Papo de Redação- 25 a 27/ABR/2023

DNIT NA BR-293

O representante do Departamento Nacional de Infrestrutura e Tranportes (Dnit), da unidade de Pelotas, engenheiro Henrique Coelho, que esteve na manhã desta segunda-feira (24), na reunião em Candiota, que tratou das mudanças no trevos de acesso aos municípios ao longo da BR-293, expôs uma dificuldade financeira de manutenção do trecho de 172km, que é de responsabilidade do Dnit Pelotas.

DNIT NA BR-293 2

Segundo ele, em 2013 encerrou a concessão do trecho a uma empresa privada e o trecho voltou ao comando direto do Dnit. Somente em 2015 se consguiu licitar uma empresa para dar manutenção. Conforme o engenheiro, desde então, os recursos destinados para este fim representam apenas 15% da necessidade que a rodovia precisa e por isso que ela vive num estado de precariedade. Somente nos últimos dois meses é que se consegiu um orçamento com 30% da necessidade, mas, como visto, ainda muito aquém do que se realmente precisa. Na sua avaliação, a estrada de mais de 40 anos precisa de investimentos mais robustos, porque está num limite de fadiga, de acordo com ele, bastando analisar as fissuras que apresenta em todo o trecho.

FRESAS 1

Tanto o prefeito de Pinheiro Machado , Ronaldo Madruga, como de Hulha Negra, Renato Machado, aproveitaram a presença dos representantes do Dnit no encontro para solicitarem autorização do órgão para a utilização da chamada fresa, que é o material asfáltico retirado da rodovia para uma nova camada e que acaba virando uma espécie de rejeito. O material é utilizado pelas prefeituras em estradas e ruas de chão, se mostrando eficiente.

FRESAS 2

O engenheiro Henrique acenou com a possibilidade de doação, porém explicou que o órgão possui uma regulamentação sobre o produto, que precisa ser seguida, inclusive não podendo doar em anos eleitorais.

PONTE DA DISCÓRDIA EM HULHA

Na sessão ordinária da última quinta-feira (20), a tribuna da Câmara de Vereadores e Vereadoras de Hulha Negra foi palco de ânimos mais exaltados entre o vereador Diego Rodrigues (PP), e a vereadora Tanira Martins (PTB). O motivo do desentendimento surgiu quando Diego citou a revitalização da ponte sobre o rio Jaguarão, que fica localizada no limite entre os dois municípios de Candiota e Hulha Negra e que também é trajeto de muitas pessoas, inclusive dos funcionários da Usina Pampa Sul.

PONTE DA DISCÓRDIA EM HULHA 2

Enquanto Diego citou o andamento da obra no local e afirmou que foi um mérito seu e do vereador candiotense Ataídes da Silva (PT), o vereador e atual presidente do Legislativo Luis Gustavo Dias (PP), pediu um aparte em sua fala e mencionou que Tanira também se incluía na conquista, pois também se empenhou para a realização da obra do local. Na oportunidade, Diego contestou, dizendo que os primeiros passos foram encaminhados por ele e por Ataídes. Sem concordar com a fala do colega, Tanira disse que o processo só aconteceu a partir de um vídeo divulgado em suas redes sociais, onde mostrava as condições do local. Diego rebateu dizendo que um vídeo era muito pouco e feito, segundo ele, quando já estava tudo acertado.

PONTE DA DISCÓRDIA EM HULHA 3

Ao finalizar, Tanira informou que a reforma está acontecendo por conta das prefeituras de Candiota e Hulha e da empresa Engie, enfatizando que “roubar os louros e afirmar que realizou os trabalhos é fácil demais”. Após mais ataques e contra-ataques, os ânimos seguiram alterados, com presidente pedindo para que a transmissão ao vivo fosse interrompida e os microfones desligados. Neste momento, o vereador Diego retornou ao seu lugar e continuou a discussão com Tanira sobre o assunto, momento que a sessão foi finalizada..

EMENDA PARA CANDIOTA

Na última quinta-feira (20), o vereador licenciado e atuaL secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Diego Lima, entregou ao secretário de Saúde Fabrício Moraes, uma emenda enviada pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), no valor de R$ 50 mil. O recurso que já está na conta da Prefeitura, foi destinado para a Saúde do município. Em publicação em suas redes sociais, Diego informa que Fabrício fará bom uso do valor conquistado.

FEIRA DE OPORTUNIDADES EM HULHA

No próximo dia 13, acontece a 3ª Feira de Oportunidades no ginásio municipal de Hulha Negra, a partir das 14h. O evento contará com música, apresentações, sorteio de brindes, distribuição de algodão doce e brinquedos para as crianças, entre outras atividades. A Feira conta com espaços para a gastronomia, agroindústrias, artesanato e comércio em geral. O evento é uma promoção da Câmara de Vereadores e Vereadoras.

CPM JERÔNIMO

No último dia 14, o Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola Jerônimo Mércio da Silveira, em Candiota, realizou, juntamente com a direção do educandário, uma reunião para tratar sobre a segurança na escola e para apresentar o novo e atual grupo que foi eleito neste ano. A presidente do CPM, Rafaela Ortiz, falou sobre as ações que estão sendo realizadas para a colocação de videomonitoramento na escola, para prevenir possíveis atos de vandalismo e dar mais segurança aos alunos.

CPM JERÔNIMO 2

Na oportunidade, algumas medidas de segurança foram citadas na reunião, reforçando a importância do acompanhamento dos pais na questão do material escolar de seus filhos. Em relação a instalação das câmeras, ficou acordado que uma campanha de PIX Solidário será lançada nas redes sociais, e ainda não foi divulgada por motivo do novo grupo estar passando pelo processo de transição de uma direção para o outra. O projeto inicial inclui 16 câmeras, com direcionamento ao entorno, pátio, quadra e corredores.

CPM JERÔNIMO 3

O atual CPM é liderado pela presidente Rafaela Ortiz, pelo vice-presidente Jorge Moisés Almeida, pelas secretárias Claudia Munhoz e Lidiane Gregorio. A tesouraria está a cargo de Márcio Teixeira e Neusa Ritta Caldeira. O Conselho Fiscal é composto por Fernanda Girotto, Luana Vais, Luziane Munhoz, Cristiane Viegas, Maria Ticiane Paz e Mandi Daia Bustamante.

DENGUE NO RS

O Rio Grande do Sul já registrou 11 óbitos por dengue em 2023. Desses, oito foram de pessoas com mais de 60 anos. A proporção entre os idosos também foi verificada no ano passado. Entre as 66 mortes pela doença ocorridas em 2022, 79% foram nessa faixa etária. O fato faz a Secretaria da Saúde (SES) reforçar o alerta de prevenção a essa população. A enfermeira responsável pelo Programa de Arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti) no Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Catia Favreto, explica que os idosos estão mais sujeitos à hospitalização e ao desenvolvimento de formas graves da doença. “Esses indivíduos são mais vulneráveis às complicações decorrentes de dengue, entre outros aspectos, por possuírem sistema imunológico menos eficiente e a possível existência de outras doenças crônicas associadas, além do fato de se desidratarem com mais facilidade”, afirma. “Por isso, a avaliação clínica deve ser criteriosa, a fim de evitar complicações pela demora na identificação e no tratamento da infecção grave por dengue, quando presente.”

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook