PAPO DE REDAÇÃO – 17/ABR/2025

ESTRADAS EM CANDIOTA

Esta semana, baixou para as comissões da Câmara de Candiota, dois projetos de leis, de autoria do Executivo, que pedem a abertura de crédito especial para a recuperação de estradas vicinais em assentamentos do município. Os recursos são oriundos do governo federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), totalizando R$ 11,5 milhões. A partir de agora, a Prefeitura já pode dar início ao processo licitatório.

RUAS EM CANDIOTA

Durante os anos, as ruas da sede de Candiota, ao serem pavimentadas, foram sendo diminuídas em suas larguras (antes disso, quando de terra, eram vias bem largas). O motivo, segundo uma lenda urbana que corre na cidade, teria sido para desdobrar os recursos e fazer mais ruas.

RUAS EM CANDIOTA 2

Locais como em frente a escola Odete Lazarre Corrêa e lojas Quero-Quero, além de toda a extensão da rua Acácio das Neves – que corta o centro de norte a sul, bem como, a rua Francisco Assis do Pinho – que especialmente em frente as lojas Becker virou um caos em determinados horários do dia, precisam com urgência de alargamentos. Espaço para isso tem, pois o passeio público, após as diminuições das ruas, ficou enorme, muitos fora do padrão mundial que é de 2m apenas.

RUAS EM CANDIOTA 3

A Prefeitura, em função da reforma da praça central iniciada esta semana, já estabeleceu o modelo para seguir alargando as ruas. A quadra pela Acácio da Neves, entre a avenida 24 de Março e a rua Ernesto Dorneles (foto), está ganhando cerca de 2m a mais em sua largura. Basta ir replicando este exemplo de agora em diante. Além da Acácio e Francisco Assis (que são mais urgentes), outras ruas também podem ao longo do tempo ir ganhando alargamento.

ESTACIONAMENTO EM CANDIOTA

Outra situação que a Prefeitura precisa fiscalizar com rigor é o cumprimento do que está no Código de Posturas local, o qual determina que as construções comerciais são obrigadas a garantir a cada 100m² construídos, uma vaga de estacionamento particular. Vemos grandes obras comerciais na cidade sem qualquer preocupação em relação aonde e como o seu cliente vai estacionar o carro.

LUTO EM CANDIOTA

LUTO EM CANDIOTA 2

Dona Neusa dedicou a vida na criação das filhas Ketleen, Miriam e Fabiane (Bia), e do filho Fábio (Fabinho), bem como, sempre esteve atenta às questões comunitárias. Além dos quatro filhos, dona Neusa deixa os netos Pedro, Maria Clara, Henrique, Fernanda e Gabriela. Ela foi sepultada no Cemitério Municipal de Candiota.

SAMU EM PINHEIRO

Assim como Bagé e Candiota, Pinheiro Machado foi contemplado pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde, com uma ambulância nova para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O veículo chegou esta semana e foi comemorado pela municipalidade.

DECRETO EM PINHEIRO

A Prefeitura de Pinheiro Machado decretou situação de emergência esta semana devido aos efeitos da falta de chuvas regulares na região.

UBS EM PINHEIRO

Começou esta semana a movimentação, com a terraplanagem, para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da Zona Norte de Pinheiro Machado. A obra está localizada no cruzamento das ruas 24 de Fevereiro e Dois de Maio. O processo de construção é feito pela Prefeitura local, sendo que o projeto é viabilizado pelo governo federal, por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento total de R$ 2,5 milhões, contemplando tanto a execução da estrutura física quanto a aquisição de equipamentos e mobiliário. A unidade é de porte 2.

UBS EM CANDIOTA

Também em Candiota, nos mesmos moldes, já há movimentação para a construção da nova UBS para atender a sede do município, que será erguida nos fundos do Centro de Saúde Mental (antigo Centro de Eventos), pela rua Ulisses Guimarães.

MÉDICO EM PINHEIRO

Uma publicação nas redes sociais causou estragos em Pinheiro Machado na área de saúde. Segundo o jornal apurou, a pessoa que fez a postagem sobre um atendimento na UBS Zona Norte, não quis atacar propriamente o médico histórico e popular Ruy Celso Ratto, o Méco, porém nos comentários da publicação a coisa descambou. O médico, que tem 45 anos dedicados à medicina e as causas sociais na cidade, inclusive tendo um busto seu em uma praça – justamente pelo seu trabalho, pediu desligamento e disse que iria parar de clinicar na rede pública. Há forte apelo comunitário para que ele reconsidere sua decisão.

CLIMA DE PÁSCOA

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador e o vice Marcelo Gregório estiveram esta semana visitando uma oficina de páscoa voltada às mulheres. O prefeito aproveitou para desejar uma Feliz Páscoa para a comunidade.

ESTAGIÁRIOS EM CANDIOTA

A vereadora Luana Vais (PT), voltou a protocolar anteprojeto de lei pedindo que a contratação de estagiários para o serviço público em Candiota seja feita por meio de processo seletivo, ou seja, com aplicação de provas.

Comentários do Facebook