CORONAVÍRUS

Parecer indica que Pinheiro Machado teve salto de 225% nos casos de Covid-19

 

Gráfico mostra avanço da doença na cidade Foto: CES/Especial TP

Um parecer emitido pelo corpo técnico do Comitê Extraordinário em Saúde (CES) de Pinheiro Machado, que o TP teve acesso, mostra muita preocupação com a velocidade de propagação do vírus na cidade. “Considerando que ao encerrar a semana epidemiológica 28, tínhamos quatro casos confirmados de Covid-19 no município, e atualmente, no início da semana 30 confirmamos o 13º caso, correspondendo um aumento de 225%. E também se analisarmos os dados de pessoas monitoradas nas mesmas semanas temos um aumento de 70% de casos notificados por síndrome gripal ou por contato com caso confirmado”, ressalta o documento.

Contudo, o parecer 15/2020 foi emitido na última quarta-feira (22), sendo que no dia seguinte, na quinta (23), um novo caso foi confirmado, elevando assim para 250% o aumento em duas semanas, ou seja, de quatro para 14 casos. Destes, cinco estão ativos.

No documento assinado pelos membros da CES, a recomendação é que haja o cancelamento da realização de cultos, missas e atividades religiosas de qualquer natureza, a fim de evitar aglomeração de pessoas e propagação do vírus, pelo período de 15 dias. “Ainda, nos últimos dias percebemos que a população não tem aderido às medidas de distanciamento mínimo entre pessoa, fica claro que essa medida torna-se ainda menos aplicável em um ambiente fechado. Devemos levar em consideração que cada caso confirmado há um aumento de considerável de possíveis casos positivos, devido contatos prévios à internação domiciliar. Estamos em um momento ascendente no número de casos confirmados”, alerta o parecer.

BANDEIRA VERMELHA – Para agravar a situação, nesta sexta-feira (24), a região de Pelotas (R21), da qual pertence Pinheiro Machado, voltou, ainda de forma preliminar, a classificação de bandeira vermelha (risco alto), no programa de Distanciamento Controlado do governo estadual. Na divulgação feita pelo Estado, tanto Pinheiro como Pedras Altas cumprem a chamada Regra 0-0, ou seja, zero internações hospitalares e zero óbitos nos últimos 14 dias, podendo optar assim pelo protocolo da bandeira laranja (risco médio).

Entretanto, em conversa por telefone com o prefeito Zé Antônio (PDT) na manhã deste sábado (25), mais uma vez ele se mostrou muito preocupado com a situação da pandemia na cidade, na região e no RS. “Já tínhamos recebido a recomendação do Comitê de restringir e agora ainda estamos novamente em bandeira vermelha”, apontou o gestor.

Ele ressalta que não irá recorrer junto ao Estado em função da bandeira e que na manhã de segunda-feira (27) se reúne novamente com o Comitê para uma tomada de decisão. “A tendência é de mais restrições para que possamos controlar o avanço do vírus”, disse.

Comentários do Facebook