RELIGIÃO

Paróquias católicas Sagrado Coração de Jesus e São José divulgam programação

Rezar ensina e faz bem. Com esta frase os freis Rinaldo Eberle e Tiago Frey, das Paróquias Sagrado Coração de Jesus, de Candiota, e São José, de Hulha Negra, convidam a comunidade católica dos dois municípios a acompanharem a programação da Semana Santa 2022 nos dois municípios.
Confira a programação conforme as tradições católicas descritas acima em cada município:

– Quinta-feira Santa: 18h, na Imaculada Conceição, em Candiota e às 19h, na Matriz São José, Hulha Negra.
– Sexta-feira Santa: 15h, na Imaculada Conceição, em Candiota, e às 15h, na Matriz São José, Hulha Negra.
– Sábado de Aleluia: 18h, na Santa Bárbara, em Candiota e às 19h, Cristo Rei, em Hulha Negra.
– Domingo de Páscoa: 9h, Imaculada Conceição, em Candiota e 9h, Matriz São José, em Hulha Negra.

Semana Santa 2022

Chegamos na Semana Santa, o cume e ápice da fé cristã. Na pandemia reaprendemos a força da espiritualidade e da fé de cada ser humano. E assim nesta semana reafirmamos em Jesus Cristo, que está toda a nossa esperança para enfrentarmos todo este período de pandemia.
A abertura da Semana Santa aconteceu com o Domingo de Ramos (10 de abril), aonde celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. Aonde Jesus entra num jumento e o povo coloca ramos no chão, para acolher Jesus Cristo. A liturgia de ramos representa a vitória de Jesus na história e ao mesmo gesto de humildade do Mestre. Em nossas paróquias Sagrado Coração de Jesus, de Candiota, e São José, da Hulha Negra, celebramos no Domingo de Ramos com belas procissões e criatividades das comunidades.
Já na quinta-feira Santa celebramos o início do Tríduo Pascal – confronto entre a luz e as trevas, ou seja, da vida e da morte. Dessa maneira, o lava-pés, gesto de humildade e uma explicação simbólica da Eucaristia, como louvor a Deus e a doação no serviço fraterno de Deus para toda a humanidade. Além do mais, o gesto de que Jesus Cristo amou a humanidade até o fim da sua vida, ou seja, um exemplo de amor pelos apóstolos, pois “quem ama os irmãos passou da morte à vida (1 Jo, 3, 14). Também é o dia da instituição da Eucaristia e designa a presença real de Jesus Cristo nas espécies de pão e de vinho.
Na sexta-feira Santa celebramos a paixão e morte do Senhor Jesus, fonte de nossa salvação. A liturgia nos faz rezar, pensar e sentir no sofrimento de Jesus Cristo. Dessa maneira, o Evangelista São João ressalta que quando Jesus foi pregado na cruz, tinha sede, o soldado romano entregou vinagre e Jesus disse: “Tudo está consumado! ” (Jo 19, 30). Nesta hora, Jesus ofereceu todo o seu ser, por amor à toda a humanidade, Jesus Cristo morre por amor a cada um de nós. Dessa maneira, a Sexta-Feira Santa é um momento de reflexão: de como podemos valorizar este aspecto da entrega da vida de Jesus Cristo na minha vida pessoal?
No sábado Santo à noite celebramos a Vigília Pascal, a passagem da morte para a vida de Jesus Cristo. A Vigília  Pascal incorpora os filhos de Deus na ressurreição de Cristo. Nas várias leituras percorremos o caminho da Salvação desde o Antigo Testamento até a Ressurreição de Jesus Cristo, assim Deus atuou em toda a história do Antigo Testamento e em Jesus Cristo tem o ponto alto dessa história de Salvação.
No domingo da Páscoa celebramos o dia mais importante dos discípulos-missionários de Jesus Cristo. É o dia da Ressurreição de Jesus Cristo que é o fundamento da fé cristã. É um dia de contagio do coração, a vitória do amor de Deus, que passa pelo sofrimento e a morte. Deixemos que o Deus-Ressuscitado vença dentro do nosso coração e na nossa vida. Assim, como a coragem de Maria Madalena, no primeiro dia da semana, indo ao túmulo de Jesus Cristo e nada encontra, volta correndo e cheia de alegria afirma: “o Senhor Ressuscitou!”, possa essa alegria e esperança, preencher nossa vida.
Que a Semana Santa possa encher o nosso coração de ânimo e esperança. E ao mesmo modo, possamos reavivar a nossa espiritualidade, com muita paz, harmonia, felicidade e vivência do amor de Deus.

Feliz e abençoada Semana Santa são os votos do Frei Rinaldo e Frei Tiago!

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook