Papo de Redação – 22 a 24/AGO/2023

SUPLÊNCIA EM CANDIOTA

Parece que se encaminha para uma definição sobre qual suplente do MDB vai assumir o lugar da vereadora Hulda Alves, que foi nomeada recentemente para uma Secretaria de governo em Candiota. A ex-vereadora Andréia Rangel, a Déia, confirmou ao TP que renunciou a terceira suplência. Quem passa a esta condição agora é Jonas Morais, o John, que estava na quarta suplência, já foi notificado pela Câmara e deve assumir a cadeira na próxima segunda-feira (28). O primeiro suplente Diego Lima, é secretário de Cultura e o segundo, Adriano Revelante, já está como vereador no lugar do secretário de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi.

 

FILIAÇÃO AO PT DE CANDIOTA

 

O suplente de vereador Fabiano Aquere – que há poucos dias esteve na Câmara ocupando o lugar do titular da vaga, Léo Lopes, segundo informação enviada ao jornal pelo PT, se filiou à sigla durante a plenária municipal (foto) que o partido realizou neste domingo (20). A coluna já havia adiantado há alguns dias, que Fabiano estaria tomando novos rumos.

 

FILIAÇÃO AO PT DE CANDIOTA 2

Fabiano foi secretário de Saúde, de Cultura e de Turismo durante o governo do petista Adriano dos Santos (2017-2020). Ele concorreu nas últimas eleições pelo PTB (que apoiou a reeleição de Adriano), tendo ficado na segunda suplência com 87 votos. Quando assumiu a Câmara, em meados de março último, Fabiano já não estava mais filiado ao PTB e sua ida ao PSDB era dada como certa. Durante seu curto mandato votou com o governo, porém já pelo fim estava com um discurso de cobrança. Sua relação com o atual governo, ao que tudo indica, se desgastou e ele resolveu ir para a oposição, devendo concorrer em 2024 à vereança novamente, mas desta vez pelo PT.

 

LÉO LOPES EM CANDIOTA

 

Falando em Léo Lopes, que reassumiu recentemente sua cadeira no Legislativo, ele também anunciou (foto) que está assumindo o cargo de escriturário no Banco do Estado do RS (Banrisul) – vaga que conquistou em concurso público (deve atuar na agência local). O vereador segue ainda no PTB, porém muitos dão como certa sua saída do partido na janela do ano que vem. Há especulações sobre seu destino, mas o que se sabe, pelo menos até aqui, é que Léo vai para um partido que apóie o governo do prefeito Luiz Carlos Folador (MDB).

 

TRANSIÇÃO EM BRASÍLIA

 

O vereador bageense Caio Ferreira (PDT) esteve reunido na última semana com o presidente e vice-presidente do Conselho Federal dos Técnicos  Industriais (CFT), Solomar Rochemback e Ricardo Nerbas, juntamente com o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT/ RS), Luis Antônio Castro dos Santos. Na oportunidade, segundo Caio, se colocou em pauta a luta pela manutenção das atividades Usina de Candiota (Fase C), que é importante para a região, estado e Brasil. “Nossa preocupação é por uma transição justa, pois a interrupção das operações pode causar um grande impacto social e econômico para os funcionários da Usina, que mantém em torno de 5 mil empregos diretos e indiretos e suas famílias, assim como para toda a região”, assinalou o vereador, que historicamente sempre foi um defensor do carvão mineral.

 

PDT DE BAGÉ

 

Falando em vereador Caio, ele foi eleito como o novo vice-presidente do PDT bageense neste fim de semana, quando três chapas disputaram a direção partidária. A chapa 1 – Pelo Resgate do Trabalhismo, liderada pela professora e atual presidente da sigla, Elenara Ianzer, foi eleita com mais de 50% dos votos. “Uma eleição clara e transparente. A partir desse momento, não existem mais chapa 1, 2 e 3, pois o PDT é um só.Vamos trabalhar para reconstruir a história do PDT em Bagé. A eleição terminou, mas seguimos o trabalho sempre com muito respeito a todos, pois a união e o esforço conjunto são fundamentais para avançarmos, crescermos e progredirmos através do nosso trabalho e visando o bem estar coletivo. Obrigado a todos que estiveram conosco nessa jornada e convido todos para que façam parte dessa nova história”, disse Caio, após o pleito.

 

TEMPORAL NA REGIÃO

O temporal que atingiu a região na madrugada de sexta-feira (17), deixou um rastro de destruição, especialmente nas redes de energia elétrica da Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda (Coopersul), que atende Hulha Negra e Aceguá (urbana e rural), que atende parte de comunidades rurais de Candiota e 5% da zona rural de Bagé. Segundo a Assessoria de Comunicação da cooperativa, mais de 50 postes foram derrubados pela força do vento, além de alguns transformadores avariados e o almoxarifado da entidade destelhado na Colônia Nova. Conforme a Assessoria, em poucas horas a energia foi restabelecida nos locais atingidos. Além das redes de energia, outros prejuízos nas comunidades rurais de Aceguá, Hulha Negra e Candiota foram contabilizados.

 

UNIPAMPA NA FEICAM

 

A 10ª Feira de Ciências, Arte e Tecnologia de Candiota (Feicam), realizada pela Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Educação, contou com o apoio e auxílio direto de professores e alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa, foto), da organização à seleção dos trabalhos para a etapa regional.

 

GUARANY DE BAGÉ

 

Foi a terceira partida do Guarany de Bagé contra o Santa Cruz na temporada e o terceiro empate em 0 a 0, mostrando o equilíbrio entre as duas equipes que subiram para a série A do Gauchão 2024. A igualdade leva as duas equipes para o segundo jogo da final sem vantagens no próximo domingo (27), a partir das 15h, no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook