Papo de redação – 27/FEV/2025

PONTE SOBRE O JAGUARÃO

Depois de 11 anos e muitas idas e vindas, além de muita luta coletiva, a obra da nova ponte sobre o Rio Jaguarão, na tríplice fronteira entre Candiota, Aceguá e Hulha Negra, está concluída. Segundo o TP apurou, nesta sexta-feira (28), haverá uma fiscalização de engenharia no local para liberação do trânsito sobre a nova estrutura de tem cerca de 100m. Os recursos na ordem de R$ 3,3 milhões, são do governo federal, com execução do governo do Estado, por meio de uma licitação vencida pela empresa Lavoro Engenharia.

 

PONTE SOBRE O JAGUARÃO 2

A conclusão da obra teve um esforço conjunto de muitas lideranças da região, por meio do Cideja e do Fórum das Águas. A inauguração ainda não tem uma data e deve ser um momento bem festivo para toda a região, já que a ponte serve, além dos três municípios diretamente envolvidos, também a Pedras Altas e Herval, pois é caminho, especialmente para o Hospital da Colônia Nova.

 

DESVIOS FURADOS

Muitos caminhoneiros estão usando as estradas da Ferraria e Rubira para desvio do bloqueio na BR-293, km 68, na ponte sobre o Rio Piratinizinho, em Piratini, que está com avarias estruturais e estão sendo avaliadas as medidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes. O problema é que muitos deles estão ficando atolados pelo caminho. Essas estradas não estão preparadas para este tipo de trânsito. Se está falando num desvio pela ERS-265, entre Pinheiro e Piratini, porém este trecho ainda depende de reparo para poder ser viável.

 

TRANSCAMPESINA JÁ

O novo problema na BR-293 mostra que precisamos urgente da Rodovia Transcampesina, que quando pronta vai se tornar importante via de escoamento para o Porto de Rio Grande, bem como, uma alternativa à hoje única saída asfaltada que a região tem para Pelotas e a região mais ao Sul do Rio Grande do Sul.

 

LULA E OS FÓSSEIS

Durante sua fala no ato de retomada da indústria naval em Rio Grande, no início desta semana, o presidente Lula se referiu aos combustíveis fósseis. “Ah, mas agora a gente está discutindo a transição energética, a gente não precisa mais de petróleo, agora é eólica. Tudo bem, sou contra os fósseis, mas só quando pudermos prescindir deles. Enquanto não puder, a gente tem que ter”, disse.

 

FOLADOR E O POLO NAVAL

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB) externou felicidade com o anúncio feito pelo presidente Lula, em Rio Grande, pela retomada dos investimentos no Polo Naval. O prefeito lembra que a iniciativa aquece a economia regional e beneficia as cidades, especialmente Candiota, que possui mão de obra qualificada para trabalhar nesta indústria. Ele recordou ainda que muitos candiotenses trabalharam no auge do Polo há cerca de uma década. “Eu bato palmas para esta iniciativa do governo federal”, disse.

 

UTE NOVA SEIVAL

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comunicou esta semana que o processo de licenciamento ambiental da Usina Termelétrica (UTE) Nova Seival foi encerrado a pedido do empreendedor, que formalizou a desistência por meio de carta protocolada. O projeto tinha como responsáveis as empresas Copelmi Mineração e Energia de Campanha.

 

UTE NOVA SEIVAL 2

O projeto previa a instalação da UTE nos municípios de Candiota e Hulha Negra, com potência estimada de 726 MW, a partir da queima de carvão mineral. O processo de licenciamento teve início em 2019 e, em 2021, a análise de viabilidade ambiental foi concluída. Se efetivada, esta seria a maior usina térmica do Estado em capacidade instalada, e a segunda maior do país movida a carvão mineral, atrás apenas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Santa Catarina. Segundo o TP apurou, o cenário desfavorável foi fator importante para a desistência, além de um processo de transição energética que a Copelmi está conduzindo.

 

 

CARTAZ DA CRISTINA

Já virou cena comum nas lutas e andanças por uma solução para a Usina de Candiota, estar lá, em local estratégico, um cartaz empunhado pela diretora estadual do Sindicato dos Eletricitários (Senergisul), Cristina Gonzales.

 

71 ANOS DA ESCOLA LASSANCE

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Dario Lassance completou 71 anos de existência e de serviços prestados à educação de Candiota, no último dia 22 de fevereiro. Com uma média de 400 alunos, ela é a maior escola estadual do município e está localizada na região central da cidade. Para comemorar essa data tão especial, a comunidade escolar se envolveu durante uma semana em atividades voltadas à data festiva.

 

71 ANOS DA ESCOLA LASSANCE 2

Foi realizado um mutirão de limpeza e plantio de mudas de flores pelos pais, alunos, professores e funcionárias, além de uma gincana que envolveu parte dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. “Ações que envolvem à comunidade escolar, fortalecem vínculos saudáveis e agregam valores aos envolvidos. É necessário que todos sintam-se pertencentes ao processo para assim construírem uma escola participativa, inclusiva e democrática”, salientou a diretora do educandário, Simone Costa.

 

GABRIEL SOUZA, CANDIOTA E LULA

A fala cirúrgica do governador em exercício, Gabriel Souza (MDB), durante o ato do Polo Naval, em Rio Grande (ver matéria nesta edição), pedindo ao presidente Lula que olhe para a questão da Usina de Candiota, é digno de nota e elogio. Obrigado Gabriel! Na foto, ele está entre o presidente e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

 

Comentários do Facebook