Papo de Redação – 26/Ago/2016

UM MÊS DE SITE 1
O portal na internet do jornal Tribuna do Pampa completou um mês na última terça-feira, 23. Fruto de um desafio do Departamento de Jornalismo, a ferramenta se mostrou neste período um grande sucesso diante do público regional. Neste curto espaço de tempo já aconteceram cerca de 30 mil visitas de mais de 16 mil usuários. Ao todo foram cerca de 45 mil visualizações de páginas dentro do portal.

UM MÊS DE SITE 2
Segundo o diretor João André Lehr, conseguir conciliar o impresso com o digital tem sido um desafio interno na Redação do jornal, porém estes mês inicial foi de intenso aprendizado. “Ainda estamos nos adaptando, entretanto tem sido um experiência produtiva e que tem propiciado uma maior conteúdo jornalístico aos nossos leitores. A tendência é que o trabalho vá melhorando e aumentando a produção com o passar do tempo”, assinala. Vale lembrar que o site continua aberto a navegação de forma gratuita.

BM EM HULHA 1
O assunto não é novo, porém nos últimos dias voltou a ser comentado pelas ruas e esquinas de Hulha Negra, qual seja, a possibilidade de fechamento do posto da Brigada Militar na cidade. O vereador Léo Kloppenburg (PP) disse à coluna que está indo a Porto Alegre na próxima semana para tratar do tema.

BM EM HULHA 2
Não há dúvidas que a possibilidade, apesar de negada até então, possa se tornar uma realidade, como é o caso dos Bombeiros em Candiota. O governo do Estado, que não consegue sequer honrar em dia o salário do funcionalismo, vem realizando diversos cortes em todas as áreas e este pode ser mais um deles. Esperamos que não.

CRMFECHAMENTO DO SENAI 1
A crise chegou também no Sistema S. O fechamento da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Candiota é uma realidade, infelizmente, apesar de algum esforço para reverter a decisão, como é o caso dos vereadores Giselma Pereira (PT) e Guilherme Barão (PDT), que estiveram esta semana em Porto Alegre conversando com a direção da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) para manter as bolsas (foto). Nos parece não haver mais volta, pois unidades em Dom Pedrito e Livramento já foram fechadas. É uma perda considerável para um município tipicamente industrial como é Candiota.

FECHAMENTO DO SENAI 2
Se equivoca, em nossa opinião o Senai em centralizar em Bagé e não em Candiota o seu atendimento, pois os empregos no setor de transformação estão na Capital Nacional do Carvão e não na Rainha da Fronteira. Uma das alegações é que o prédio em Candiota não pertence ao Senai e sim a CGTEE. Mas isso seria plenamente negociável. É uma situação para ser bastante lamentada pela cidade, pois durante o período que aqui esteve, formou milhares de pessoas, que hoje são profissionais bem sucedidos e melhor, trabalham e moram no município.

NÃO COMPARECERAM
A reunião com os gestores dos municípios de Pedras Altas, Pinheiro Machado, Cerrito e Pedro Osório que estava programa para acontecer na manhã de quarta-feira, 24, em Piratini, a fim de tratar dos serviços de obstetrícia que foram suspensos não foi realizada. Segundo o diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Laerto Farias, os gestores não compareceram. Ele acredita que os municípios vão agendar uma nova data para tratar do assunto. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Assessoria de Imprensa, informou que o órgão ainda não foi comunicado oficialmente sobre o fim da referência regional da maternidade de Piratini.

EM SEIVAL 1
Nesta sexta-feira, 26, os moradores de Seival receberão a visita dos representantes do Legislativo e do Executivo de Candiota. A sexta audiência pública itinerante do projeto “Indo onde o povo está”, neste ano, ocorrerá na sede do Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Combate do Seival, a partir das 17h. O projeto é desenvolvido pela câmera de vereadores a fim de aproximar a comunidade, vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, assim como oportuniza que os candiotenses apresentem e debatam suas reivindicações com os representantes do governo municipal.

EM SEIVAL 2
A primeira das 10 audiências programadas para este ano aconteceu em abril no assentamento 20 de Agosto. Mais quatro encontros serão promovidos em outras localidades do município até o final do ano. As próximas reuniões serão realizadas nos dias 22 de setembro no bairro João Emílio, 20 de outubro na localidade do Baú, 17 de novembro na Vila Residencial e 15 de dezembro na Vila Operária.

APOIO EM BAGÉ
Depois de ter sido preterido pelo PT bageense em ser candidato a prefeito, o vereador Caio Ferreira acaba de postar em seu perfil de Facebook uma declaração de apoio ao candidato a prefeito pelo PDT, Sapiran Brito. Caio lançou sua pré-candidatura interna no PT, entretanto na convenção realizada no dia 5 de agosto, o partido resolveu apoiar a candidatura a prefeito do atual vice-prefeito Carlos Alberto Fico (PCdoB), indicando o vice na chapa, o médico e presidente da sigla Rubem Salazar. No ano passado, o vereador chegou a cogitar a possibilidade de renunciar seu mandato para concorrer a prefeito de Candiota.

Comentários do Facebook