRO 2

É preciso lembrar que Ronaldo, em 2020, foi eleito vereador, sendo que o vencedor daquela eleição para prefeito foi o ex-prefeito da cidade, Carlos Ernesto Betiollo (PSDB). Por ter condenação judicial por um colegiado, Betiollo era impedido de concorrer por incorrer na Lei da Ficha Limpa e, por esse motivo, a Justiça Eleitoral anulou o pleito, convocando novas eleições para julho de 2021.

 

REELEIÇÃO EM PINHEIRO 3

Eleito presidente da Câmara no dia 1º de janeiro de 2021, Ronaldo Madruga, naquele mesmo dia, foi empossado como prefeito temporário, pois, pela linha sucessória, segundo a lei, quem assume, no caso de vacância de prefeito e vice (que era o caso), é o presidente do Legislativo. No dia 4 julho de 2021, ele foi eleito prefeito em definitivo nas eleições suplementares.

 

REELEIÇÃO EM PINHEIRO 4

Em função desse, de certa forma, imbróglio, desde então, nos bastidores, se suscita que o atual prefeito não poderia concorrer à reeleição, porque já teria assumido a Prefeitura duas vezes, uma em janeiro de 2020 e outra em agosto daquela ano, quando foi empossado após as eleições suplementares. Com a postagem ele deixa claro sua condição legal em concorrer novamente em 2024. Aliás, já há jurisprudência sobre isso.

 

REELEIÇÃO NA REGIÃO

Falando no tema reeleição, outros três prefeitos da região devem ir também à reeleição. O de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB) – que vai tentar seu quarto mandato; o de Pedras Altas, Volnei Oliveira (PT), o de Piratini, Márcio Porto (MDB), e o de Aceguá, Marcos Vinicius Aguiar, o Peti (PSDB). O TP não conseguiu apurar se o prefeito de Herval, Ildo Salaberry (Progresistas) disputará a reeleição. Os prefeitos de Hulha Negra, Renato Machado (Progressistas); de Bagé, Divaldo Lara (PTB) de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves (Progressistas) já foram reeleitos. Divaldo em Bagé, mesmo que tivesse no primeiro mandato estaria impedido, porque está inelegível até 2026, após ter sido condenado pela Justiça Eleitoral, junto com o irmão Luis Augusto (que perdeu o mandato de deputado), por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2018.

 

BISPO NA PREFEITURA DE CANDIOTA

Durante a visita pastoral do bispo Dom frei Cleonir Dalbosco a Candiota para os festejos da Imaculada Conceição, padroeira da cidade, na última semana, o religioso, além de empresas e o jornal Tribuna do Pampa, visitou a Prefeitura. Na ocasião, ele foi recebido pelo prefeito Luiz Carlos Folador, junto de sua equipe de trabalho e membros da comunidade. O encontro aconteceu na sala de reuniões da prefeitura e contou, também, com a presença do frei Tiago Frey.

 

AMEAÇA EM BAGÉ

O vereador Lelinho Lopes (PT) denunciou em redes sociais que após a sessão da Câmara bageense nesta segunda-feira (11), foi ameaçado de morte pelo vereador Hélder Lins (PTB). Conforme Lelinho, o colega lhe disse ao pé do ouvido que iria lhe matar a pau. Foi feito registro policial. Até o fechamento desta edição, o vereador acusado não havia se pronunciado.

 

REFORÇO NA VACINA

O município de Pinheiro Machado deu início na aplicação da dose bivalente de reforço contra a Covid -19, nesta segunda-feira (11). A determinação é do Ministério da Saúde e faz parte do Programa Municipal de Imunização, com a aplicação recomendada para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade e que tenham recebido a última dose da vacina há seis meses. As vacinações acontecem na Secretaria Municipal de Saúde, das 13h30 às 16h30. Pessoas com 75 anos ou mais podem receber a dose nos dias 12 e 13 de dezembro. No dia 14, a imunização será voltada para 70 anos ou mais. Idosos com 75 anos ou mais, podem procurar a Secretaria nos dias 18 e 19 de dezembro, e 60 mais no dia 20.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook