ESTACIONAMENTO EM CANDIOTA
As ruas que foram estreitadas para aumentar a área pavimentada (sic), vai cobrar ou já está cobrando um preço na sede de Candiota. Em algum momento, as principais vias da cidade precisarão ser alargadas (espaço há, porque foram planejadas para serem assim). O estreitamento das ruas não é um problema único, pois a grande maioria dos prédios comerciais que estão sendo construídos ou foram construídos, não cumprem a legislação vigente. Já há gargalos bem importantes, especialmente no centro comercial da cidade.
ESTACIONAMENTO EM CANDIOTA 2
Veja o que diz a Lei Complementar nº 45/2010 – Diretrizes Urbanas de Candiota, em seu artigo 46: “Os estacionamentos de veículos obedecerão às seguintes disposições: II – As economias comerciais e de serviços deverão contar com uma vaga de estacionamento para cada 100m² de área construída”. E claro que a lei está se referindo a vaga particular, dentro da área do imóvel e não na rua.
ESTACIONAMENTO EM CANDIOTA 3
As novas instalações da Lotérica Candiota, quase em frente ao Banrisul, pela rua Assis Freitas, no coração da cidade, é um bom exemplo de cumprimento da lei (infelizmente é um exemplo raro, pois a grande maioria não respeita). A Lotérica fez a sua parte, até além do que a legislação manda. Construiu o prédio recuado, deixou os dois metros previstos de passeio público e criou três vagas particulares de estacionamento, não obstruindo a rua, que, por óbvio, já é estreita. Parabéns aos proprietários!
PERTENCIMENTO EM PINHEIRO
A Prefeitura de Pinheiro Machado instalou esta semana nos trevos de entrada da cidade, letreiros clássicos com a inscrição Eu amo (em forma de coração) Pinheiro Machado. Os letreiros dão aquela sensação de pertencimento e claro, por óbvio, de amor à Terrinha, como falam. Além disso, serão instalados balanços gigantes em três praças.
FUTURO DO CARVÃO
O Senado Federal voltou a debater o projeto de lei (PL) 5932/2023, que trata sobre a regulamentação dos parques eólicos offshore (em alto-mar) no Brasil. O PL interessa diretamente Candiota porque na Câmara Federal, quando aprovado, foi emendado prorrogando os incentivos e a compra de energia pelo governo federal das usinas a carvão até 2050. A medida garante a continuidade das atividades da Usina de Candiota, que no ano passado foi adquirida pela Âmbar Energia. Também beneficia a Usina Figueira, no Paraná, que pertence a Copel e neste momento está fora de operação.
ERS-608
O vereador pinheirense Éliton Rodrigues (MDB), anunciou nesta quinta-feira (15), depois de audiência no governo do Estado, de que já há empresa vencedora de licitação para fazer mais um trecho de 9,8km de asfalto na ERS-608. Dos cerca de 35km entre Pinheiro e Pedras, apenas 12km tem asfalto, sendo que o acesso pavimentado à Cidade do Castelo, é um antigo sonho.
ESTRADAS DO INTERIOR
O tema é recorrente nas câmaras de vereadores e vereadoras da região. Não há uma só sessão em que algum ou vários parlamentares não falem sobre a situação. As estradas rurais, que nos municípios da região se desdobram em milhares de quilômetros, são uma grande dor de cabeça para os gestores públicos e também para quem precisa delas.
ESTRADAS DO INTERIOR 2
Certamente a questão será tema na campanha política, que começa oficialmente nesta sexta-feira (16). Mas o fato é que entra governo e sai governo, e uma política mais duradoura e até definitiva não se apresenta no horizonte. É algo complexo e que demanda uso de recursos públicos em abundância, sabendo que eles são escassos. Quantos milhões de reais já foram colocados em estradas rurais da região nas últimas duas décadas? Alguém já fez esta conta?
DIA DO BEM FAZER
Neste sábado (17), o projeto realizado pela empresa Intercement, o Dia do Bem Fazer, acontece na escola Seival, em Candiota, a partir das 8h. A atividade visa a realização de pintura na escola, e enquanto a família auxilia na pintura, a criança se diverte em brinquedos infláveis. O presidente da Associação de Moradores de Seival (AMORS), Moises Rodrigues diz que a participação da comunidade de forma voluntária é importante. “Nosso agradecimento a sempre parceira Intercement que olhou com carinho esse projeto encaminhado pela AMORS”.
DEBATE EM HULHA
A rádio comunitária Hulha Negra FM 104,9, realiza já neste sábado (17) – um dia após o início oficial das campanhas, o primeiro debate entre candidatos à Prefeitura da região. Tanira Ramos (PL), Fernando Campani (PT) e Beto Dalpiva (PDT) confirmaram suas presenças. O debate, ao vivo, vai ao ar a partir das 9h da manhã e terá mediação do diretor e principal locutor da rádio, Fabiano Leal. A contenda também pode ser visualizada pela internet pelo site hulhanegrafm.com.br.
DEBATES DO TP
O jornal já está se organizando para realizar debates eleitorais com os candidatos e candidatas a prefeitos e prefeitas de sua área de abrangência e influência. Já foi iniciada a conversação com Pedras Altas, sendo que tanto o prefeito Volnei Oliveira (PT), como a vereadora Viviane Albuquerque, a Veca (PP) – que serão os adversários na disputa pela Prefeitura da Cidade do Castelo em 2024, já sinalizaram disposição em participar. Os debates, que serão transmitidos ao vivo, já têm datas reservadas e todos acontecem em setembro. Para Pedras Altas é o dia 6, Hulha Negra no dia 10, Pinheiro Machado dia 17 e Candiota no dia 24. Na semana que vem, vamos explicar melhor em reportagem específica como eles serão realizados.
ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS
Os trens com suas estações ferroviárias e longas viagens integram a história da região, assim como do Estado e país. Desativadas há muitos anos, muitas estruturas que seguiam um padrão específico de arquitetura, ficaram abandonadas. Atualmente muitas nem existem mais, outras se tornaram ruínas e acabaram se desmanchando e outras se tornaram parte de moradias. Ainda é possível ver alguma que recebeu outro tipo de finalidade na região, abrigando até feiras de comércio.
ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS 2
Na região, porém, um desses prédios é prova de que a cultura e o patrimônio pode ser preservado, basta boa vontade e projeto. Em Dom Pedrito, a antiga estrutura, inaugurada em fevereiro de 1924 e desativada há mais de 40 anos, foi totalmente restaurada. A estação, localizada no alto da avenida Barão do Upacaraí, em frente ao conhecido Largo da Estação, que já era preservado, ganhou novas cores e agora se chama Casa de Cultura Gisele Bueno Pinto. A obra foi realizada com recursos próprios da Prefeitura, sendo em torno de R$ 1 milhão e além de abrigar os Departamentos de Cultura e Turismo, o espaço contará com auditório para eventos, galeria de arte e salas para exposições e mostras artísticas e culturais.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*