Papo de Redação – 27/09/2024

NOVO TREVO DE CANDIOTA 1

Após concluída a obra de modificação e revitalização do trevo de acesso a Candiota, pela BR-293, entre os bairros Vila Operária e São Simão, o local terá uma rótula central. De responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a obra, que tem previsão de conclusão no início de 2025 e está orçada em cerca de R$ 3 milhões, está sendo executada pela Encopav Engenharia.

NOVO TREVO DE CANDIOTA 2

Entre os serviços que estão sendo executados estão implantação de drenagem pluvial, alargamento (escavação, terraplenagem e colocação de macadame (camadas de pedra britada sobre o terreno compactado), brita graduada e aplicação de concreto betuminoso usinado a quente, meio-fio, canteiros, fechamento da rótula central, pavimentação asfáltica nova e sinalização horizontal e vertical.

CANDIOTA NO VELOCROSS

Neste fim de semana, dias 28 e 29 de setembro, acontece em Alegrete, a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro e a 3ª etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross – categoria de motociclismo em pista de terra. A Capital Nacional do Carvão estará novamente representada, mas desta vez não por um, mas por três pilotos da equipe RL Motos e, segundo a expectativa, com grandes chances de trazer troféus para a cidade. A equipe está composta pelo piloto Richar Domingues, pelo piloto Maiquel Farias, e pelo jovem piloto Kauã Bernart.

CANDIOTA NO VELOCROSS 2

Segundo o técnico da equipe, Cássio Cappua, os três pilotos são experientes, técnicos e velozes. “A única certeza que temos é que a equipe está focada em trazer troféus para a cidade e fazer bonito representando o município”, assinala.

CANDIOTA NO VELOCROSS 3

O evento será transmitido ao vivo no YouTube, pela página da Federeção Gaúcha de Motoclismo (FGM). A equipe RL Motos tem o apoio de Irmão Bernart, Deiques Motomecânica, DJ Rodrigues e do Jornal Tribuna do Pampa.

VIOLÊNCIA ELEITORAL EM BAGÉ

Em operação conjunta das Polícias Federal e Civil, com apoio das Brigada Militar e da Polícia Penal, segundo nota conjunta distribuída à imprensa, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Impedimentum, com o objetivo de combater uma associação criminosa responsável por interferir ilegalmente no processo eleitoral bageense. As investigações tiveram início a partir de ocorrência atendida pela Brigada Militar no dia 13 de setembro último, noticiando a invasão de indivíduos armados à residência de um candidato a vereador ocorrida naquela madrugada. Na ocasião, a vítima e seus familiares sofreram agressões e ameaças dos invasores, cujo teor indicava a possível motivação eleitoral por trás desta conduta. Na sequência, no dia 15 de setembro, durante a realização de um comício do Partido dos Trabalhadores no conjunto habitacional Ney Azambuja (Cohab), um indivíduo encapuzado realizou disparos de arma de fogo e, em seguida fugiu.

VIOLÊNCIA ELEITORAL EM BAGÉ 2

Após a realização de diligências diversas nos dias subsequentes, foi identificado que uma facção criminosa dedicada ao tráfico de drogas e a outros delitos violentos estaria apoiando a campanha de uma candidata à vereadora, pedindo votos, fazendo cessão de imóveis para colocação de artigos de campanha, realizando atividades de segurança, entre outras formas de colaboração. Ainda, há fortes indícios de que a associação esteja envolvida nos episódios violentos descritos. Foi feita análise de imagens de câmeras de segurança e abordagem de um veículo que foi usado pelo grupo criminoso para dar fuga aos criminosos, os retirando da cidade, levando em um primeiro momento para a cidade de Rio Grande e posterior para a Cidade de Santa Maria e com a identificação de duas mulheres. Diante desse cenário, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão domiciliares e dois de prisão preventiva. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Bagé, tendo o seu cumprimento ocorrido na cidade de Bagé e na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC).

VIOLÊNCIA ELEITORAL EM BAGÉ 3

Dois dias antes do cumprimento das ordens judiciais, um dos investigados (alvo de prisão preventiva), natural de Bagé e suspeito dos disparos no dia do comício, foi encontrado morto na cidade de Itaara, próximo a Santa Maria, havendo nítidos traços de execução ou até mesmo de queima de arquivo. “As ações criminosas teriam como objetivo amedrontar alguns candidatos, bem como seus eleitores, interferindo diretamente no pleito eleitoral”, assinala a nota policial.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook