Papo de Redação- 20 a 24/ABR/2023

CRÉDITO ESTIAGEM EM PEDRAS

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizou uma reunião com o prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira e seus secretários de Administração e Saúde para discutir a titulação de alguns assentados e a assinatura dos primeiros contratos do Crédito Estiagem, no valor de R$ 5,2 mil, anunciados pelos ministros do governo Lula em um evento em Hulha Negra. Durante a reunião, que contou com a presença do chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos, Roberto Ramos, e do engenheiro agrônomo do Incra, Nelson de Araújo, foi informado que a equipe técnica do órgão estará no município na próxima semana, dia 28, para a assinatura dos 238 contratos pelas famílias assentadas que foram atingidas pela estiagem.

CRÉDITO ESTIAGEM EM PEDRAS 2

Segundo o chefe do Setor e o engenheiro agrônomo do Incra, todos os documentos das primeiras famílias a serem contempladas foram analisados e as famílias estão com toda a documentação ajustada junto ao instituto. “Essa é uma importante conquista para as famílias de Pedras Altas, que agora contarão com o Crédito Estiagem para investir em suas propriedades e superar as dificuldades causadas pela estiagem”, assinalou o prefeito.

CRÉDITO ESTIAGEM NA REGIÃO

Segundo a Assessoria de Comunicação do Incra-RS, além de Pedras Altas, também na semana que vem serão assinados contratos em Candiota, Herval, Hulha Negra e Pinheiro Machado aqui na região. Ainda está sendo organizado o calendário e os locais de coleta de assinaturas em cada município, que serão divulgados em breve.

ILUMINANDO CANDIOTA

Um projeto realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Candiota está deixando a cidade mais colorida. O projeto Colorindo Candiota, segundo a secretária Josuelem Duarte, tem por objetivo o embelezamento das áreas públicas, dando destaque para as árvores nativas do município, chamando a atenção para a preservação ambiental. As primeiras árvores iluminadas são da praça da Vila Residencial.

SEGURANÇA NAS ESCOLAS EM HULHA

Na última quarta-feira (19), o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, acompanhado do sargento Amauri, da Brigada Militar, esteve visitando as escolas do município. Além da conversa de rotina com os responsáveis pelas instituições de ensino, o prefeito apresentou a estrutura de videomonitoramento montado nas escolas municipais, que garante mais segurança para toda a comunidade escolar. O chefe do Setor de Tecnologia da Informação, John Anderson Moura, também acompanhou as visitações.

VIOLÊNCIA EM PINHEIRO

O prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, fez uma postagem em suas redes sociais na noite do último domingo (16), denunciando a agressão de um homem na praça Angelino Goulart, no centro da cidade. Ronaldo postou a foto da vítima toda ensanguentada próxima a um banco da praça. Segundo ele, o homem teve traumatismo cranianiano, além de fratura no maxilar.

VIOLÊNCIA EM PINHEIRO 2

Ronaldo pede que a comunidade ajude para descobrir quem cometeu a violência, que ele classifica de covardia. “(…) nos ajude, denuncie se souber quem foi o agressor, chame no reservado, vamos manter o sigilo das informações. Não se cale poderia ser com um familiar nosso. Faremos de tudo para descobrir, tem algumas câmeras sim, porém precisamos de mais informações, trata-se de lesão grave com tentativa de homicídio, indivíduo incapaz. Farei o registro na Delegacia de Polícia e vou pedir agilidade no caso pelo Delegado”, escreveu ele.

NOVAS LEIS EM PINHEIRO

Entre os nove Projetos de Leis (PL) aprovados durante a sessão ordinária desta terça-feira (18) em Pinheiro Machado estão: instituição do Programa de Regularização Fiscal (Refispim) para recuperação de créditos tributários em 2023; alteração do piso salarial dos agentes comunitários de Saúde e agentes de combate às endemias; autorização para a Prefeitura proceder cobrança de débitos por meio de pagamentos digitais como o Pix e repasse de R$ 40 mil para auxílio no transporte da Associação dos Estudantes.

MAÇONARIA EM PINHEIRO

A Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16 promoverá, na próxima segunda-feira (24), às 20h, na rua Israel Azambuja, nº 34, a apresentação de um importante trabalho sobre “Pinheiro Machado: o homem e a cidade”, ministrado pelo jornalista, professor e escritor Nikão Duarte. A atividade ocorrerá em comemoração aos 117 anos de fundação da Loja e 145 anos de emancipação do município e é aberta ao público em geral.

FAMÍLIA ACOLHEDORA EM PINHEIRO

A Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso de Pinheiro Machado está abrindo o período de chamamento de famílias interessadas em participar do Programa Família Acolhedora, instituído pela Lei Municipal nº 4036/2012. O programa tem por objetivo organizar o acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono ou cujas famílias responsáveis encontram-se, temporariamente, impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção.

FAMÍLIA ACOLHEDORA EM PINHEIRO 2

O acolhimento é feito em residências de famílias cadastradas até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.
A família acolhedora recebe uma ajuda de custo um salário mínimo ao mês, por criança acolhida, por um período que é avaliado pela equipe de profissionais do programa em diálogo com o Juizado da Infância e Juventude de Pinheiro Machado, com o Ministério Público, Conselho Tutelar e rede envolvida.

FAMÍLIA ACOLHEDORA EM PINHEIRO 3

Para se habilitar ao programa, a família precisa se cadastrar no programa. As inscrições ocorrem no prédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na antiga AABB. Para o cadastro é preciso mais de 21 anos (sem restrição de sexo e estado civil), idoneidade moral, não ter membros da família que utilizem drogas, não ter intenção de adotar, concordância de todos os membros da família e residir em Pinheiro Machado.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook