INDEPENDÊNCIA

Pedras Altas e Pinheiro Machado recebem a Chama da Pátria

O prefeito em exercício de Pinheiro Machado Rogério Moura, que recebeu a chama Foto: Divulgação TP

Na última quarta-feira (18), os municípios de Pedras Altas e Pinheiro Machado receberam a centelha do Fogo Simbólico, em comemoração aos 199 anos da Independência do Brasil. O acendimento da centelha acontece tradicionalmente há 84 anos no Rio Grande do Sul, como um evento que marca o início das comemorações alusivas à Semana da Pátria.

 

PINHEIRO MACHADO – O município realizou a cerimônia que recebeu a 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que ficará em vigília até o dia 7 de setembro, quando será celebrado os 199 anos da Independência do Brasil.

A corrida com o Fogo Simbólico é realizada anualmente pela Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do Exército do Rio Grande do Sul em parceria com a Liga da Defesa Nacional. As atividades tiveram início em 14 de agosto no Parque da Redenção, em Porto Alegre, e no dia 16 a corrida iniciou em Capivari do Sul, passando por diversas cidades até chegar em Pinheiro Machado.

Este ano a corrida tem como Tema Nacional o “Hino Nacional Brasileiro” e como tema estadual “A Força Expedicionária Brasileira e a Participação dos Gaúchos na 2ª Guerra Mundial”.

O prefeito em exercício, Rogério Moura, que recebeu a chama, enfatizou na cerimônia, que agora com as aulas, o município deve trabalhar para passar o espírito cívico aos alunos. “Devemos trabalhar para resgatar o patriotismo entre nossos jovens”, afirmou.

 

PEDRAS ALTAS – A centelha foi conduzida pelos representantes da Liga da Defesa Nacional, veteranos Neto, Weber, Selbach e pelo sargento da Força Aérea Brasileira Cabral, e entregue ao vice-prefeito da cidade, José Volnei.

Em decorrência da pandemia, a solenidade deste ano foi restrita para evitar aglomerações. O ato contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Davi Morais, secretários de governo, funcionários e da Brigada Militar.

A centelha foi entregue ao vice-prefeito da cidade de Pedras Altas, José Volnei. Foto: Divulgação TP

A solenidade deste ano foi restrita para evitar aglomerações Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook