Papo de Redação – 8 a 14/JAN/2022

LUTO EM CANDIOTA 1

Faleceu na última segunda-feira (3), aos 80 anos, o eletricitário aposentado Flávio Santos Lopes. Desde 2014, ele lutava contra uma doença neurológica. Em 1972, Flávio aportou em Candiota, que ainda pertencia a Bagé. Após trabalhar numa pedreira e depois na empreiteira Miguel Arlindo Câmara (MAC), ele entrou em 1984 na Usina de Candiota, que pertencia a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), tendo ali se aposentado. Com os quatro filhos ainda pequenos (a caçula tinha apenas 5 anos), Flávio precisou se resignar com a perda precoce da esposa Nadir Ibarra Lopes, que faleceu de câncer em meados da década do 1980. Sem casar novamente, Flávio criou sozinho a família, primeiro dentro de um alojamento, depois na Vila Residencial 2 (rua Jean Carlos Stafutti) e no fim se mudando para uma casa mais ampla na Vila Operária. Com liderança comunitária, por muitos anos, Flávio Lopes esteve a frente do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Candiota, tendo obtido conquistas importantes para esta área. Ele não tinha uma militância assídua, porém sempre foi filiado ao MDB, sendo que o partido publicou uma nota de pesar, lamentando sua morte e exaltando sua trajetória na cidade.

LUTO EM CANDIOTA 2
Sob os intensos cuidados da filha mais nova Gisiane (Gisa) e o genro Gustavo (foto), além dos demais filhos, Flávio passou os últimos anos recluso, porém cercado do carinho da família. Na última terça, segundo Gisa, ele teve uma parada cardíaca em casa, chegando a ser removido para o Pronto Atendimento 24h, mas no caminho não resistiu. Ele foi velado na Capela Municipal e depois sepultado nesta terça-feira (4), no Cemitério de Candiota. Flávio deixa os filhos e filha Marco Aurélio (Tocha), Vladson Romário (Kiko), Vladimir (Pino) e Gisiane (Gisa), e os netos e netas Thais, Renan, Renata, Lucas e João Pedro.

FEIRAS EM HULHA NEGRA 1

Por meio do trabalho do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Hulha Negra, foi aprovada pela Consulta Popular a prioridade defendida pelo órgão, que contempla o município com R$ 200 mil. O recurso é para a implantação de centros de comercialização organização de espaços para pequenos agricultores familiares, agroindústrias e artesanato.

FEIRAS EM HULHA NEGRA 2
O objetivo, segundo a diretoria formada pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Elias Scotto Ritta, pelo vereador Volnei Manfron e o extensionista da Emater, Alex Sandro Dutra de Oliveira, é a construção de uma estrutura para realização das feiras. A próxima fase é a elaboração do projeto, que ficará a cargo da Prefeitura e deverá ser entregue até o dia 7 de fevereiro para que a execução seja garantida. A Prefeitura deverá entrar com uma contrapartida exigida pelo do governo do Estado no valor de R$ 16,2 mil. O convênio será entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seap-DR).

MATEADA RÁDIO INTERATIVA
A pandemia adiou pela segunda vez uma mateada programada pela rádio comunitária Interativa FM 104.9. O evento aconteceria na praça central neste domingo e teria diversas atrações. Uma nova data ainda não foi definida.

NOVA PRESIDENTE EM PINHEIRO
Conforme adiantado pelo TP, a vereadora Laura Ratto (MDB) assumiu a presidência da Câmara de Pinheiro Machado, após o acordo de renúncia do vereador Fabrício Costa (PSB). No Legislativo pinheirense os mandatos são de dois anos. Vale lembrar que Fabrício entrou na vaga deixada pelo então vereador Ronaldo Madruga (Progressistas), que foi eleito presidente da Câmara em 1º de janeiro de 2021 e por conta desta condição assumiu interinamente como prefeito até as eleições suplementares em junho, que ele mesmo venceu.

NOVA MESA EM PINHEIRO
Como Laura era vice-presidente em 2021, todos os demais cargos da mesa diretora foram alterados. O vereador Renato Rodrigues (PSDB), que era 1º secretário ficou como vice-presidente e o vereador Cássio Câmara (Progressistas), que era 2º secretário assumiu a 1ª Secretaria. Na volta do recesso deverá se eleger, conforme regimento interno, um vereador ou vereadora para assumir a 2ª Secretaria.

ASSEMBLEIA DO CIDEJA

Os prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) estiveram reunidos nesta sexta-feira (7), em Aceguá, na assembleia anual da entidade. No encontro, sob a presidência do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB), foi aprovado o orçamento do Consórcio para 2022 e foram debatidas as metas e projetos que deverão ser perseguidas pela entidade no novo ano. A assembleia teve a participação, além de Folador, dos prefeitos Marcus Vinícius Godoy de Aguiar, o Peti (Aceguá), Ronaldo Madruga (Pinheiro Machado) e Renato Machado (Hulha Negra), bem como, do vice-prefeito de Herval, Celso Silveira, que representou o prefeito Ildo Sallaberry. Também participaram alguns membros e o coordenador do Fórum de Desenvolvimento Regional, Econômico, Manejo das Águas e Combate as Estiagens (Fórum das Águas), vereador candiotense Guilherme Barão.

SILAGEM EM CANDIOTA

Devido a grande estiagem que está assolando a região, a Cooperativa de Produção Agropecuária do Pampa Gaúcho (Coopampa) organizou a compra de 77 toneladas de silagem para alimentação dos animais. A cooperativa irá proporcionar o parcelamento em cinco vezes para cada produtor, especialmente os que fazem parte da bacia leiteira. A iniciativa, segundo o presidente da entidade, Márcio dos Santos, busca amenizar as perdas com relação a produção de leite e prevenir a possível perda de animais. A Prefeitura de Candiota viabilizou o transporte.

Comentários do Facebook