Papo de Redação – 13/DEZ/2024

NOVO GOVERNO EM CANDIOTA

Esta semana, o prefeito reeleito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB), disse ao TP que as conversas estão acontecendo para a montagem do seu novo governo – o F4 como o jornal tem chamado, pois é a quarta vez que ele vai assumir a Prefeitura. Folador foi extremamente cauteloso e pouco abriu, não dando muito assunto. Ele se limitou a dizer que poderá haver no primeiro momento do novo governo algum acúmulo de secretarias, ou seja, uma pessoa respondendo por mais de um órgão por uma questão de economia, porém não adiantou nenhum nome ou cargo. Ele assinalou que está encerrando o atual governo, fazendo as devidas rescisões, sendo que uma leva de cargos em comissão (CCs) já saiu em meados de novembro e outra irá agora na metade de dezembro. “Estamos trabalhando para bem governar a cidade nos próximos quatro anos”, disse.

CÂMARA DE CANDIOTA

Pelo que o jornal também apurou, a indefinição de nomes em secretarias chaves no F4 seria um dos principais fatores para que a negociação da nova mesa diretora da Câmara esteja travada. Ainda não há indicativo de como será a composição e muito menos de quem assumirá a presidência. Nomes como de Paulinho Brum e Léo Lopes (ambos do PSDB) e Fabrício Moraes (MDB) são apenas especulação, por enquanto. O atual presidente Gildo Feijó (MDB) pode se candidatar para presidir novamente em 2025, porque como é outra legislatura, não caracterizaria reeleição. Contudo, ele tem dito nos bastidores que não teria interesse.

CÂMARA DE PINHEIRO

Já em Pinheiro Machado parece estar tudo acertado para que o atual vice-prefeito e vereador eleito Rogério Moura (Republicanos) seja o presidente da Câmara para o biênio 2025-2026.

CÂMARA DE HULHA

Tudo indica que a base governista deva presidir a Câmara de Hulha Negra nos próximos quatro anos. O que o TP soube é que o atual presidente e que foi reeleito vereador pela oitava vez consecutiva, Dalvir Zorzi (PT), não tem interesse em presidir novamente a Câmara nos próximos quatro anos. Isso abre a possibilidade para que os outros quatro vereadores governistas – dois do PT e dois do PSB, se revezem na presidência de 2025 a 2028. Em Hulha o mandato da mesa diretora é de um ano.

DIPLOMADAS EM PEDRAS

Pedras Altas, há alguns anos é conhecida por ter maior número de mulheres no Legislativo e sempre de forma muito harmoniosa. Nas eleições de 2024, com a reeleição de três mulheres – Nádia Venâncio, Elenice Mendes e Maria Eliana Azevedo, todas do PT, novamente o município possui a maior representatividade feminina regional. O diferencial e que muda muitas características na cidade, foi a eleição de Veca, como primeira prefeita da Cidade do Castelo, ela que é vereadora até 31 de dezembro. Apesar dos partidos opostos no último pleito, a imagem da futura prefeita e das três vereadoras, mostra certa continuidade na proximidade e o empoderamento de autoridades públicas femininas do município.

DIPLOMADAS EM PINHEIRO

Por falar em diplomação dos eleitos em 2024 para a próxima gestão, em Pinheiro Machado duas mulheres foram diplomadas como vereadoras para a gestão 2025-2028, Vivian Alves, do Progressistas, e Samanta Rochel, do MDB. Há também o destaque para a diplomação da vice-prefeita eleita e atual vereadora, Laura Ratto (MDB), mostrando que as mulheres estão, mesmo que a passos lentos, ganhando mais destaque e ocupando mais lugares importantes na política.

TRANSPORTE EM CANDIOTA

Esta semana, a empresa Kopereck-Laranjal anunciou a redução de horários no transporte coletivo de Candiota. A redução é natural por conta das férias, porém houve também diminuição de outros horários e o fim do transporte aos domingos. A alegação da empresa é que nesses dias, há um baixíssimo fluxo de passageiros e isso torna inviável economicamente a operação.

TRANSPORTE EM CANDIOTA 2

A situação já tem gerado protestos e mobilizações da comunidade usuária. O transporte coletivo candiotense logo que o município foi criado e que se instalou a primeira administração, em 1993, foi gerenciado diretamente pelo município, com ônibus e pessoal próprio. Mais de uma década depois, na administração do hoje vice-prefeito eleito, Marcelo Gregório, entre 2005 e 2008, o transporte foi concedido à iniciativa privada, sendo desde lá a Kopereck-Laranjal a única a operar o sistema e a única a se interessar pelo serviço.

TRANSPORTE EM CANDIOTA 3

As informações que o TP teve acesso é de que a situação pode complicar ainda mais do que apenas uma redução de horários e corte aos domingos. O que se sabe é que o transporte coletivo como um todo em Candiota, seja urbano ou o rural, é deficitário, ou seja, dá prejuízo. O rural já recebe subsídio do município para poder seguir operando. Dois fatores competem para isso: baixo número de passageiros e grandes distâncias percorridas sem fluxo de usuários por longos trechos. Vamos aguardar os desdobramentos.

HARMONIA ENTRE PREFEITOS

No Melhores do Ano promovido pelo TP no último sábado (7), uma cena chamou a atenção, quando o atual prefeito de Hulha Negra, Renato Machado (Progressistas), acompanhado da esposa Darlene Gonçalves, participou do evento e optou por ficar sentado à mesa do prefeito eleito para a gestão 2025-2028, Fernando Campani (PT), que estava com a esposa Daniele. O encontro transcorreu de forma harmoniosa e alegre, mostrando respeito, empatia e admiração entre os gestores que no pleito de 2024 estavam de lados opostos. Vale lembrar que Renato tinha uma mesa reservada, mas preferiu ficar com Campani.

HARMONIA ENTRE PREFEITOS 2

Seus discursos durante o evento também foram harmoniosos e direcionados em pontos específicos. Campani disse: “Divido essa mesa com o prefeito Renato Machado por quem tenho carinho fraternal. Tivemos em fronteiras políticas e posições ideológicas diferentes, mas nunca perdemos a educação e civilidade fraternal, justa e preparada como homens públicos que somos. És valoroso e sempre terás meu reconhecimento”. Já Renato brincou: Se quisesse Campani, poderia te entregar a Prefeitura amanhã mesmo, não teria problema nenhum. Está tudo certo, caminhando tranquilo, tenho boa relação com todos”.

ERS-608 UNE EM PEDRAS

Em Pedras Altas, uma pauta que sempre une a todos é a ERS-608. Na manhã desta quinta-feira (12), após o anúncio pelo governo do Estado da retomada das obras de asfaltamento do trecho que liga a cidade a Pinheiro Machado, o atual prefeito Volnei Oliveira (PT) e a prefeita Viviane Albuquerque (Progressistas), acompanhada do vice eleito Zé Pedro (PL), gravaram um vídeo juntos ainda no Palácio Piratini (onde foi o ato), para falar da conquista.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook