JULGAMENTO EM BAGÉ
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) julga nesta terça-feira (7), a partir das 14h, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), sobre um suposto abuso de poder político e econômico ocorrido na campanha eleitoral bageense de 2020. Os acusados são o prefeito Divaldo Lara, o seu vice Mário Mena Kalil (ambos do PTB) e o empresário Luciano Hang. A acusação é sobre uma transmissão ao vivo nas redes sociais de Divaldo antes das eleições (foto), onde Hang teria condicionado a construção de uma unidade das lojas Havan em Bagé à reeleição de Divaldo, bem como, atacado o candidato adversário, o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT).
Reprodução TP
JULGAMENTO EM BAGÉ 2
A ação impetrada pela coligação de Mainardi, foi julgada improcedente em primeira instância e agora se encontra em fase recursal. O representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), José Osmar Pumes, recomenda a cassação dos mandatos de Divaldo e Mena, a inelegibilidade de Divaldo e Luciano Hang por oito anos e a realização de novas eleições na cidade.
RESPOSTA EM CANDIOTA
O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB), aproveitou o espaço na última semana, quando de uma reunião para debater o acesso de recursos para a cultura, por meio da lei federal Paulo Gustavo, para rebater a promessa do vereador Guilherme Barão (PDT), de que entraria com um pedido de cassação ao mandato de Folador por não cumprir os prazos de envio das leis orçamentárias para a Câmara. A reunião aconteceu no plenário do Legislativo local e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (foto).
RESPOSTA EM CANDIOTA 2
Folador disse que a Câmara faz muitas coisas bacanas e respeitosas, mas também muitas inverdades são ditas ali. “Para cada mentira que venha, nós temos o dever de dizer a verdade, porque não podemos ser omissos e covardes. Claro que temos erros (…). Mas um vereador, eleito pelo povo, vir aqui querer enganar a população com impeachment do prefeito, porque um documento tardou uns dias, isso é covardia. A gente tem que tratar as coisas é no respeito, com honra e com transparência, porque nosso trabalho é transparente (…)”, afirmou.
PROTOCOLO EM CANDIOTA
Até o fechamento desta edição, ainda não havia protocolo com o pedido de cassação, sendo que o vereador Guilherme Barão não compareceu na sessão da Câmara desta segunda-feira (6), por conta de uma cirurgia no quadril que será submetido. A Prefeitura, conforme o secretário de Administração e Finanças, José Carlos Granato, havia prometido em matéria no jornal, protocolou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já na quarta-feira passada (1º).
MESA EM CANDIOTA
O embate entre Guilherme e Folador se dá a menos de dois meses da eleição da mesa diretora que vai comandar o Legislativo em 2024 – ano eleitoral. Nos bastidores, o nome de Guilherme aparece como o único, por enquanto, a postular a presidência.
RECICLÁVEIS EM CANDIOTA
O armazenamento de recicláveis no pátio dos fundos da Agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine), na sede de Candiota e a publicação nas redes sociais de imagens com materiais espalhados pela área, fez com o TP procurasse a secretária de Meio Ambiente, Josuelem Duarte. Ela informou que um trabalho de retirada dos materiais do local já estava agendado para o início desta semana. “O local não era adequado, mas era preciso dar um apoio às famílias que tiram seu sustento dos recicláveis. Durante um período procuramos uma área para transferi-los e há umas duas semanas conseguimos esse espaço. Apesar do local, os materiais não ofereciam riscos, estávamos constantemente monitorando, mas tudo estará de acordo nesta terça”, explicou Josuelem.
Divulgação TP
LANÇAMENTO DE LIVRO
Acontece na próxima sexta-feira (10), o lançamento do livro “O último gaúcho brasileiro-oriental”, uma biografia e memórias de Edu Macedo. A obra é do escritor e historiador candiotense Cássio Gomes Lopes. O evento acontecerá a partir das 19h, na sede da Sociedade Uruguaia, na Rua Salgado Filho n° 299, esquina com a rua Gomes Carneiro, em Bagé. Na oportunidade haverá apresentação do músico uruguaio Santiago Martin Soares de Lima.
Divulgação TP
MUTIRÃO DAS CASAS EM CANDIOTA
Acontece a partir desta terça (7) e indo até a quinta (9), um mutirão de atendimento e orientação jurídica em relação ao processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) para a doação das casas da CGT Eletrosul aos atuais ocupantes dos imóveis das vilas Operária e Residencial. O mutirão é liderado pela Defensoria Pública do Estado (DPE-RS) e acontece no Centro Cultural de Candiota (antiga Usina I), na Vila Residencial. Para facilitar a locomoção, a Prefeitura disponibilizará uma van, a fim de efetuar o deslocamento dos moradores das duas comunidades até o local do mutirão. Os moradores precisam reunir uma série de documentação, que já foram amplamente divulgados.
ENEM
O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou, nesta segunda-feira (6), o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, após o vazamento de imagens da prova no domingo (5), primeiro dia de aplicação das provas. “De forma alguma”, disse, quando questionado sobre a possibilidade de cancelamento. Camilo falou com a imprensa no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a Polícia Federal (PF) investiga o caso. A imagem de uma prova de redação do Enem 2023 circulou nas redes sociais e em grupos do WhatsApp. “Ontem (domingo), tivemos duas diligências da Polícia Federal em relação às imagens circuladas, uma em Pernambuco e outra aqui no Distrito Federal. Portanto, a Polícia Federal continua apurando e fazendo as investigações necessárias para identificar qualquer tipo de ilícito”, disse.
ENEM 2
O ministro afirmou que o balanço da primeira etapa de provas foi positivo, com “ocorrências pontuais”. O primeiro dia de provas do Enem 2023 teve 4.293 candidatos eliminados por violações, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital. No último domingo (5), os estudantes fizeram as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No próximo domingo (12), serão aplicadas as questões de ciências da natureza e de matemática.
ENEM 3
O resultado do Enem é usado para ingresso nas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou para bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). O exame também é usado para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC), programa que financia mensalidades em instituições privadas.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*