Papo de redação – 29/JUN a 1º/JUL/2022

PAVIMENTAÇÃO EM CANDIOTA

O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) visitou no domingo, mas também nesta terça-feira (28), as obras de pavimentação, que estão quase prontas no trecho final da rua Araci Martins, próximo à Companhia Riograndense de Mineração (CRM), na sede do município. Na visita desta terça, estava o deputado Daniel Trzeciak (PSDB), que foi quem destinou R$ 300 mil para a obra. Além da Araci, uma antiga promessa de Folador está sendo cumprida, que é a pavimentação do contorno da rua Mãe Eloah – local conhecido como Sovaco da Cobra e que comumente é confundido com outra localidade próxima, o chamado Beco da Araci.

AUDIÊNCIA NO MME
Informações repassadas pelo coordenador de Trânsito e de Defesa Civil de Candiota, Flávio Sanches, que também representa o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL) no município, dão conta que a audiência adiada no mês passado entre lideranças do setor do carvão mineral e o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida foi remarcada. A nova data é 7 de julho próximo. A ideia é debater com o ministro a questão da possibilidade ventilada pelo então presidente da Eletrobras, de fechamento da Fase C da Usina de Candiota.

TRANSPORTE EM BAGÉ
Os trabalhadores do transporte coletivo de Bagé paralisaram as atividades durante esta terça-feira (26) reivindicando aumento salarial da categoria. Além da cidade ficar sem transporte de ônibus, Candiota e Hulha Negra foram afetadas, porque a empresa Anversa é a responsável por umas das principais linhas que liga as três cidades.

ACIDENTES NA MAC 1
Uma saída de pista com capotagem recentemente num trecho já com asfalto novo na rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) – a principal via de acesso a Candiota, retoma um debate antigo sobre acidentes no trecho. Alguns advogam que com a revitalização total da via, o número de acidentes vai aumentar. As estatísticas apontam para o contrário, ou seja, nas estradas em melhores condições de tráfego, como se espera que a MAC será depois da obras, a tendência é que os acidentes diminuam.

ACIDENTES NA MAC 2
O Brasil é recordista mundial em mortes por acidentes automotores. Em média, morrem 50 mil pessoas por ano nas estradas brasileiras. É quase uma guerra do Vietnã anualmente. Os números vêm diminuindo nos últimos tempos, especialmente pela lei seca e outras medidas. Na MAC, após alguns anos muito violentos, com vários óbitos, as ocorrências diminuíram e aí entra a questão das lombadas e também uma maior consciência dos condutores. Esperamos que isso siga desta forma, porém, como sabemos, acidentes sempre acontecem e na maioria esmagadora das vezes o problema se relaciona, especialmente com alta velocidade combinada com outros fatores.

CRIME CHOCA BAGÉ 1
Um crime ocorrido na madrugada do último domingo (26), por volta das 3h, na avenida Marechal Floriano, próximo ao edifício Bella Itália, chocou a comunidade bageense. O início da tragédia foi a briga de um jovem casal na calçada em frente a casa da família da não menos jovem advogada, Ana Laura Borba, de 28 anos. Com a confusão, o pai da advogada foi até o local, momento em que Ana Laura, na tentativa de intervir na briga, pegou um revólver calibre .38, de propriedade da família, com a ideia de intimidar o rapaz de 26 anos, que a agredia a companheira. O fato é que ele conseguir tirar a arma dela e efetuar cinco disparos, acertando um deles em Ana Laura, que morreu no local. O jovem acusado foi preso em flagrante pela Brigada Militar. O crime teve repercussão nacional.

CRIME CHOCA BAGÉ 2

A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bagé emitiu nota de pesar, assinalando que Laura sucumbiu cumprindo seu dever de cidadã ao defender uma mulher que estava sendo vítima de violência doméstica. “Nossa Subseção se solidariza com o sofrimento dos familiares e amigos, diante desta perda irreparável para toda a sociedade”, destaca a nota.

CRIME CHOCA BAGÉ 3
O crime será investigado pela Delegacia de Atendimento Especializado da Mulher (Deam) de Bagé. A delegada Daniela Barbosa de Borba afirmou que todas as providência estão sendo tomadas para o mais rápido possível o inquérito ser concluído e enviado à Justiça. Laura foi velada em Bagé e cremada em Capão do Leão do domingo mesmo.

AUXÍLIO INVALIDEZ EM CANDIOTA
O vereador e ex-prefeito Marcelo Gregório (PSDB), está propondo, em forma de anteprojeto de lei, que os servidores municipais aposentados (inativos) e que tenham algum tipo de invalidez, que recebam um auxílio mensal num teto máximo de R$ 1,2 mil com reajustes anuais conforme o piso municipal de salários (PMS).

DOAÇÃO DE REMÉDIOS EM PINHEIRO
O vereador Cássio Câmara (Progressistas) e a farmacêutica da Prefeitura, Carla Trassante, desenvolveram em parceria um projeto de lei que permite as pessoas da comunidade doarem medicamentos que possuam em casa, estão dentro da validade e que não estejam mais sendo utilizados. De maneira informal, este trabalho já vinha sendo feito pela farmacêutica. “Com a regulamentação em lei vamos poder divulgar e criar pontos de coleta e distribuição desses medicamentos”, destaca a profissional. O projeto, de acordo com Cássio, já começou a tramitar na Câmara e foi batizado de Farmácia Solidária.

ESCUTA EM PINHEIRO 1
A Prefeitura de Pinheiro Machado vai disponibilizar um espaço permanente no Gabinete do Prefeito para escuta de demandas dos vereadores e vereadoras. O espaço estará aberto das 16h às 17h, todas as segundas-feiras.

ESCUTA EM PINHEIRO 2
A Prefeitura de Pinheiro Machado também está implantando uma espécie de Ouvidoria Municipal, que vai receber manifestações: denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios, acesso à informação e simplificação de acesso ao serviço público. A Ouvidoria funcionará toda quarta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30 no prédio da Prefeitura, na rua Nico de Oliveira, 763.

ICMS 1
Os governadores de 11 estados e do Distrito Federal decidiram acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei, sancionada nesta terça-feira (28) que limita a tarifa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre alguns produtos essenciais. A Lei Complementar 194/2022 estabeleceu os combustíveis – incluindo diesel, gasolina e gás natural –, a energia elétrica, as comunicações e os transportes coletivos como itens essenciais “para fins de tributação”. Com isso, os estados e o Distrito Federal ficaram impedidos de cobrar mais de 17% ou 18% de ICMS sobre esses bens e serviços.

ICMS 2
A ação aberta pelos governadores pede uma liminar (decisão provisória) para suspender a lei, que dizem ser inconstitucional. Entre outros pontos, eles argumentam que as unidades da federação têm autonomia na fixação de alíquotas tributárias. Os mandatários locais demonstraram também preocupação com a redução da arrecadação, e destacaram que os combustíveis foram responsáveis por 86% das arrecadações estaduais e distrital em 2021. A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) foi aberta pouco depois de estados como São Paulo e Goiás se adiantarem e limitarem, por conta própria, suas alíquotas de ICMS sobre combustíveis. Na peça inicial, eles argumentam que a redução do ICMS como proposto pelo governo federal é “inexequível”, por se tratar da principal fonte de arrecadação dos estados e do DF. Assinam a ação os governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. Nenhum dos estados do Norte ou Sudeste figuram como parte na ADI.

PELAS MÃOS DO PAMPA 1
Nesta terça-feira (28), foi inaugurada no espaço Carlos Santos, na entrada da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a exposição “Pelas Mãos do Pampa”, com a apresentação de produtos em lã e a presença de cerca de 10 artesãs de Bagé, Caçapava, Dom Pedrito, Piratini e Candiota. A exposição deve ter continuidade até a próxima sexta-feira (1º) e está aberta ao público no horário de atendimento da Assembleia Legislativa, entre 8h30 e 18h30.

PELAS MÃOS DO PAMPA 2
A mostra foi proposta pelo deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) e contou com o apoio para a sua realização da Associação para Grandeza e União de Palmas (AGrUPa), Cooperativa Agropecuária Alto Camaquã e a Associação para o Desenvolvimento do Alto Camaquã (ADAC), todas entidades representativas do setor ovinocultor. O evento, segundo Mainardi, está sendo realizado para marcar a sanção pelo governador Ranolfo Vieira Júnior da Feira Estadual de Moda em Lã e do Novo Fundovinos, ambos projetos do deputado. “É um momento de alegria poder ajudar na visibilidade de uma produção de tanta qualidade e de tanta importância para a nossa região, mas que às vezes é pouco conhecida. Nosso esforço aqui na Assembleia é justamente recuperar o espaço que essa cadeia produtiva já teve em nosso estado”, disse o deputado na abertura.

PELAS MÃOS DO PAMPA 3
Vera Colares, da AGrUPa, uma das organizadoras do evento, falou em nome das entidades do setor e enfatizou a importância de ter os produtos da região expostos para todo o estado. Segundo Colares, são mais de 100 mil famílias em todo o Rio Grande do Sul envolvidos na cadeira produtiva da ovinocultura e da lã. “Somos muitos, mas a ovinocultura já teve ainda mais espaço no estado. Estamos todos os dias buscando esse espaço. Nossos produtos apaixonam e nossa produção precisa de apoio e de valorização”, disse.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook