Papo de Redação – 7 a 9/SET/2022

NOVO REITOR NA URCAMP 1

Ao longo da quinta-feira (1º), acadêmicos, funcionários e professores integraram o processo eleitoral para definir a reitoria do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) para a gestão 2023/2026. Foi eleito Antônio Evanhoé para assumir o cargo no próximo período, tendo como vice o professor Guilherme Cassão Marques Bragança. A eleição, que contou com um sistema híbrido de votação, com cédulas impressas e registro de acompanhamento digital, foram mais de 1,5 mil votantes (1.060 alunos, 300 funcionários e 216 docentes), representando os campi de Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel e Santana do Livramento. Na disputa, estavam duas chapas. Uma com a atual reitora, professora Lia Maria Herzer Quintana, que buscava seu quarto mandato junto ao candidato a vice, professor Derli João Siqueira Silva. Do outro lado, a chapa de oposição foi capitaneada por Antônio Evanhoé e Guilherme Bragança, que saíram vitoriosos.

NOVO REITOR NA URCAMP 2
O pleito foi disputado e a homologação foi divulgada apenas na segunda-feira (5). Na apuração, a Chapa 1 totalizou 1.071 votos, vencendo no segmento alunos (857), e obtendo a preferência de 109 funcionários e 105 professores. Já a Chapa 2 totalizou 488 votos, vencendo nos segmentos de funcionários (188) e professores (108), e obtendo a preferência de 192 estudantes. Entre os votos em branco, foram nove de discentes, três de técnicos-administrativos e um de docentes. Já entre os nulos, foram dois de discentes e dois de docentes. Vale lembrar que, na eleição para reitoria, o voto de docentes tem peso maior (7), seguido por funcionários (2) e alunos (1). Por isso, o cálculo percentual definitivo leva em consideração estes valores. Desse modo, a Chapa 1 alcançou 49,37% e a Chapa 2 49,34% – diferença menor que 1%. De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Lourdes Helena Martins da Silva, a regra do Estatuto leva em consideração o maior número de pontos na eleição.

VEÍCULOS EM PEDRAS 1

No dia 29 de agosto, o prefeito de Pedras altas, Volnei Oliveira, juntamente com os secretários municipais, realizou a entrega de veículos para as Secretarias de Educação e Saúde. Ao todo, foram adquiridos quatro veículos Spin zero quilômetro (0 km), com recursos próprios no valor de R$ 535 mil, sendo R$ 133.900 mil cada veículo. Na ocasião, três já foram entregues, sendo duas para a Saúde e uma para a Educação. O último veículo, também para a Secretaria de Saúde, está sendo aguardado para posterior entrega, pois não havia estoque na empresa para envio imediato. Os veículos foram adquiridos após uma adequação no orçamento do município.

VEÍCULOS EM PEDRAS 2
O ato de entrega ocorreu em frente a Prefeitura e contou com a presença dos vereadores Arildo Madruga Medeiros (presidente do Legislativo), Maria Eliana Azevedo, Viviane Ávila Albuquerque, Lidia Soares e Antonio Prestes, secretária de Educação Cilene Tardiz, secretário de Saúde, Celso Caetano, além de demais secretários, funcionários, Brigada Militar e funcionários do Sicredi.

SERVIÇO MILITAR EM PEDRAS
No dia 25 de agosto, o prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira, recebeu em seu gabinete o chefe do posto de recrutamento 03-003/Bagé, capitão Edmundo Santos da Silva Filho e o delegado do Serviço Militar, 1º tenente Antonio Claudomir Santana Ribeiro. Na ocasião, o prefeito pedrasaltense foi empossado diante da Bandeira Nacional como presidente da 251ª Junta de Serviço Militar. O objetivo principal do ato é dar oportunidade a todos os jovens de realizar o alistamento militar em sua cidade e servir ao país. O prefeito disse ficar feliz em saber que os jovens vão ter a oportunidade de alistamento em Pedras Altas, pois ele mesmo tinha esse sonho e não teve oportunidade.

CINEMA EM HULHA

O fim do mês passado foi marcado por atividades diferentes para alunos da escola Dalva Conceição Medeiros, de Hulha Negra. Ainda fazendo relação ao Dia do Estudante, comemorado em agosto, alunos dos turnos da manhã e tarde assistiram uma sessão de cinema em Bagé. O turno da manhã assistiu ao filme Extraordinário e o turno da tarde, Minions 2. Os ingressos foram custeados pela escola e o transporte dos alunos ofertado pela Prefeitura de Hulha Negra.

FEIRA EM CANDIOTA
Está agendada para o dia 25 de setembro, na praça central Dario Lassance, na sede de Candiota, a realização da 4ª Feira de Artesanato, Cultura e Gastronomia, promovida pelo Rancho da Arte. Conforme a organizadora da feira, Nora Ortiz, já há artesãs de outros municípios confirmadas, como de Pedras Altas, Pinheiro Machado, Bagé e Capão do Leão. Segundo a artesã, a feira busca a valorização do trabalho da categoria e todos que trabalham com produção artesanal podem participar. Contatos para participar da feira pelo telefone (53) 99948-8334. A feira será das 9h às 17h30.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO EM CANDIOTA
Os espaços para a praça de alimentação e comércio em geral para as festividades do 20 de setembro, em Candota, serão disponibilizados gratuitamente para comerciantes locais. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota, por meio do secretário Diego Lima, comunica que os interessados em comercializar seus produtos durante o evento, na praça Dario Lassance, podem já se inscrever na própria Secretaria, localizada na rua Acácio das Neves, nº 405, das 8h às 14h36. A data limite para demonstrar interesse é até o dia 16 de setembro. Os espaços, conforme relata o secretário, serão disponibilizados de forma gratuita. “Os espaços serão disponíveis de forma gratuita, com o intuito de fortalecer os comerciantes interessados em vender e divulgar seus empreendimentos. Os espaços são limitados, por isso serão preenchidos por ordem da procura na secretaria”, finaliza Diego.

CÃES EM PINHEIRO 1
Cães errantes nas cidades da região são um problema de saúde pública. Diante das crescentes reclamações sobre ataques de cães a pedestres nas ruas de Pinheiro Machado – que é um dos problemas enfrentados neste sentido -, a vereadora e presidente da Câmara, Laura Ratto (MDB) pede que uma solução seja encontrada. Ela vai propor uma audiência pública “Várias pessoas já sofreram acidentes e foram mordidas, e em muitos dos casos os animais têm tutor, e os mesmos criam seus cães nas ruas”, afirma.

CÃES EM PINHEIRO 2
Laura destaca que é o Executivo que tem o dever de criar políticas públicas para os animais, mas os donos desses cães perigosos devem ser penalizados. Laura ainda enfatiza que é protetora da causa animal há mais de 15 anos e se sensibiliza com esses tristes acontecimentos. A vereadora está trabalhando pra que se possa resolver da melhor forma possível para todos, tanto para os animais, que não tem culpa da irresponsabilidade de seus donos, quanto para os pedestres. “Precisamos da atuação das polícias, do ministério público e dos poderes, todos juntos, para sanar essa situação que vem acontecendo”, ressalta.

CÃES EM PINHEIRO 3
Ela reafirma que a castração, a microchipagem e o senso são ferramentas imprescindíveis para o controle populacional e, posteriormente, a diminuição de animais abandonados nas ruas. “As pessoas devem registrar ocorrência na delegacia de polícia civil, e os tutores devem ser penalizados por estes acidentes”, diz ela.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook