Papo de Redação – 8 a 14/MAI/2021

BANCO DO BRASIL EM CANDIOTA
O TP está em contato com a assessoria de Comunicação do Banco do Brasil em Brasília, para saber o que está acontecendo com a agência de Candiota. Os funcionários locais não estão autorizados a dar informações. Até o fechamento da edição impressa do jornal, ainda não havia retorno. O que se sabe oficialmente devido a um cartaz que está afixado na porta, é que desde o dia 4 de maio não há mais atendimento de caixa, apenas por meio dos caixas eletrônicos. Quem precisar deste serviço deve ir a Bagé ou Pinheiro Machado.

NOVO SECRETÁRIO EM CANDIOTA 1

Durante uma reunião de trabalho esta semana na Prefeitura de Candiota (foto), foi anunciado o mais novo secretário a integrar o governo local. O professor bageense Graciano Aristimunha Pereira, de 71 anos, assumiu na última semana a Secretaria Geral de Governo. O experiente político falou sobre a missão que assumiu junto ao governo municipal, se colocando como um ‘soldado’ na luta por um município ainda melhor. “Me coloco junto ao município de Candiota, o prefeito Folador e o vice Paulinho (Brum), como um braço amigo para alavancarmos grandes e necessárias pautas em nível de estado e país. Venho com muita humildade e vontade de ver Candiota e seus filhos progredirem. Contem conosco”, disse Graciano.

NOVO SECRETÁRIO EM CANDIOTA 2
Bacharel em Direito e em Estudos Sociais, com pós-graduação em Educação, Graciano, além da função de professor desempenhada por anos, ocupou por seis mandatos uma cadeira como vereador na Câmara de Bagé, tendo sido presidente do Legislativo neste período. Já atuou em Bagé como secretário de Turismo, de Transporte, de Planejamento e foi diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), além de delegado regional de Educação no governo do Estado. Já foi também funcionário da CGTEE (hoje CGT Eletrosul) e da Entel em Candiota.

NOVO SECRETÁRIO EM CANDIOTA 3
Nas redes sociais e nos meios políticos a nomeação teve repercussão. Houve críticas e elogios. Além da experiência política e de gestão, Folador defende ainda a nomeação de Graciano, pelo fato dele possuir uma estreita relação com o deputado federal gaúcho e atual ministro da Presidência da República, Onyx Lorenzoni.

FISIOTERAPIA EM CANDIOTA 1

No início desta semana, o prefeito Luiz Carlos Folador, o vice-prefeito Paulinho Brum e o secretário de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi, participaram de uma reunião com as fisioterapeutas Ivana Oliveira, Julien Vaz e Luciani Moura, tratando sobre a renovação de contrato, com reajuste, entre a Prefeitura e as profissionais que prestam atendimento a pacientes encaminhados pela secretaria municipal de saúde.

FISIOTERAPIA EM CANDIOTA 2
Segundo o secretário, foi reajustado o valor pago por atendimento realizado pelas profissionais, porque há mais de 10 anos a Prefeitura estava pagando o mesmo valor aos fisioterapeutas contratados para atender pelo município. “São pagas 300 sessões por mês, e o trabalho destas fisioterapeutas tem sido excelente, tanto os atendimentos nos consultórios como os domiciliares. Estamos junto ao prefeito e vice fazendo de tudo para que mesmo neste período de pandemia nenhum atendimento deixe de ser fornecido”, salienta Bibi.

REVISÃO EM CANDIOTA 1

O presidente do Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca), Marcelo Belmudes (foto), ocupou novamente o espaço de Tribuna Livre da Câmara de Candiota na última segunda-feira (3). O sindicalista reafirmou mais uma vez sua convicção de que o Executivo poderia ter concedido ao funcionalismo a revisão anual com recomposição salarial da perda inflacionária. Ele citou o entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), que foi específico a cidade de Canoas, que, segundo ele, possui comprometimento em suas finanças, diferente de Candiota. “Apesar das alegações de ausência de recursos, o Executivo vem aumentando e criando novas despesas, o que comprova a existência de recursos para a aplicação do índice inflacionário dos vencimentos dos servidores públicos municipais”, pediu Marcelo.

REVISÃO EM CANDIOTA 2
A Prefeitura já enviou mensagem à Câmara e ao Sindicato, quando é clara que neste ano está impossibilitada legalmente de conceder a revisão anual. Neste sentido, Marcelo propôs que estão seja dada em janeiro de 2022, visto que oimpedimento, segundo ele, seria até 31 de dezembro deste ano. Ele ressalvou que a reposição em janeiro em nada pode prejudicar a negociação salarial prevista para março, que é a data base-base da categoria. O sindicalista ainda pediu que o Executivo preveja no Orçamento de 2022 esta situação e pediu ajuda aos vereadores para a negociação. A grande maioria dos parlamentares se mostrou parceiro para buscar um entendimento com o Executivo.

AGRICULTURA FAMILIAR

Também ocupando a Tribuna Livre na última segunda-feira (3), o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé e região e da Federação dos Trabalhadores Rurais do RS (Fetag), Milton Brasil, pediu o apoio da Câmara candiotense para que seja agilizado um projeto lei no Congresso Nacional que recompõe os recursos na ordem de R$ 250 bilhões, que haviam cortados do Orçamento da União de 2021 destinado à agricultura familiar, especialmente ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). O sindicalismo afirmou que a mobilização da categoria sensibilizou o governo a voltar atrás.Será apresentada uma Moção de Apoio neste sentido.

RESERVATÓRIO EM HULHA
A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria de Agropecuária, fez a instalação de um reservatório de água próximo ao pórtico de entrada do município, com capacidade para armazenar até 15 mil litros de água potável, está abastecendo as residências de cerca de 17 famílias residentes próximo a avenida Hugo Canto. Segundo a Prefeitura, a medida é paliativa, pois a localidade era abastecida pela água do poço artesiano localizado próximo ao matadouro que está inativo, mas vândalos tentaram furtar a bomba de água e, na ação criminosa, cortaram os fios e a bomba ficou trancada na canalização, não permitindo mais a retirada de água do poço.

13º EM PINHEIRO MACHADO
Após conseguir colocar o salário dos servidores em dia, a atual gestão de Pinheiro Machado estava trabalhando uma forma de pagar de forma antecipada a primeira parcela do décimo terceiro dos servidores municipais. Após reunião com a equipe financeira, o Executivo definiu que a primeira parcela será paga no dia 10 de julho. O prefeito em exercício, Ronaldo Madruga afirmou que se tudo correr dentro do previsto fica confirmado o pagamento para esta data. Ele também frisou ser uma forma de injetar dinheiro na economia da cidade, visto o valor ultrapassar R$ 1 milhão.

FAZENDO O BEM EM HULHA
Universitários do Pólo UAB de Hulha Negra estão realizando o projeto Fazendo o Bem, uma campanha de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene. A ação visa contribuir com famílias em vulnerabilidade social do município. A arrecadação será até o dia 15 de maio nos supermercados, com universitários, tutores e pólo UAB Hulha Negra. No dia 15 haverá o “Dia D”, onde os itens arrecadados serão recebidos em esquema drive thru, das 8h às 18h. Contatos pelos telefones (53) 3249.1365 e 9.99514010.

SESSÕES EM PEDRAS ALTAS

As sessões ordinárias estão ocorrendo normalmente nas Câmaras da região, não sendo permitida a presença de público para que sejam evitadas aglomerações. A maioria ocorre em formato presencial. Durante a bandeira preta, como já registrado pelo TP, a de Hulha Negra suspendeu as sessões durante algumas semanas devido ao alto índice de contaminação da Covid-19. Cabe ressaltar a adaptação feita em Pedras Altas. As sessões estão ocorrendo em formato virtual, pelo Meet, com transmissão ao vivo pela página da Câmara de Vereadores no Facebook (pedrasaltas.legislativo), todas as tardes de segundas-feiras.

VEREADORES DE HULHA 1

Os vereadores de Hulha Negra Tanira Ramos (PTB), Jorge Coelho (PDT) e Luis Gustavo Dias (Progressistas), participaram nos dias 5, 6 e 7 de maio, de um Curso Técnico de Políticas Públicas, promovido pela União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), em Porto Alegre. O curso foi dividido em painéis: Educação, Mulher e Política – com Adriana Lara; A Comunicação como eficiência no exercício do mandato em face dos direitos dos usuários dos serviços públicos – Greicy Weschenfeld; O processo legislativo – Robinson Zahn; Noções básicas e a prática para o início do mandato de vereador – Roger Rosano da Silva Zahan; A gestão democrática pela orientação técnica na construção da lei orgânica e regimento interno.

VEREADORES DE HULHA 2
Para os vereadores o curso foi de grande aproveitamento, principalmente para o crescimento político. A vereadora e secretária da Casa Legislativa de Hulha Negra, Tanira Ramos, acrescentou: “Foram três dias de muito aprendizado, sendo abordados assuntos como comunicação política, oratória, políticas públicas voltadas para os munícipes, a importância da mulher no meio político, regimento interno e lei orgânica. Aprendemos com atividades práticas e teóricas”.

Comentários do Facebook