CAMPANI EM HULHA
Em seu perfil no Facebook, o ex-prefeito Fernando Campani, que é pré-candidato a prefeito pelo PT, postou uma foto que mostra bem sua disposição em concorrer pela quarta vez ao cargo máximo de Hulha Negra. Na imagem, Campani e sua esposa Daniela, estão num encontro neste feriadão de Carnaval, em Hulha Negra, com o presidente da Câmara e do PT local, Dalvir Zorzi e sua esposa Mônica; o também pré-candidato a prefeito pelo partido e vereador Volnei Manfron e o ex-vereador Irineu Engelmann. Numa publicação do jornal no Instagram, onde Campani e Volnei Manfrom dizem que são pré-candidatos, o também vereador do PT de Hulha, Hugo Teixeira, diz que Campani tem que voltar a governar o município.
TITI EM HULHA
Ele já foi sub-prefeito no tempo que a Hulha Negra pertencia a Bagé, foi vereador na Câmara bageense e depois da emancipação foi na Câmara hulhanegrense por dois mandatos. Foi vice-prefeito entre 2009 e 2012, além de sempre estar envolvido com as questões comunitárias e esportivas do município. Agora está no seu terceiro mandato seguido como presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda (Coopersul). Estamos falando de Jaci Jacinto Coelho, o Titi. Seu nome tem sido cogitado para ser o candidato governista na sucessão de Renato Machado. Pelo acordo entre Progressistas e PDT, depois da reeleição da chapa, os pedetistas tem a preferência da indicação do nome em 2024. O TP tentou contato com Titi, porém até o fechamento desta edição ainda não tinha sido possível.Outros nomes da sigla são o do atual presidente da sigla e secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Héctor Bastide e do vereador Getúlio Porto.
VIATURA EM SEIVAL
Falando em Coopersul, a cooperativa destinou um novo veículo (uma camionete zero km) para ampliar e melhorar o atendimento aos associados de Seival, em Candiota. “A renovação da frota é uma das muitas medidas tomadas pela direção da cooperativa. Praticamente todos os veículos são novos e operando com agilidade e rapidez”, destaca uma nota da entidade.
DANÚBIO EM PINHEIRO
O produtor rural e empresário Danúbio Peres disse ao TP esta semana, que não possui uma definição se será ou não candidato a prefeito pelo PDT novamente este ano em Pinheiro Machado. Ele disputou como vice na chapa que venceu as eleições em 2020, porém que foi impedida de assumir porque o ex-prefeito Carlos Betiollo (PSDB) não estava apto pela lei de Ficha Limpa a concorrer. Depois, nas eleições suplementares, em junho de 2021, Danúbio foi candidato a prefeito, tendo perdido as eleições para o atual prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas). Ainda, ele declarou ao jornal, que se as eleições fossem hoje, ele não concorreria.
CONFORTO EM PINHEIRO
Se a condição do atual prefeito já era confortável, com a declaração de Danúbio parece mais ainda. Ronaldo, na verdade, não enfrentou – após ter sido eleito (governou durante os primeiros sete meses de 2021 num mandato tampão), nenhum tipo de oposição mais consistente. Uma que outra crítica nas redes sociais, que ele mesmo trata de responder. A Câmara é praticamente toda governista. O Sindicato dos Municipários (Simpim) era um foco de resistência ao governo, porém a entidade entrou em crise interna. Segundo os analistas de plantão, caso não haja nenhuma reviravolta, Ronaldo caminha a passos largos para uma reeleição tranquila.
COMISSÕES EM HULHA
Durante sessão realizada na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Hulha Negra, foram definidos os integrantes das comissões permanentes para o ano de 2024. Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, os vereadores Diego Rodrigues e Ronaldo Pereira (Progressistas), e Volnei Manfron (PT); na Comissão de Orçamentos, Finanças e Tributação os vereadores Luis Gustavo Dias (Progressistas), Volnei Manfrom (PT) e Getúlio Porto (PDT); já para a Comissão de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana e Rural, os vereadores Hugo Teixeira (PT) e Jorge Coelho (PDT), e a vereadora Tanira Ramos (PTB).
ÁRVORE GRANDE
Na primeira sessão ordinária do ano, o vereador progressista Diego Rodrigues fez a indicação ao Executivo para o tombamento da árvore grande, local bastante conhecido no município, motivo de diversas imagens e palco de eventos. Cabe lembrar que um local tombado não pode ser alterado por nenhum proprietário, pois vira patrimônio histórico. Ele justificou que o local é uma área de lazer, onde as pessoas costumam ir ao verão tomar chimarrão pela bela sombra e vista da cidade que o local proporciona.
GINÁSIO EM PINHEIRO
O telhado do ginásio municipal de Pinheiro Machado recebeu a primeira camada de impermeabilização com borracha líquida. Segundo o Executivo, as melhorias consistem também na troca de 12 telhas danificadas, visando garantir a segurança e o conforto dos frequentadores do ginásio.
RETOMADA EM CANDIOTA
Luiz Cesar Porciúncula, pai do jovem Lucas Porciúncula, morto no ano passado, anunciou a retomada das atividades esportivas da Associação Lucas Porciúncula do Garra para este sábado (17). Integrantes de todas as categorias devem comparecer ao ginásio municipal, às 10h, com um responsável.
VEÍCULOS EM PEDRAS
A Prefeitura de Pedras Altas anunciou esta semana, a aquisição de veículos novos. Foram comprados um caminhão 0km, no valor de R$ 445 mil, com recursos da venda de bens em leilão e uma Chevrolet Spin 0km (foto), no valor de R$141 mil, com recursos de alienação da Saúde. “Essas aquisições refletem nosso compromisso contínuo com a melhoria dos serviços municipais e o bem-estar de todos os nossos cidadãos. A modernização de nossa frota é essencial para garantir operações eficazes e responder de forma eficiente às necessidades emergentes da nossa comunidade”, salienta uma nota publicada nas redes sociais da Prefeitura.
ESTRADAS EM CANDIOTA
O secretário de Obras e Serviços Públicos de Candiota, o ex-prefeito Marcelo Gregório, anunciou em suas redes sociais que o feriadão de Carnaval foi de trabalho e recuperação nas estradas do interior.
MORTES EM BAGÉ
O feriadão de Carnaval na maior cidade da região foi violento. Durante o período foram contabilizados três homicídios, sendo um deles um feminicídio, que é o segundo do ano na cidade. Bagé já acumula quatro mortes violentas em 2024.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*