Papo de Redação – 10/JAN/2025

REGIÃO APREENSIVA

Candiota e região vivem novamente momentos de apreensão em relação a um possível encerramento das atividades da Usina de Candiota, que está paralisada desde o dia 1º de janeiro, por conta do fim dos contratos de comercialização de energia. A expectativa era o projeto de lei 576/2021, porém até onde sabe haverá veto no artigo que prorroga a contratação da usina até 2050. A esperança agora é numa alternativa para a continuidade das atividades desta importante e fundamental indústria.

CCs EM CANDIOTA

O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) disse ao TP esta semana, após a cerimônia de posse de quatro secretários de governo, que a contratação de cargos de confiança (CCs) só vai acontecer após um projeto de lei (PL) ser apreciado pela Câmara e que, obviamente, ele espera que seja aprovado. O PL prevê a redução em 20% dos salários destes cargos, que são de livre nomeação do prefeito e como o próprio nome diz, são da confiança do gestor. Segundo Folador essa é uma situação necessária para o equilíbrio financeiro.

CCs EM CANDIOTA 2

O vereador Léo Lopes (PSDB) comentou a situação na tribuna da Câmara, durante a abertura dos trabalhos legislativos de 2025 esta semana. Ele confirmou que o Executivo havia remetido o PL. O vereador classificou como uma matéria meio polêmica, mas disse esperar que o recurso economizado com a medida, em caso de aprovação, chegue de fato para as pessoas que mais precisam. O projeto não entrou em tramitação na última segunda-feira (6) e deve entrar na próxima semana.

AUSTERIDADE E GESTÃO EM CANDIOTA

As palavras austeridade e gestão devem nortear o quarto mandato do prefeito Folador, o F4 como o TP vem chamando. Elas foram amplamente proferidas durante a posse dos secretários esta semana.

ITINERANTE EM PINHEIRO

O novo presidente da Câmara de Pinheiro Machado, Rogério Moura (Republicanos), anunciou esta semana sua intenção de retomar as chamadas sessões itinerantes, uma iniciativa que visa aproximar ainda mais o Legislativo da população. A proposta é iniciar um cronograma para as reuniões fora da sede da Câmara, com sentido de resgatar associações de bairros e comunidades, muitas das quais perderam força após a pandemia. “Será uma oportunidade para incentivar o fortalecimento dessas associações e estreitar a relação entre os vereadores e os cidadãos”, disse.

TRANSPORTE EM CANDIOTA

O vereador Marcelo Belmudes (PT), em espaço de liderança da oposição, também na sessão de abertura do ano legislativo, levantou preocupação com o transporte público municipal, que teve seus horários reduzidos pela empresa Kopereck/Laranjal, que é a concessionária do serviço. Inclusive o transporte para os assentamentos teve corte às sextas-feiras, ficando apenas às segundas. Marcelo lembrou que um abaixo-assinado está sendo feito por associações de moradores pedindo a volta dos horários antes do dia 16 de dezembro de 2024, quando os novos começaram a operar. O vereador propõe a realização de uma audiência pública para debater a situação.

TRANSPORTE EM CANDIOTA 2

Quando o vereador falou ainda não havia ocorrido a reunião entre a Prefeitura e a empresa, sendo que a situação era bem mais grave que apenas reduzir horários. Havia a possibilidade concreta do transporte ser paralisado no próximo dia 17 de janeiro. Um acordo (ver matéria nesta edição) garantiu que a empresa siga operando.

DESCIDA DE CAIAQUE

Partiram em uma aventura de caiaque no último dia 7 de janeiro, o aposentado da CGTEE, Renato Ferraz e os funcionários da CRM, Donei Rodrigues Soares e Clementino Lima, grupo já conhecido por ser apaixonado por esse tipo de aventura. Com previsão de chegada no próximo domingo (12), eles estão percorrendo 74 quilômetros do Arroio Candiota, com saída do Passo dos Carros, seguindo pelo rio Jaguarão, com destino ao Passo do Centurião, divisa com Uruguai.

SECURA

A região já começa sentir os primeiros efeitos da falta de chuvas. Fazem cerca de duas semanas que não chove substancialmente.

DEVOLUÇÃO EM PEDRAS

No início desta semana, a prefeita Veca (PP), de Pedras Altas, recebeu em seu gabinete a visita da nova presidente da Câmara, Elenice Mendes e sua vice-presidente Nádia Venâncio (ambas do PT). Nádia, que presidiu a Câmara nos últimos dois anos (2023-2024), fez uma devolução de R$ 314 mil ao Executivo, fruto de economia no ano passado. Neste sentido, na ocasião, as vereadoras entregaram um ofício solicitando que os recursos devolvidos da sobra do duodécimo sejam utilizados para a conclusão das redes de abastecimento de água nas comunidades do interior do
município.

PONTE DA COREIA

O prefeito Luiz Carlos Folador e o vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Gregório, estiveram visitando o local onde será implementada a nova Ponte da Coreia, sobre o arroio Candiota, próximo à Vila Residencial. A estrutura, que foi levada por uma enxurrada, faz muita falta, especialmente para quem vem ou vai em direção à Pedras Altas. Na foto, eles, Folador e Marcelo, estão acompanhados pelo empreiteiro da empresa vencedora da licitação, Firmino Menezes e o fiscal de Obras do município, Edson Furich. A construção da nova estrutura está prevista para iniciar na próxima semana. Os recursos são do governo federal, por meio da Defesa Civil Nacional e contrapartida da Prefeitura.

RUAS EM PINHEIRO

O vereador Mateus Garcia (PDT) cumpriu promessa de campanha e saiu recorrer as ruas de Pinheiro Machado de moto. As imagens mostradas por ele revelam que muitas ruas precisam de atenção.

Comentários do Facebook