Papo de Redação – 26/ABR/2024

TERCEIRA VIA EM CANDIOTA

Não é de hoje que uma conversa de terceira via eleitoral ecoa pelos bastidores da política de Candiota. A ideia seria uma alternativa à polarização já vista na última eleição e que agora parece se repetir, com o atual prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) e o ex-prefeito Adriano dos Santos (PT).

 

TERCEIRA VIA EM CANDIOTA 2

O PSDB, hoje aliado do MDB e que no passado foi aliado do PT, mas sempre coligado com Folador, já foi uma espécie de terceira via em Candiota, quando por duas ocasiões teve o ex-prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Ernesto Betiollo, como candidato. Foi bem votado nas duas tentativas e nas eleições de 2016, por muito pouco não alcançou à Prefeitura – eleição vencida por Adriano, que foi apoiado por Folador, tendo o candidato do MDB na ocasião, Gildo Feijó, ficado em terceiro lugar. Hoje, o vereador e presidente da Câmara Gildo é aliado de primeira hora de Folador.

 

TERCEIRA VIA EM CANDIOTA 3

Agora, pelo papo forte que anda pelas esquinas, o PDT do vereador Guilherme Barão se ensaia com vontade para ser a chamada terceira via. Guilherme conta com o apoio, o incentivo e até o nome para ser vice dele, do jovem produtor rural Lucas Nunes de Souza. O vereador, que é pré-candidato a prefeito, ao ser perguntado pelo jornal, foi cauteloso, porém não negou a possibilidade, assim como Lucas se mostra bem empolgado em fazer essa dobradinha. Lucas diz que seu nome está à disposição para um projeto de mudança na cidade. Na foto acima, feita quando ele anunciou sua filiação no PDT, está ainda Guilherme e o saudoso sindicalista Wagner Pinto – que sonhou em ver o seu PDT com candidatura própria novamente, mas infelizmente não viu isso se concretizar, pois faleceu em fevereiro deste ano.

 

TERCEIRA VIA EM CANDIOTA 4

Vale lembrar, que apesar do desempenho eleitoral de apenas 73 votos na última eleição, o PSOL, de José Giordâni da Silva Dorneles, o Pimenta, também se coloca como uma alternativa e cogitou com o TP há algum tempo, que estava pensando em novamente ter candidatura própria.

 

TERCEIRA VIA EM CANDIOTA 5

Segundo o TP apurou, em pouco tempo se saberá se haverá ou não de fato uma terceira via na terra do carvão mineral.

 

EQUATORIAL EM CANDIOTA

Após o ingresso de Ação Civil Pública contra a Equatorial Energia, proposta pela Prefeitura de Candiota, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), a Justiça de Bagé concedeu antecipação de tutela, impondo multa diária de R$ 5 mil até 60 dias, em caso de não religação de energia num prazo de 72h no âmbito do município. Também impôs multa de igual valor e teor, determinando que a concessionária mantenha duas equipes à disposição de Candiota (uma rural e outra urbana). A procuradora-geral Nathiane Vaz disse ainda, que no mérito da ação, a Prefeitura pede também indenização de valor não inferior a R$ 400 mil por dano moral coletivo devido aos serviços prestados pela empresa.

 

ROGÉRIO EM PINHEIRO

O vice-prefeito de Pinheiro Machado, Rogério Moura, agradeceu nas redes sociais esta semana a solidariedade que está recebendo por estar passando por um problema de saúde. “Quero, de coração, agradecer por todas as orações, pensamentos positivos e mensagens. Fiz uma intervenção cirúrgica no intestino agora à tarde (na quarta, dia 24), ocorreu tudo dentro do esperado e já estou me recuperando. Agora é caldo de galinha e prudência, como dizia o pai, pois não faz mal a ninguém!”, escreveu.

 

ROGÉRIO EM PINHEIRO 2

Nos bastidores políticos, após a criação do Republicanos por Rogério e o vereador Fabrício Costa – que deixaram o PSB, chegou a se falar que o vice-prefeito estaria propenso a concorrer ao Legislativo novamente, no sentido de fortalecer a nova sigla. Contudo, ao que se tem visto e ouvido, isso não passou de uma possibilidade cogitada e Rogério deve novamente compor a chapa com o prefeito Ronaldo.

 

KISUCO NO PDT DE PINHEIRO

           

    Com uma espécie de desmanche do PSB pinheirense, quem ingressou no PDT local foi o ex-vereador Luiz André Valente Gregório, o popular Kisuco, que está morando no Rio de Janeiro atualmente. O dirigente pedetista e que foi candidato a prefeito nas eleições complementares em 2021 e vice de Betiollo em 2020, Danubio Peres, comemorou a nova filiação em suas redes sociais (foto). “A vida é feita de atitudes e boas surpresas! Seja bem-vindo ao PDT, André Kisuco! Sua humildade e experiência são um reforço valioso. A comunidade agradece. Mais um que chega para somar com PDT e PSDB. Nosso projeto está aberto a todos que buscam mais para o município”, escreveu Danubio.

 

KISUCO NO PDT DE PINHEIRO 2

O TP conversou com Kisuco após a filiação. Ele garantiu que está apto a concorrer nas eleições deste ano. O ex-vereador explicou que sua esposa passou num concurso federal e por isso que a família está no Rio de Janeiro desde o ano passado, mas que ela pode já em maio agora, pedir transferência para outro estado. Ele disse que tem uma espécie de dívida com Pinheiro Machado, já que, segundo Kisuco, foi na cidade que teve sua maior experiência política. “Conversando com lideranças locais do PDT e do PSDB, que são inclusive, alguns, meus amigos de infância, vi esta oportunidade. Estamos analisando possibilidades e o primeiro passo foi a filiação. Meu nome está à disposição. Mês que vem estarei por aí para fazermos esta análise. Fiquei muito feliz e acho que posso contribuir com a experiência que adquiri em Pinheiro e também fora”, disse.

 

CENÁRIO EM HULHA

O cenário em Hulha Negra ainda é bem indefinido. Segue os governistas (PDT e Progressistas) sem uma pré-candidatura definida, enquanto que outras três já se colocaram pela ordem de lançamento: Tanira Ramos (PL), Igor Canto (PSB) e Fernando Campani (PT).

 

CENÁRIO EM HULHA 2

Há um esforço tremendo, inclusive de fora de Hulha Negra, para que os partidos da base do governo Lula e de centro-esquerda, ou seja, PT e PSB – que são as siglas do presidente Lula e do vice Alckmin, estejam juntos nas eleições. Para que isso aconteça, Campani ou Igor precisam abrir mão. Campani pode ser candidato a vice, já Igor não, pois é o atual vice-prefeito da cidade reeleito (não pode ir como vice para um terceiro mandato).

 

CENÁRIO EM HULHA 3

Pode haver uma aproximação, que hoje em termos de Câmara já existe, entre PL, PDT e Progressistas, no sentido de construir uma candidatura única com essas forças de centro-direita. Nesse caso também terá que haver concessões de parte a parte.

 

MUDANÇA EM PEDRAS

 

O experiente vereador de Pedras Altas, Mário Teixeira de Mello (PT), de 77 anos, assumiu recentemente a Secretaria Geral de Governo na Prefeitura local. Como desdobramento, o primeiro suplente petista, Marco Antônio Machado Costa, o Marcola, assumiu a cadeira na Câmara. Além disso, Mário Teixeira – que está no sexto mandato de vereador (cinco em Pedras Altas e um em Herval), além de ter presidido a Câmara pedrasaltense em três ocasiões -, não concorre a nenhum cargo eletivo este ano, pois para isso não poderia estar ocupando um cargo de chefia há menos de seis meses das eleições. Ele enfrenta um problema de saúde no momento, porém já algum tempo manifesta aos mais próximos, de que não quer mais concorrer.

 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Como já noticiado pelo TP, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que tem sede em São Paulo, conduz um grande estudo de transição energética justa na região de Candiota. A ideia final é traçar um plano sobre o uso do carvão mineral e também a diversificação econômica do município para além desta riqueza, diminuindo a dependência. No próximo dia 3 de maio, acontece mais um passo do estudo, com a realização de uma oficina em Candiota. O estudo se mostra bastante robusto e consistente e seria bem interessante que a política local e regional olhasse bem para ele. Aliás, até mesmo a falta de um centro geográfico na Capital do Carvão é levantado como um ponto de atenção.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook