
Freis Paulo e Tiago são os responsáveis pela Paróquia São José Foto: Arquivo TP
Nesta quinta-feira (10), a Paróquia São José que fica localizada em Hulha Negra, começou as comemorações dos seus 65 anos. As atividades se estendem até o domingo (13), quando haverá procissão motorizada com benção dos veículos, missa festiva, almoço e missa ministrada pelo bispo de Bagé, Dom Frei Cleonir Dalbosco.
Segundo informou o frei Tiago Frey, o lema é “Com São José peregrinos de esperança”, que remete ao ano santo de 2025, onde irão celebrar em comunhão com toda a igreja católica. “Somos convidados como discípulos-missionários a termos a virtude da esperança enraizada em nosso coração”, disse, mencionando que ao comemorar a história da paróquia, possam agradecer a Deus por esta bela história de evangelização.
HISTÓRIA DA PARÓQUIA
Conforme o frei Tiago, tudo teve início em março de 1957 quando Dom Antônio Zattera, bispo então de Pelotas, nomeou o padre Léo Persch como vigário da Paróquia São Sebastião de Bagé, com incumbência de criar uma nova paróquia no território da Hulha Negra.
Com a transferência do Padre Léo Persch, o bispo de Pelotas nomeou o recém ordenado padre, José Mack Filho, natural de Hulha Negra, e instalou a nova paróquia para o território do município. Sendo o padre José, o primeiro pároco da recém criada com sede na localidade da Trigolândia. “No ano de 1973 foi construída a Casa Paroquial na atual sede do município, e em 1978 aconteceu a transferência da sede da paróquia, para a atual sede do município de Hulha Negra”.
Ainda, frei Tiago disse que a história da Paróquia São José contou com a presença das irmãs franciscanas e das irmãs de Santa Catarina, que administraram o local. Após este período, quando a paróquia de Candiota foi fundada, os padres auxiliavam por períodos os dois locais. “Ao passar do tempo, no capítulo provincial dos freis franciscanos em 1989, decidiram assumir nova missão na zona sul no Estado do Rio grande do Sul, e dessa maneira em 1990 os freis franciscanos chegaram à Paróquia São José”.
PROGRAMAÇÃO
Nesta sexta-feira (11), haverá a segunda missa do tríduo às 19h30, e no sábado no mesmo horário, a missa será ministrada pelo bispo de Bagé.
Já no domingo, às 9h acontece a procissão motorizada com benção dos veículos, às 10h missa festiva e às 12h almoço. Na parte da tarde, a partir das 15h, acontecerá o bingo beneficente.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*