DE CARA NOVA

Para impulsionar o turismo, Prefeitura de Candiota revitaliza painéis na entrada da cidade

Os desenhos chamam a atenção de quem passa

Painéis de concreto já existiam e foram revitalizados junto a BR-293 Foto: Divulgação TP

Nos últimos dias, quem passa pelo trevo de acesso a Candiota, já deve ter percebido que os painéis que há muito tempo estavam apagados e sem vida, estão de cara nova e destacam desenhos e frases envolvendo o turismo e a riqueza da cidade.

Em conversa com o vice-prefeito e ex-secretário de Turismo, Paulinho Brum, ele explicou que desde o início da atual gestão conversa com o prefeito Luiz Carlos Folador, sobre a atenção e possibilidade de impulsionar o turismo de Candiota e da região, que tem muitas potencialidades. Dentro deste projeto, a equipe começou pela revitalização dos painéis turísticos que ficam localizados na entrada da cidade, na BR-293. “Ainda falta a pintura dos degraus que foram feitos, para que justamente as pessoas possam chegar mais perto e fazer suas fotografias juntamente a família, já que os desenhos são instagramáveis”, comentou Paulinho, mencionando que o próximo passo é realizar o paisagismo no local.

 

DESENHOS

Segundo Paulinho, a escolha dos desenhos foi feita em conjunto com um grande grupo, envolvendo a equipe da Secretaria, que tem como responsável pela pasta Leandro Alves Branco, com o vereador do MDB, Jonas Morais, o John, entre outras pessoas.

O restauro foi feito por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Afonso Hamm (Progressistas), no valor de R$ 100 mil, que foi conquistada por Leandro e demais colegas de partido. A pintura foi feita pelo artista Guilherme Ges, que também foi o responsável pela arte feita no Marco da Batalha do Seival. “No Marco, já temos um planejamento para melhorar o acesso e também colocar placas de identificação”, disse o vice-prefeito.

Sobre as imagens destacadas nos painéis duplos, ele explicou que no primeiro a ideia foi destacar a maior riqueza de Candiota, o ouro negro, com o objetivo de mostrar que o carvão está relacionado com a mineração, mostrando o trabalho como um todo e quebrando o preconceito que existe em torno do assunto. “Quem vem do sentido de Pelotas para Candiota, já vê a placa de ‘Bem-vindo a Candiota, terra nacional do carvão’. Também nessa imagem tem o gado pastando, para mostrar que o nosso solo é fértil e que a pecuária estão paralelamente em sintonia com a mineração”, informou.

No outro lado deste painel, a frase “Minerando o desenvolvimento”, de acordo com Paulinho, sinaliza que a mineração gera o desenvolvimento e ao mesmo tempo tem o cuidado com o meio ambiente, e por isso tem a imagem do pai com os dois filhos mirando o horizonte. “Colocamos a draga da Companhia Riogrande de Mineração (CRM), que é considerada uma das maiores da América Latina”.

Em outro painel, a ideia foi de provocar a curiosidade das pessoas com a informação que pode ser desconhecida até mesmo por muitos candiotenses, a primeira vinícola do Brasil que está localizada em Seival. “A vinícola Marimon e Filhos foi inaugurada em 1888, e até entãoe, é considerada a primeira vinícola do Brasil. A ideia é despertar o interesse das pessoas na nossa cidade, e já estamos conversando com o atual dono da propriedade onde tem as ruínas da vinícola, para no futuro fazermos algum projeto envolvendo o turismo”, comentou.

Do outro lado, a imagem dos olivais também chama a atenção com a frase “Desfrute do Paralelo 31 brasileiro”, que segundo Paulinho, é para mexer com a imaginação de todos e destacar que o município é privilegiado geograficamente pela linha do Paralelo 31.

O secretário Leandro, destacou a revitalização como uma conquista, que só foi possível pelo trabalho de todos os envolvidos. “Foi uma conquista retomar as imagens daqueles painéis, porque hoje a quem passa pela BR 293, os futuros turistas, vão ter mais interesse em conhecer a nossa cidade”, disse ele. “Sou um amante da pasta turismo, do tema turismo e quero fazer com que a população de fora da nossa cidade venha conhecer, porque Candiota é linda, maravilhosa e não polui, precisamos tirar essa também essa imagem”, finalizou Leandro.

 

PRÓXIMOS PROJETOS

 

Segundo Leandro e Paulinho, o próximo projeto a ser realizado é juntamente com o governo do estado e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), com a colocação dos PINS de identificação que serão colocados em pontos estratégicos da cidade. “Vamos potencializar os distritos por meio dos PINS com QRcode, onde as pessoas irão conseguir escanear e conhecerem a mineração,  a história da vitivinicultura, dos olivais, das estações ferroviárias, enfim”.

Além disso, Paulinho também informou que, até o final do primeiro semestre de 2024, o meio rural vai começar a receber identificação com a localização dos assentamentos e das estâncias.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook