ESPECIAL DIA DO COLONO E MOTORISTA

Pedras Altas dá início ao Programa de Aquisição de Alimentos

Entre os alimentos adquiridos estão frutas, verduras e hortaliças Foto: Divulgação TP

Com o intuito de promover o acesso à alimentação saudável e incentivar a agricultura familiar, a Prefeitura de Pedras Altas deu inicio ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e realizou a primeira entrega na última semana. Entre os alimentos adquiridos estão frutas, verduras e hortaliças que irão reforçar a alimentação de várias famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

Um ato simbólico marcou o momento – considerado histórico no município, visto ainda não haver participado anteriormente – e foi acompanhado pelas Secretarias de Assistência Social e Inclusão e de Agricultura, além da Emater.

De acordo com o Executivo, os produtos foram produzidos e cultivados em terras pedrasaltenses, através dos pequenos produtores do município. “Os itens foram entregues às famílias em vulnerabilidade social acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que agora, passarão a contar com alimentação adequada, equilibrada, saudável e rica em nutrientes. É uma ação que nos deixa muito alegres, pois é uma forma de beneficiar produtores e uma parcela da população que nem sempre tem acesso a esse tipo de alimentação”, afirma o prefeito Bebeto Perdomo.

PAA – Em março, o município foi contemplado com recurso de R$ 70 mil para compra de alimentos diretamente de agricultores familiares para serem destinados às famílias em vulnerabilidade. O programa, que será realizado entre julho de 2021 e abril de 2022, beneficiará, além das famílias atendidas, 11 pequenos produtores rurais de diversas localidades do município.

O programa, coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, compreende a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar e a doação simultânea para as famílias, através do CRAS. O objetivo do programa é promover a organização produtiva e econômica no meio rural e o acesso à alimentação adequada e saudável. “O PAA é um projeto que vai beneficiar o produtor no escoamento de sua produção, gerando emprego e renda, e vai incentivar mais agricultores a produzir alimentos saudáveis, ajudando na sua renda, além de auxiliar as famílias carentes do nosso município”, declarou o secretário de Agricultura Ivanilson Moreira (Kako).

PRODUTORAS – O TP conversou com duas produtoras de Pedras Altas que já integram o programa.

Genessi Fidelix Moro, moradora do assentamento Nossa Senhora da Glória, reside na propriedade há 26 anos. Mãe de quatro filhos, ela conta ter criado todos na lavoura. “Sempre plantamos de tudo, mas nunca tinha venda era só para o consumo próprio. Agora estou muito feliz com o esforço do pessoal, pra mim é um sonho porque a gente sempre esperava por isso”, disse Genessi.
Ela também contou que na propriedade, além dela, trabalha o esposo Adão e o filho Davi com plantações de batata doce, aipim, feijão, milho, abóbora, melão, melancia, repolho, alface, tempero, tomate, morango, couve e rúcula, além de ervas medicinais. “Agora é só nós produzirmos mais ainda, porque a gente sabe que é uma renda a mais para as famílias”.

O jornal também conversou com a produtora Suzana de Fátima Vargas de Assis. Moradora do assentamento Lago Azul, ela reside com a família há 25 anos no interior de Pedras Altas e conta que sempre produziu hortifrutigranjeiros. “Ensinamos a nossa cultura para a população da cidade e depois começamos a vender os produtos. Surgiu depois a oportunidade de vender para a merenda escolar e participar da feira do município”, conta.

Suzana falou sobre o PAA. “Esse projeto veio para ampliar as vendas, é um recurso a mais para nós produtores e vai nos ajudar bastante”, afirmou.

Comentários do Facebook