Papo de Redação 1º a 9/ABR/2021

TERRENOS EM CANDIOTA 1
A venda de 89 terrenos pelo governo anterior em Candiota tem rendido debate político na cidade nos últimos dias. Tanto é verdade que o atual e o ex-prefeito foram ao Legislativo dar explicações sobre a questão. Veja matéria nesta edição.

TERRENOS EM CANDIOTA 2
Em meio ao debate sobre a venda de terrenos, o prefeito Luiz Carlos Folador trouxe uma informação importante, entre outras. Ele assinalou que na área ao lado da escola de educação infantil Odete Lazzare Corrêa, foi modificado o projeto dos terrenos comerciais ali vendidos, quando se deixou uma faixa de 10m ao lado da escola para uma futura ampliação do educandário. Muito importante esta mudança, pois sem isso, uma futura ampliação da escola estaria inviabilizada em termos horizontais e sim apenas na vertical, o que complica para uma escola infantil.

POLÍTICA EM CANDIOTA
Outra situação que tem rendido debate nos bastidores da política candiotense é o fato de algumas pessoas que trabalharam no governo anterior, terem sido convidadas por Folador para fazer parte de sua equipe.

VACINA EM CANDIOTA

A cidade chegou esta semana a uma marca importante em termos de vacinação. Já são 1.072 vacina aplicas entre primeiro e segunda doses. O fato foi comemorado por Folador e o secretário de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi. “Hoje comemoramos a marca de mais de mil candiotenses vacinados e seguiremos imunizando, protegendo uns aos outros e juntos venceremos a luta contra este vírus”, destaca o secretário.

FOLADOR E PAULINHO EM BRASÍLIA
O prefeito e o vice de Candiota, Luiz Carlos Folador e Paulinho Brum estarão na próxima semana em Brasília. Ambos buscam recursos para o município na capital federal.

TELEFONE CLONADO
O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador comunicou nesta quinta-feira (1º), que seu aparelho celular havia sido clonado. Esta é a segunda vez em pouco tempo que Folador passa por esta situação desagradável e que a cada dia atinge mais pessoas. “Boa tarde amigos. É com imenso desprazer que informo que mais uma vez meu número foi clonado. Peço, por gentileza, que ao receberem possíveis mensagens desconsiderem. É lamentável. Fiquem atentos! Outros amigos também tiveram o número clonado agora à tarde”, disse.

IDADE DA PEDRA EM PINHEIRO
O vereador Cássio Câmara (Progressistas) fez uma crítica dura ao Executivo, mas que não se aplica especificamente ao atual mandato, que é tampão, mas ao conjunto da obra, que na sua avaliação explica um pouco a crise que o município atravessa. O vereador lembra que o mundo vive a era digital, mas que em Pinheiro Machado, comparando a idade da pedra, ainda as pessoas precisam se aglomerar em frente à Secretaria da Fazenda, em plena pandemia, descumprindo um decreto da própria Prefeitura, para poderem acessar seus carnês do Imposto Predial, Territorial Urbano (IPTU). “Está na hora do município agilizar esta situação, pois o município precisa do recurso. Hoje a realidade é outra com o pagamento via cartão de crédito/débito e também na forma de Pix”, criticou.

CONTRA EM PINHEIRO
Assinado pelos nove vereadores pinheirenses, uma moção de repúdio à proposta do governador Eduardo Leite (PSDB) em privatizar a Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). Os parlamentares na moção criticam o governador que prometeu em campanha eleitoral não vender a estatal. “No Rio Grande do Sul, temos por honra não romper a palavra empenhada, muito menos em benefício próprio e às custas de prejudicar milhares de gaúchos. Considerando que a Corsan é uma empresa eficiente e lucrativa e nos últimos quatro anos, deixou mais de R$ 1,2 bilhões de lucro nos cofres do Estado, além de ter a experiência, capacidade e corpo técnico e funcional preparado para cumprir e atingir todas as metas do saneamento básico no Brasil. Ficando a cargo apenas da vontade política do Governo do Estado”, assinala a moção em um dos trechos.

A FAVOR EM PINHEIRO
Por outro lado, em texto distribuído pela assessoria de Comunicação da Prefeitura, o prefeito em exercício Ronaldo Madruga (Progressistas) critica os serviços da Corsan na cidade e disse já ter se reunido com uma empresa que administra o saneamento de São Gabriel e que, segundo Ronaldo, cobra 30% a menos pelos serviços do que a estatal gaúcha. “A ideia é visitarmos o município para conhecer melhor e se for viável para Pinheiro Machado e trouxer economia para o consumidor e benefícios para a cidade, poderemos ter uma nova empresa responsável pela exploração e tratamento de água e esgoto”, afirmou o prefeito.

ITBI EM PINHEIRO
O município de Pinheiro Machado instituiu o Programa de Incentivo Fiscal do Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), permitindo a redução de 3% para 2% da alíquota do imposto previsto em lei municipal.Os cidadãos que tiverem interesse em transferir o seu imóvel para um novo dono, poderão aproveitar essa oportunidade com a redução do imposto. O programa funcionará a partir do dia 1º de abril e se estenderá por 60 dias. Os interessados devem procurar a Secretaria da Fazenda.

DESVIO DE TRÁFEGO EM HULHA

A Prefeitura de Hulha sinalizou com placas informativas de expressamente proibido o trânsito de veículos com peso acima de 10t na avenida Getúlio Vargas e em outras ruas do município. Uma placa foi instalada antes dos trilhos, sentido norte/sul alertando os condutores. Conforme a nota, em breve serão divulgadas as ruas onde serão proibidas a circulação e, também, será divulgado o trajeto por onde esses veículos devem circular.

TRAILER EM HULHA NEGRA
Surtiu uma forte repercussão na comunidade de Hulha Negra a retirada, através de ordem judicial, do trailer de lanches do Maguilinha da avenida principal da cidade. O comércio ocupava parte da via além do passeio público onde está sendo construída a nova rodoviária do município.

Comentários do Facebook