Papo de redação 1º/11/2019

CUIDADOS EM CANDIOTA 1
O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, reuniu toda a sua equipe esta semana para alertar sobre a realidade financeira do município em meio à crise que atinge todo o Brasil e em especial o setor público. O prefeito alerta que os repasses tanto da União quanto do Estado estão severamente limitados (em muitos casos nem chegam), além do que, a economia em baixa tem refletido negativamente na arrecadação dos municípios. Conforme ele, Candiota, por questões específicas e de diversas medidas tomadas ao longo da atual administração, ainda vive uma situação estável, porém, ressalta Adriano, que não permite descuidos. “Temos feito o dever de casa e este é um momento de cautela”, assinala.

CUIDADOS EM CANDIOTA 2
O prefeito cita como exemplo a saúde. Conforme Adriano, o desemprego, a crise até do sistema de planos de saúde e a escassez de recursos das esferas superiores, fazem com que as pessoas cada vez mais procurem a Prefeitura para tratamento de saúde. “Tudo para no município, sobre nossas costas. Até agora não deixamos de atender ninguém, de dar um encaminhamento, uma assistência, porém é uma situação bem delicada”, reflete.

CHUVAS
Na região, para agravar ainda mais a situação que já não é das melhores, ainda ocorreram diversas problemas ocasionados pelo excesso de chuvas. Queira ou não, os municípios são afetados diretamente, porque, especialmente as estradas do interior em boa parte foram destruídas pelas águas, sem falar em pontes, pontilhões e passagens molhadas. Esperar por recursos da União ou do Estado é quase ilusão e mais uma vez, as prefeituras precisam dispor dos seus parcos recursos próprios para enfrentar os estragos.

BENEFICIAMENTO DO CARVÃO
As obras de montagem e construção de uma planta de beneficiamento do carvão mineral (jigagem) avançam na Usina de Candiota (foto). Com a tecnologia em funcionamento, além de melhorar a qualidade do carvão, também há muitos benefícios ambientais.

TITULAÇÃO EM PEDRAS ALTAS 1
Foram assinados nesta quarta-feira (30), em ato (foto) realizado no Sindicato Rural de Pedras Altas, 20 processos para o encaminhamento da titulação de terras de pequenos proprietários do município. O projeto inédito em nível de Brasil, é fruto de um convênio entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), com execução da empresa Setta, de Santa Catarina. Com ele estão sendo regularizadas 520 propriedades rurais dos sete municípios que integram o consórcio (Aceguá, Hulha, Negra, Candiota, Pedras Altas, Herval, Pinheiro Machado e Piratini).

TITULAÇÃO EM PEDRAS ALTAS 2
O ato era para contar inicialmente com a presença do superintendente do Incra-RS, Tarso Teixeira, que já estava na região, mas de última hora precisou se deslocar até São Gabriel em função do falecimento de um familiar. Prestigiaram, além de praticamente todos os beneficiados, o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, o presidente do Cideja e prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, bem como o chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra-RS, Jocelito Zanatta, entre outras autoridades. Após as assinaturas, os presentes foram convidados para um almoço.

ELEIÇÕES EM PINHEIRO
Cresce as especulações sobre possíveis candidaturas a prefeito em Pinheiro Machado. O nome do ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo (PSDB), que governou a cidade de 1997 a 2004, está entre os mais cotados, porém não há confirmação oficial sobre seu retorno à Terra da Ovelha, lembrando que desde 2004 ele tem domicílio eleitoral em Candiota, quando tentou concorrer naquele ano – porém por não haver se desincompatibilizado da Prefeitura pinheirense, teve sua candidatura indeferida. Em 2016, ele efetivamente concorreu, tendo ficado na segundo colocação. Para concorrer à Prefeitura de Pinheiro Machado, Betiollo terá que transferir seu título de eleitor e filiação partidária até março de 2020.

POR MAIS ANTÔNIOS
Curtidas, comentários e compartilhamentos. Uma publicação da Prefeitura de Candiota no Facebook foi bem visualizada pela comunidade. Ela mostra um médico prestando atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade do assentamento Oito de Agosto na tarde desta quarta-feira (30), utilizando apenas a luz externa que entrava pela janela em um dia de chuva, e a do celular do profissional. Isso porque faltou luz em razão das fortes chuvas que afetaram a região, mas o médico Antônio Lafayette não deixou de comparecer a unidade e atender os pacientes que necessitavam dos seus cuidados. A atitude foi considerada exemplar pela administração e merece mesmo reconhecimento.

Comentários do Facebook