SAÚDE

Pedras Altas dá início as ações preventivas do Novembro Azul

Hulha Negra já tem data para o Dia D de prevenção contra a doença

Primeiras palestras foram para moradores do Lagões e São Diogo Foto: Divulgação TP

Durante o mês de no­vembro é reforçado nos municípios a im­portância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens bra­sileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em pa­rentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

De acordo com a Fun­dação do Câncer, no Brasil, o câncer de próstata é o se­gundo mais incidente entre os homens, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

Em Pedras Altas as ações ocorrerão na sede e interior do município, em dias e horários de atendimentos nas comunidades com base em palestras. A primeira ação aconteceu na terça-feira (5) nos Lagões e São Diogo, por meio de uma palestra sobre prevenção ao câncer de próstata com a enfermeira Leida Hinz.

O secretário de Saú­de Celso Caetano falou da importância da atividade e do preconceito. “É impor­tante que as palestras sobre temas relacionados a saúde integrem o calendário mensal de atividades. Todos devem entrar nessa luta, procurar um médico, fazer seu exame e deixar o preconceito de lado”, manifestou o gestor.

PRÓXIMAS PALESTRAS Dia 14 – Regina e Lago Azul. Também Haverá atendimento odontológico aos alunos da escola e abordagem do tema alimentação saudável; dia 19 – Arroio Mau e Bom Viver. Atendimento odontológico na escola e acupuntura; dia 26 – Glória. Trabalho com o grupo de gestantes, atendimento odontológico e acupuntura.

HULHA NEGRA A Prefei­tura de Hulha Negra, através da Secretaria de Saúde, con­vida os homens do município para participar das ações do Novembro Azul no sábado, dia 23 de novembro, no Cen­tro de Atendimento Integrado a Saúde (Cais), popular hos­pital. A programação inicia às 9h com acolhimento e prática do Lian Gong (ginás­tica terapêutica chinesa). O dia segue com palestra com a psicóloga Caroline Porto (9h30), coffee break (10h), beauty day (dia da beleza) com corte de cabelo (10h30), Grenal legal Novembro Azul (14h) e coffee break (16h).

SOBRE A DOENÇA A prós­tata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga. Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sinto­mas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do cresci­mento benigno da próstata (dificuldade de urinar, neces­sidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o pacien­te pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal. O homem deve pro­curar um médico diante de qualquer sintoma.

Público feminino também se fez presente nas ações de saúde Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook