Papo de Redação – 13 a 19/FEV/2021

EMPREGOS EM CANDIOTA 1
O vereador Marcelo Gregório (PSDB), usou a tribuna da Câmara esta semana para exaltar a articulação da Prefeitura local, via o prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), para empregar pessoas da cidade na colheita das azeitonas do Azeite Batalha. Ele disse que serão escolhidas cerca de 50 candiotenses para atuar nas oliveiras de Candiota (nos fundos do Marco de Seival) e Pinheiro Machado (na Serra dos Veleda – Estância Guarda Velha).

EMPREGOS EM CANDIOTA 2
Esta semana a agência do Sine esteve recolhendo os currículos para que a empresa faça a seleção. “Os selecionados serão treinados num curso que será ministrado nas dependências da Câmara. Os que trabalharão na colheita em Candiota permanecerão lá durante a semana e os que irão a Pinheiro (na maioria mulheres), terão um transporte viabilizado pelo município. O Sine de Candiota também tem trabalhado na colocação de pessoal de Candiota no estaleiro da EBR em São José do Norte. Esta questão do emprego é dramática e nosso governo tem atuado firme neste sentido”, assinalou Marcelo.

PONTES EM CANDIOTA

O prefeito Folador contatou o TP esta semana para comemorar a primeira ponte feita pelo seu atual governo. Foi na localidade do Salso, no Corredor dos Arce. Folador disse que a obra foi executada pelo Luiz Abreu e sua equipe e que era uma antiga reivindicação daquela comunidade, sendo que na última segunda-feira (8), os vereadores Danilo Gonçalves e Ataídes da Silva (ambos do PT) comentaram sobre a precariedade que estava a estrutura. Recentemente houve um acidente com um cavalo no lugar. Folador disse que várias pontes neste modelo serão recuperadas no interior do município.

PROXIMIDADE EM CANDIOTA

Não é novidade para ninguém que o vereador Ataídes da Silva possui relação próxima com o prefeito Folador. Reforçando isso, o edil foi convidado pessoalmente pelo prefeito para ser o vice-presidente da Câmara na eleição da mesa diretora do Legislativo, fato que garantiu a eleição de Gildo Feijó (MDB) para a presidência. Esta semana, com a presença do presidente do MDB no encontro, Adriano Revelante, Ataídes se reuniu com o prefeito, elencando uma série de reinvindicações, que devem todas serem encaminhadas pelo Executivo. A reunião foi inclusive registrada com uma postagem nas redes sociais da Prefeitura.

AUDIÊNCIA EM CANDIOTA
A vereadora Hulda Alves (MDB) anunciou esta semana que a audiência pública para uma espécie de prestação de contas da atual administração sobre os primeiros dias de governo, inclusive das questões financeiras, já tem data para acontecer, estando marcada para o dia 22 de fevereiro, logo após a sessão ordinária. A coluna apurou que há, inclusive, uma mobilização para um comparecimento maior de pessoas neste dia.

EQUIPE EM CANDIOTA

Passados cerca de 40 dias da gestão do prefeito Luiz Carlos Folador já foi registrada a primeira troca de equipe de governo. Por motivos não divulgados pela Prefeitura de Candiota, o bacharel em Direito e mestre em Direito e Justiça Social Rômulo de Mello Brum, deixou o cargo de Procurador Jurídico do município, que passou a ser ocupado pela jovem Nathiane Leivas Vaz, 30 anos. Graduada em Direito em 2013, Nathiane atua como advogada desde o ano de 2014. Ela é pós-graduada em Direito Tributário e em Direito Público e em sua carreira constam estágios no Gabinete do Foro da Comarca de Pinheiro Machado e Promotoria de Justiça de Pinheiro Machado. Por fim, atuou como procuradora-geral no município de Pinheiro Machado no governo do ex-prefeito Zé Antônio.

SEGURANÇA EM PINHEIRO

O prefeito interino de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (Progressistas), junto com a chefe de Gabinete, Lóren Pinto Ferreira, esteve reunido com o vice-governador Delegado Ranolfo, quando pediu aumento dos efetivos da Brigada Militar e Polícia Civil. Também, Ronaldo esteve com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (foto), conhecendo o projeto Pelotas pela Paz, que segundo ele, também apresentou resultados em relação a furtos e assaltos em propriedades rurais – fatos que nos últimos tempos tem assustado a comunidade rural pinheirense.

SEM JUIZ EM PINHEIRO
O fato de não ter um juiz titular desde 2018 na Comarca de Pinheiro Machado fez com que a vereadora Laura Ratto (MDB) protocolasse um pedido na Câmara pinheirense, no sentido de pedir o comparecimento de um representante do Tribunal de Justiça (TJ-RS) no Legislativo, com o sentido de esclarecer esta ausência. Laura disse esta semana na tribuna da Câmara, que a cidade há dois anos não tem juiz titular a há um não conta com um magistrado fixo, vindo muitas vezes uma vez por semana e muitas delas de forma virtual. O vereador Cássio Câmara (Progressistas) reforçou o pedido da vereadora, dizendo que a Comarca ainda atende Pedras Altas.

VISITA DE PEDRAS ALTAS

O presidente da Câmara de Pedras Altas, Davi Moraes (Progressistas), acompanhado das vereadoras Viviane Veca (Progressistas) e Nádia Venâncio (PT) fizeram uma visita de cortesia ao jornal Tribuna do Pampa, em Candiota nesta sexta-feira (12). Eles estiveram participando do 1º Encontro de Prefeitos, Vereadores e Vereadoras, promovido pelo Cideja e Fórum das Águas, quando aproveitaram para conhecer as dependências do TP.

LIXO EM PEDRAS
A preocupação com o descarte de forma irregular do lixo em Pedras Altas já integrou discurso na Câmara. A vereadora Viviane Veca (Progressistas) solicitou ao Executivo o recolhimento de lixo no interior do município, especialmente nos corredores das estradas do São Diogo e Arroio Mau. A vereadora ainda propôs uma união entre os vereadores pedrasaltenses voltada a conscientização da comunidade. Ela disse ser necessária uma reeducação nas escolas, não somente retirar o lixo, pois o problema, segundo ela, não vai ser solucionado.

PAGAMENTO EM CANDIOTA
Esta semana, trabalhadores de uma empresa que presta serviços de portaria, limpeza e conservação para a Prefeitura de Candiota, realizaram um manifesto reivindicando o pagamento de salários de janeiro, terço de férias e fornecimento de vale-alimentação. O grupo foi recebido pelo prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), que também estava acompanhado pela vereadora Luana Vais (PT). Folador disse que mesmo a empresa ainda não tendo cumprido com a determinação legal de apresentar primeiro a quitação com os funcionários para depois receber, ele determinou o pagamento da terceirizada para que os 49 trabalhadores não fossem prejudicados. O prefeito ainda afirmou ao TP que estará pedindo a revisão do contrato para diminuir serviços. Um representante da empresa disse ao jornal que a folha foi quitada naquele mesmo dia do protesto (quarta-feira) – fato que foi confirmado pelos trabalhadores. Quanto ao terço de férias e vale-alimentação não se obteve as informações.

 

Comentários do Facebook