Papo de Redação 27/MAR a 1º/ABR

ÁGUA EM CANDIOTA 1
Um temporal, uma queda de energia e muita polêmica nas redes sociais em Candiota, além é claro de transtorno para quem fica sem o serviço. Mais uma vez, a sede do município ficou praticamente 24h sem abastecimento de água no último final de semana. O fato foi gerado, segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, pela queima de um transformador elétrico nas proximidades da Estação de Tratamento de Água (ETA) central. Houve demora na troca por parte da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), segundo a Prefeitura, devido a inúmeras ocorrências para serem atendidas naquele momento e por isso, causou tanto tempo de desabastecimento.

ÁGUA EM CANDIOTA 2
Sempre quando ocorre falta de água há um grande debate nas redes sociais, pois é uma pendenga política, que vem desde sempre. O fato é que o pessoal que está no governo atual, no ano passado era oposição e vice e versa. A fragilidade do sistema de água em Candiota é de fato alvo de disputa política e usada como crítica a quem está a frente da Prefeitura. O fato é que durante os 29 anos de cidade, completados agora no último dia 24 de março, já se avançou bastante neste sentido, porém não o suficiente para se dizer que o sistema é seguro.

ÁGUA EM CANDIOTA 3
A atual gestão disse em campanha política e reafirma agora, que irá adquirir geradores elétricos para fazer frente a este problema da falta de energia. O vereador Marcelo Gregório (PSDB) afirmou na última segunda-feira (22), que participou de uma reunião na Prefeitura e que foi dada a ordem pelo prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) para a compra imediata por licitação de quatro geradores (dois para o sistema da sede do município e dois para a Vila Operária).

ÁGUA EM CANDIOTA 4
O fato é que os geradores, como todos sabem, não irão solucionar a fragilidade do sistema – apenas uma parte dele. Se sabe que ainda há problemas de armazenamento, captação de água bruta, disparidade nas bitolas das redes de distribuição, entre outros, além do mais grave e sério problema, que é o não controle de consumo (hidrometria) – quem tem duas piscinas e três banheiros paga o mesmo de quem tem uma moradia modesta. Outra situação muito comum é que grande parte das residências não possuem qualquer tipo de reservação, ou seja, caixa d’água. Sem falar que há uma inadimplência de cerca de 80%, num sistema que opera com cerca de R$ 2 milhões de déficit anuais. Não há mundo um sistema de saneamento que se sustente com qualidade, tendo esses números.

SIMCA E SIMPIM
Os dois sindicatos de municipários, de Candiota (Simca) e de Pinheiro Machado (Simpim) estão em luta para que ambas as prefeituras remetam par as respectivas câmaras, a reposição salarial da inflação do período. Segundo a Lei Complementar 173/2020, fica vedado o reajuste salarial até 31 de dezembro deste ano. Contudo, há entendimentos, inclusive do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), de que reposição inflacionária não se caracterizaria como reajuste. Tanto em Candiota como em Pinheiro, ainda não há uma definição por parte dos executivos sobre a questão. O fato é que há forte pressão dos sindicatos para que a medida seja adotada. Na próxima segunda-feira (29), o presidente do Simca, Marcelo Belmudes, irá ocupar a Tribuna Livre na Câmara candiotense, abordando o tema.

FERIADOS E DATA CERTA
Este ano, tanto Hulha Negra como Candiota, trocaram as datas do feriado de aniversário das cidades, que comemoraram 29 anos no último dia 24 de março (quarta-feira). Hulha decretou o feriado para a segunda (22) e Candiota para esta sexta (26). No decreto de Candiota, a justificativa para a mudança é que prejudica a atividade econômica. O fato é que em 2021, essa mudança se abona em função da pandemia, pois se tem visto a unificação de feriados para se evitar a circulação de pessoas. Contudo, em Candiota, essas mudanças de datas apoiadas em argumento frágil de prejudicar a atividade econômica, já haviam sido superadas num passado próximo. Datas são importantes, assim como nomes, e devem ser respeitadas.

ALIMENTOS PARA CANDIOTA

A Secretaria de Assistência e Inclusão Social de Candiota recebeu uma doação de 300kg de massa, da empresa Germani, em parceria com o Bagé Basquetebol Clube(BBC). A doação, conforme relatou a secretária Andreia Rangel, será revertida às famílias carentes do município, através da inserção em cestas básicas. O Executivo disse que a ajuda chegou em uma boa hora, que enche de esperança e traz confiança de dias melhores. Também participaram do ato simbólico o professor Bruno Lopes e o atleta Franco Teixeira, além do secretário de Educação, Michel Feijó.

VISITA EM HULHA

Nesta semana, a vereadora de Hulha Negra, Tanira Ramos (PTB), postou em sua página oficial no Facebook, a realização de mais uma visita a setor administrativo da Prefeitura. Desta vez, ela visitou o Setor de Contabilidade para obter informações com a contadora Ana Lídia Munhoz sobre como funciona o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o orçamento da Prefeitura e o funcionamento dos desdobramentos relativos às emendas parlamentares destinadas ao município. A vereadora já percorreu outros setores para conhecer a situação em cada área.

VISITA EM PINHEIRO

O prefeito em exercício de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, junto à chefe de gabinete, Lóren Ferreira, realizou uma visita cordial ao empresário Luiz Eduardo Batalha, na Estância Guarda Velha. Na ocasião, o empresário apresentou seu novo investimento, uma indústria moderna e automatizada que processa conservas de diversos tipos, como azeitonas, milho, alcaparras e outros produtos. Batalha já trabalha há alguns anos com a produção de azeite de Oliva e expôs que a colheita de sua propriedade gira em torno de 25 mil quilos de azeitonas por dia com o emprego de cerca de 100 pessoas.

AVALIAÇÃO EM PINHEIRO 1

No início desta semana, os secretários de Pinheiro Machado estiveram reunidos com o prefeito em exercício, Ronaldo Madruga. A pauta foi a prestação de contas de cada Secretaria no mês de fevereiro. A Secretaria da Fazenda apresentou seus esforços para buscar o equilíbrio entre receita e despesa, trazendo, segundo nota emitida pela Prefeitura, pouco a pouco resultados positivos nas finanças do município.

AVALIAÇÃO EM PINHEIRO 2
O prefeito relatou as suas principais ações de contingenciamento tomadas desde o início, tais como: controle de gastos, liberação somente do extremo necessário, verificação dos pagamentos judiciais, aproveitamento máximo do pessoal do quadro para a contratação ser a mínima possível, adoção de escalas de plantão, redução de trabalho em horário que não fosse extremamente necessário, otimização do trabalho das secretarias, busca de apoio junto ao poder legislativo para realizar ações no município com o adiantamento do duodécimo e também busca de apoio junto ao setor privado. “Embora todos os esforços que vem sendo feitos, precisamos de muito mais, principalmente sermos constantes em nossas ações devido a situação do município, dessa forma colocaremos a casa em ordem e voltaremos pouco a pouco a ter credibilidade diante aos fornecedores”, afirmou o prefeito.

Comentários do Facebook