FESTIVIDADE

Pedras Altas comemora aniversário com baile e mateada

Nesta quarta-feira (28), o município de Pedras Altas comemora 23 anos de fundação. Uma programação com bailes e mateada foi organizada pela Prefeitura para comemorar a data.

Nesta terça-feira (27), um baile com a banda Estação Fandangueira e com animação do DJ Gabriel Pereira, está programado para a partir das 22h30 no CTG Sentinela de Pedras Altas, com entrada gratuita.

Uma programação especial também ocorre na data do aniversário da cidade. Na quarta-feira (28), no largo municipal em frente aos Correios e Emater, a partir das 11h, ocorre uma animação com os músicos Alberto e Aires.

A festividade continua às 12h com almoço e continua às 14h com uma mateada.

Às 16h, ocorre o parabéns pelo aniversário da Cidade do Castelo, com direito a distribuição de bolo para a comunidade. A animação fica a cargo de um show/baile com os 4 irmãos e show com Lipe carvalho.

 

SOBRE O MUNICÍPIO – A Prefeitura de Pedras Altas, traz o seguinte relato sobre a história do município que tem população de 2.212 de habitantes de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010) e uma área de 1.375,758 km².

“Pedras Altas herdou seu nome da própria região, devido às pedras existentes a cerca de três quilômetros da localidade. Em meados do século 19, a região era conhecida como Coxilha das Pedras Altas. A denominação foi encontrada em cartas escritas à família, por um oficial “Farrapo” que estava acampado na localidade com as forças de Bento Gonçalves. A correspondência a qual estava escrita a denominação, foi publicada em um Almanaque de Porto Alegre no final daquele século.

Entretanto, Joaquina de Assis Brasil, em depoimento prestado ao historiador Antônio Dias Vargas, no dia 16 de fevereiro de 1969, disse-lhe o seguinte: ‘Os engenheiros da estrada de ferro, a procura de local adequado para instalação dos trilhos, descobriram duas pedras enormes, uma apoiada sobre a outra, com altura aproximada de cinco metros. Admirados com a obra da natureza, fizeram um esboço do achado, ao qual deram o nome de Pedras Altas’.

O início da povoação foi proporcionado pelo comendador Manoel Faustino D”Ávila, dono da estância Vista Alegre, hoje São Manoel, que em 1898 doou os terrenos de sua propriedade, situada na margem oeste de uma das estradas de acesso à estação férrea (atual rua Visconde de Mauá), à ex-agregados e amigos.

Entre os fatos importantes que marcaram a história do município estão o estabelecimento da Granja Pedras Altas e seu idealizador, Joaquim Francisco de Assis Brasil, eminente figura de homem público do Rio Grande do Sul e do país; o ‘Tratado de Paz de Pedras Altas’, que humanizaria a política; o Grupo Escolar Assis Brasil, criado em 1939, que alicerçou a educação; fundação de um hospital, por iniciativa de Lydia Assis Brasil, que garantiu atendimento médico à população e a emancipação.

Atualmente, é prefeito da cidade, Volnei Oliveira (PT).

 

Comentários do Facebook