INICIATIVA

Pedras Altas completa um mês de atendimento psicológico online

Sistema foi implantado para facilitar a disponibilidade do serviço

Psicólogo Márcio Silveira destacou a praticidade nos atendimentos Foto: Divulgação TP

Começaram no mês de maio e são motivo de comemoração pela Secretaria de Saúde de Pedras Altas, os atendimentos psicológicos online. Realizados pelo psicólogo do município, Márcio Luís Silveira, em sala reservada, os atendimentos iniciaram no mês de maio por meio da resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 011/2018.
Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o psicólogo Márcio Silveira explicou que o novo formato de atendimento garante a prestação dos serviços psicológicos por meio de tecnologia de informação e da comunicação que autoriza a oferta online dos serviços.
A oferta teve início após uma proposição do vereador Arildo Medeiros (Progressistas) e autorização do prefeito Volnei Oliveira, oportunidade em que o formato foi acertado em conversa conjunta com o psicólogo Márcio e o secretário de Saúde Celso Caetano.
ATENDIMENTOS – Segundo Márcio, a psicoterapia online é realizada em atendimento individual ou em grupo com dia e hora marcada, uma vez por semana, podendo alternar de acordo com o andamento do tratamento e agenda disponível.
Em média, de acordo com o profissional, são 30 atendimentos online e 90 presenciais para jovens, adultos e idosos, visto as crianças e adolescentes serem atendidas de forma presencial pela psicóloga escolar. O acesso é pelo encaminhamento do médico do plantão da Unidade Básica de Saúde (UBS). “Os objetivos nesse processo de atendimento é oferecer os mesmos benefícios da psicoterapia presencial e maior praticidade, uma vez que o usuário não precisa se deslocar da sua casa, principalmente aquele do interior, reduzindo custos e permitindo também em caso de doença, pois a plataforma usada é Meet ou WhatsApp em áudio e vídeo”, explicou Márcio.
Ao TP, o secretário Celso Caetano explicou como vê essa iniciativa quanto aos seus benefícios. Ele falou em ganho imensurável. “O sistema traz benefícios enormes para a população, principalmente neste período pós-pandemia, onde a população ficou carente de afeto, passou pelo distanciamento de familiares e amigos, convivência em sociedade, fatores que geraram um desgaste emocional muito grande nas pessoas. Então, poder ter esse atendimento em um município com uma extensão territorial tão grande como Pedras Altas, beneficia completamente também as pessoas do interior, tornando o atendimento acessível a todo o município”, disse Celso.
O prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira, falou da importância dos atendimentos. “No nosso governo estamos sempre aberto a ideias e ao diálogo para implantar novos serviços para população. Este método de atendimento só vem a agregar ainda mais a boa qualidade do serviço que estamos prestando a população de Pedras Altas”.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook