Papo de Redação 30/JAN a 5/FEV

CAMINHÕES EM CANDIOTA
A Vila Residencial, em Candiota, dia desses, chegou a ficar cerca de 10h sem energia elétrica após um caminhão ter batido na fiação e arrancado um poste na entrada da localidade. Esta semana, segundo relatos, novamente um caminhão bateu nos fios, porém sem arrancá-los, mas os rebaixando. A comunidade está pedindo que haja placas de sinalização, coibindo o trânsito de caminhões com determinadas alturas dentro da comunidade. Houve registro também esta semana de que um caminhão chegou a tocar nos fios de energia na avenida Luiz Chirivino, na sede do município.

MOÇÃO EM CANDIOTA

A vereadora Luana Vais (PT), em nome da bancada do partido, protocolou na Câmara candiotense uma moção de repúdio à proposta de venda da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-D) marcada para o dia o dia 31 de março. A parlamentar enumerou 13 motivos para a não privatização. O vereador e presidente da Câmara, Gildo Feijó (MDB) disse que ele e seu partido votariam a favor da proposta. Ao fim, a proposta foi aprovada por unanimidade dos vereadores e já foi enviada ao governo do Estado, Assembleia Legislativa, entre outros órgãos e autoridades.

AUDIÊNCIA EM CANDIOTA
A vereadora Hulda Alves (MDB) disse na tribuna esta semana, que está acertando a data para a realização de uma audiência pública no sentido de o governo municipal prestar contas dos 30 primeiros dias de atuação e também dar um panorama de como encontrou a Prefeitura.

TRANSPORTE EM CANDIOTA
O vereador Ataídes da Silva (PT) pede que haja uma mobilização para a volta do ônibus para a zona rural ao menos três vezes por semana. Ele diz que a empresa que fazia antes o trajeto não tem mais interesse. Ataídes entende que é necessário buscar outra empresa interessada e restabelecer o serviço, pois a comunidade rural, especialmente os assentamentos, estão sofrendo sem este transporte.

ATENDIMENTO EM CANDIOTA
O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) promete não ter hora para terminar de atender a comunidade diariamente na Prefeitura, contudo modificou o horário de início dos atendimentos. A partir desta segunda-feira (1º), ele passa a atender o público a partir das 15h, sem prévio agendamento, por ordem de chegada e até ter a última pessoa a ser atendida. Até este horário, Folador quer se dedicar as questões administrativas e de planejamento do governo.

TALÃO DE PRODUTOR EM CANDIOTA
O prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador e o vice-prefeito, Paulinho Brum, estiveram reunidos com o secretário de Administração e Finanças, José Granato, secretário de Agropecuária, Claudivan Brusque, e representantes da Emater Candiota, Matheus Caetano e Hulda Alves, para tratar sobre a ação conjunta das entidades para que os produtores que estão em fase de regularização e renovação dos contratos de concessão do uso da terra, consigam emitir o talão do produtor. De acordo com a Prefeitura, para que os talões possam ser emitidos, as equipes técnicas da secretaria de Agropecuária e Emater irão visitar os lotes e elaborar um laudo para que a secretaria de Administração e Finanças possa liberar o talão do produtor.

DESCARTE IRREGULAR EM CANDIOTA
Ao que tudo indica o problema de descarte irregular de lixo e entulhos continua em Candiota. O TP acompanha há vários meses uma luta para disseminar a prática, sem sucesso até o momento. O novo governo também já se empenha pela busca de uma solução. Na terça-feira (26) foi realizada a limpeza geral de uma área que foi identificada como local de descartes impróprios e estava com um acúmulo muito grande de entulhos no residencial Viver Melhor. Três caminhões de entulhos foram retirados do local. Na tentativa de mudar a realidade, além da identificação e limpeza das áreas com acúmulos de resíduos, está sendo formulada a identificação – com instalação de placas, cercamento e monitoramento com câmeras – de locais que serão exclusivos para receber descartes. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (53)999450661.

INAUGURAÇÃO EM CANDIOTA

Inaugura na próxima terça-feira (2), uma loja da rede de farmácias São João, no centro de Candiota. A loja fica localizada na rua Assis Freitas, 215, praticamente ao lado da agência do Banrisul. No local originalmente funcionou o Mercado Bonix. A inauguração está prevista para às 9h.

PNEUS EM PEDRAS ALTAS
A Prefeitura Municipal de Pedras Altas, por intermédio da Secretaria de Saúde e dos Departamentos de Vigilância Ambiental em Saúde e Vigilância Sanitária e com apoio da Secretaria de Obras, realizou na manhã desta quinta-feira (28) uma coleta pneus velhos alojados nas borracharias e oficinas locais. Foram recolhidos cerca de 400 pneus que estavam em sua maioria a céu aberto, acumulando água parada e aumentando o risco de dengue em nosso município.

ANVERSA EM HULHA NEGRA
Estiveram reunidos nesta semana na sede da empresa Anversa em Bagé, com a gerente administrativa Maria da Graça e com a gerente financeira Mila da Silva, os vereadores de Hulha Negra Jorge Coelho (PDT), Diego Rodrigues (Progressistas) e Tanira Ramos (PTB). Na ocasião, foram discutidos assuntos referentes a melhorias na prestação de serviços por parte da empresa Anversa no que se refere ao transporte intermunicipal ofertado à comunidade. A O retorno de dois horários reduzidos em razão da pandemia e cuidados com atrasos dos veículos foram pautas discutidas. Um documento foi enviado ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para solicitação de retomada dos horários.

UNIÃO EM HULHA NEGRA
Hulha Negra passou por uma renovação na Câmara de Vereadores na última eleição e uma promessa vista por parte de alguns parlamentares é a união de forças em prol de benefícios para o município. Ao que tudo indica, ao menos de forma inicial, a promessa está se cumprindo, visto que vereadores de três partidos diferentes já começaram a realizar visitas conjuntas na busca de benfeitorias para a população. A ação é muito positiva e, se continuada, tem grandes chances de gerar bons frutos nas mais diversas áreas.

INDICAÇÕES EM HULHA NEGRA
Em Hulha Negra, um assunto sempre pautado pelos vereadores é a solicitação de melhorias nas estradas do interior do município em razão, principalmente, do escoamento da safra. A Câmara de Vereadores transcorre com a realização de reuniões da Comissão Representativa e solicitações de atenções especiais em algumas localidades já foram solicitadas ao Executivo apesar das chuvas que causam transtornos nas estradas. Segue a pauta.

CPI EM BAGÉ 1
Na manhã desta sexta-feira (29), os vereadores de oposição Ruben Salazar, Caren Castêncio e Flavius Dajulia, juntamente dos vereadores de situação Michelon Apoitia, Cléber Zuliani e Cláudia Messias, protocolaram (foto) o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os altos preços dos combustíveis em Bagé.

CPI EM BAGÉ 2
O objetivo da CPI é descobrir a razão que faz de Bagé a cidade com o combustível mais caro do país, sendo matéria, inclusive, de telejornais em nível nacional. A CPI é uma iniciativa do vereador Lelinho Lopes. “A CPI não tem qualquer intenção de imputar culpa nos donos de postos de combustíveis da cidade, mas de encontrar caminhos para que esses estabelecimentos consigam diminuir o preço na bomba para os consumidores”, apontou Lelinho.

CPI EM BAGÉ 1
Os vereadores pretendem formar a Comissão ainda no período de recesso, a partir da próxima semana, caso todas as bancadas de vereadores estejam com seus representantes. Vale lembrar que os vereadores que assinam o protocolo de abertura da CPI não podem participar como membros da comissão.

BIBLIOTECA EM PINHEIRO

Nesta quinta-feira (28), a Biblioteca Municipal Nico Duarte, em Pinheiro Machado, foi reaberta. No ato estavam o prefeito interino Ronaldo Madruga e o secretário de Educação, Sandro Rosa, que realizaram uma transmissão ao vivo (foto) para marcar a iniciativa. O TP publicou no seu site que o espaço estava fechado há cerca de 10 anos. O tempo foi contestado. A ex-secretária de Educação no governo Felipe da Feira (2013-2016), Marilete Peres, disse que a biblioteca não teve atendimento externo só a partir de 2018. Já o atual secretário disse que o espaço estava fechado e sem atendimento há mais de quatro anos. O fato é que a informação de cerca de 10 anos, objetivamente não é correta, porém o jornal não conseguiu uma precisão no tempo de fechamento. Mas enfim, a biblioteca desde a quinta está funcionando das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30h.

TÉCNICA E COMERCIAL 1
Este ano, em função da pandemia, a Feovelha, que está em sua 37ª edição, está sendo apenas técnica e comercial. Em 2017, o evento esteve prestes a não acontecer. Naquele ano aflorou o debate interno que há no Sindicato Rural pinheirense – promotor do evento, sobre o formato que deve ser a Feira e Festa Estadual da Ovelha. Ganha força agora a corrente que acha que a Feovelha deve abandonar a parte festiva e sim se dedicar apenas a parte técnica e comercial, como está sendo este ano por causa da Covid-19.

TÉCNICA E COMERCIAL 2
O jornal já expressou diversas vezes que a Feovelha, no formato feira e festa, é um patrimônio da cidade e do RS. Se de fato prosperar a tese apenas da feira, ela deixa de ser algo de todos para se tornar restrita, interessando apenas a produtores e com viés estritamente econômico. Pinheiro Machado, enquanto comunidade, deveria debater isso com maior profundidade para saber se é isso mesmo. Aqui não se está em julgamento o certo ou o errado, pois só quem caminha sabe onde dói os pés. Porém está em jogo sim, algo carregado de sentimento, história e cultura, que leva o nome do pampa e de Pinheiro para além fronteiras. O debate está colocado, mais uma vez.

Comentários do Facebook