Papo de Redação – 12/ABR/2024

ENCONTRO EM HULHA

Esta semana, um encontro que tem muita história da cidade ocorreu na Prefeitura de Hulha Negra. Bateram um papo descontraído e de amizade, duas figuras importantes para a emancipação do município. Lourenço Macke, do alto dos seus 86 anos, visitou o chefe de Gabinete do prefeito Renato Machado, Elias Scotto. Lourenço foi vice-presidente da Comissão de Emancipação e Elias era como um assessor ‘faz tudo’ a serviço de emancipar Hulha Negra. O bate-papo rendeu boas lembranças e que estão marcadas na história da ainda jovem cidade, que este ano completou 32 anos no último dia 24 de março.

 

PRÉ-CANDIDATO EM CANDIOTA

             

  Ele foi secretário de Planejamento e de Fomento Econômico na primeira administração de Candiota de 1993 a 1996. Foi vereador de 2005 a 2012, durante dois mandatos, quando também presidiu a Câmara em 2009. Atualmente, o funcionário público concursado José Antônio de Souza Vitor (foto) é coordenador do Procon de Candiota. Em visita ao TP na última semana para renovar sua assinatura do jornal, que somando com o saudoso A 1ª FOLHA já são mais de 30 anos de leitura, ele informou que é pré-candidato a vereador pelo PSDB.

 

PRÉ-CANDIDATO EM CANDIOTA 2

José Vitor, como é conhecido na cidade, inclusive na área imobiliária, pois é corretor de imóveis, relutou em voltar ao cenário político, porém, provocado a retornar, entendeu que não poderia deixar de contribuir com sua experiência novamente. “Após 12 anos afastado, percebo que ainda posso ajudar Candiota, especialmente com meu conhecimento na área de planejamento e captação de recursos”, assinalou.

 

RADIANTE EM CANDIOTA

      

         O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB, na foto com a garrafa em mãos), demonstrou esta semana muito entusiasmo e confiança em relação à implantação do primeiro projeto do Polo Carboquímico de Candiota, que é uma indústria de ferro-silício-alumínio – liga utilizada na fabricação do aço e que é extraída no processo de queima do carvão mineral de alta cinza, como é o caso de Candiota.

 

RETORNO EM CANDIOTA

A vereadora Hulda Alves e o vereador Fabrício Moraes (ambos do MDB) retornaram para a Câmara nesta segunda-feira (8), depois de exercerem cargos de secretários municipais – ela na pasta da Mulher e ele na Saúde. Ambas agradeceram a oportunidade dada pelo prefeito Luiz Carlos Folador, bem como suas respectivas equipes. Os demais vereadores deram boas-vindas e desejaram bom trabalho aos colegas.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS EM CANDIOTA

O vereador Guilherme Barão (PDT) cobrou na tribuna da Câmara esta semana, uma prestação de contas sobre os recursos públicos investidos no rodeio municipal ocorrido recentemente e que, segundo ele, teve organização da Prefeitura, por meio do então secretário Geral de Governo, Dinossane Pech. Guilherme disse que averiguou no Portal da Transparência que foram aportados recursos consideráveis, sendo que no evento foi cobrado ingresso do público e inscrições dos competidores. “Em se tratando de valores do caixa livre da Prefeitura, espero que o governo preste contas para esta Casa”, assinalou. A vereadora Luana Vais (PT) reforçou o pedido do colega.

 

CONCURSO EM CANDIOTA

O Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca) solicita ao Executivo a realização de concurso público ainda este ano. O pedido foi feito porque um novo projeto de lei está tramitando na Câmara para contratação emergencial de motoristas para o transporte escolar. Na Comissão de Finanças e Infraestrutura Urbana e Rural (Cofir) esta semana, o relator do projeto, vereador Guilherme Barão também cobrou o concurso, bem como solicitou, para dar o parecer, o índice de gastos com pessoal, que segundo as últimas informações que ele tem, está em 53,2%, praticamente no limite permitido por lei, que é 54%.

 

CONCURSO EM CANDIOTA 2

Já o vereador Fabrício Moraes (Bibi), que como dito assumiu esta semana, já deu o seu parecer favorável como relator do projeto para contratar os motoristas na Comissão de Constituição e Bem Estar Social (Cobes). O vereador, que também assumiu a liderança do governo na Câmara, disse que concorda com a realização do concurso, mas que o impacto na folha é mínimo com a contratação dos dois motoristas e que a educação não pode esperar, no caso o transporte escolar.

 

BETIOLLO NA ATIVA

O ex-prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Ernesto Betiollo, está inelegível por conta de uma condenação judicial, porém não está fora do jogo político. Ele discursa durante um encontro do PDT pinheirense, que praticamente selou novamente a aliança com o seu PSDB.

 

ESPECULAÇÃO EM PINHEIRO

A publicação desta foto nas redes sociais durante o encontro do PDT, onde estão os jovens Lorenzo Barão (presidente pedetista) e o veterinário Iago Brum, gerou especulações de que essa pode ser a chapa de oposição para desafiar o atual prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas) nas eleições deste ano. Lorenzo negou a situação, mas não com muita veemência, desconversando que ainda é muito cedo para se falar em nomes. Iago é primo de Lucel Brum Betiollo, que concorreu a vice nas últimas eleições e é esposa do ex-prefeito Carlos Betiollo.

 

ROGÉRIO MOURA

O TP conversou esta semana com o vice-prefeito de Pinheiro Machado, Rogério Moura (foto), que confirmou estar em tratamento de saúde. “Estou em tratamento para uma pneumonia crônica que adquiri há tempos e vou retirar um adenoma, a princípio, do intestino. Com a ajuda de Deus e orações, tenho certeza que não será nada de mais grave. Fiz uma colonoscopia, pois sou do grupo de risco, porque tenho parentes com câncer de intestino, e detectei bem precoce a lesão”, assinalou.

 

TRANSPORTE EM PINHEIRO

O esportista pinheirense Sandrino Peres reclamou nas redes sociais de que equipe de futebol do Clube Luz e Ordem não vai receber ajuda da Prefeitura no custeio do transporte para que a agremiação represente o município na primeira fase da Copa RS, que é promovida pelo governo do Estado e que acontece em Pelotas e Rio Grande. Sandrino classificou como ‘vergonha’ a situação. O prefeito Ronaldo Madruga respondeu na mesma postagem, dizendo que não iria cometer uma ilegalidade. “Lembro Vossa Senhoria que estamos em ano eleitoral, o que veda este tipo de auxilio. Nossa equipe trabalha na legalidade e não é contra o esporte, respeitamos regras. Entendo sua insatisfação, desculpa o município neste momento não estar à disposição por imposição legal”, disse.

 

TRANSPORTE EM PINHEIRO 2

Sandrino questionou que outras prefeituras estão dispondo do transporte para as equipes, mas novamente foi contestado pelo prefeito. “(…) se alguém denunciar no Ministério Público o prefeito poderá ficar inelegível por oito anos. Vai no Ministério Público e faz o questionamento da oferta de transporte gratuito em ano eleitoral, para competição, sem CNPJ por parte do interessado e lei anterior”, ponderou o prefeito.

 

EMENDA PARA BAGÉ

O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 785 mil para instituições de assistência em Bagé. A iniciativa foi divulgada em reunião com o vereador Lelinho Lopes, também do PT, e terá como destino a Santa Casa de Caridade, Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul), Vila Vicentina e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bagé (Apae). Lelinho esteve em Brasília esta semana em busca de investimentos para a região. “Queremos fortalecer o trabalho dessas entidades e contribuir para o bem-estar de diversos grupos, seja através de emendas ou programas que contemplem a região”, afirmou.

 

PROCESSO SELETIVO EM HULHA 1

A Prefeitura de Hulha Negra abriu um novo processo seletivo, com o objetivo de contratar e formar um cadastro reserva de profissionais que possuam níveis fundamental, magistério e superior em licenciatura. As vagas disponíveis são para os cargos de servente (1), professor de anos iniciais, professor de educação física e motorista (1).  Os contratados receberão remuneração de acordo com o valor do piso municipal de salário, com carga horária variando entre 20 e 40 horas semanais.

 

PROCESSO SELETIVO EM HULHA 2

Para se candidatar, os interessados devem atender aos requisitos de escolaridade exigidos, ter no mínimo 18 anos de idade, possuir CNH na categoria “D” e curso para dirigir transporte escolar, entre outros critérios listados no edital.  As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (12), na SMEC, localizada na avenida Getúlio Vargas, nº 1645 B (esquina), das 8h às 12h. Os candidatos serão avaliados por meio de análise curricular, de acordo com os critérios de pontuação estabelecidos no edital.

 

MULHER NA CRM/MINA DE CANDIOTA

Entusiasmado com a notícia e não é para menos, o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Ademir Baretta, informou ao TP, pela primeira vez em 60 anos de empresa, foi nomeada uma mulher para uma das superintendências. Larissa Moreira assumiu como superintendente Administrativa da Mina de Candiota, em substituição ao vereador Gildo Feijó, que precisou se desincompatibilizar em função da legislação eleitoral.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook