SAÚDE

Pedras Altas lidera índices de vacinação da Influenza e Covid-19

Jornal fez uma pesquisa em dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul

Na média proporcional a população, Pedras Altas foi a que mais vacinou Foto: Divulgação TP

Vacinação, primeira e segunda doses contra a Covid-19 e Influenza, ou popular gripe, estão entre as palavras mais pronunciadas atualmente pela população que busca os imunizantes para evitar contaminações virais. Para as duas doenças, há a espera pela chegada de novas remessas de vacinas, assim como um cronograma estipulado pelo governo para ser seguido de acordo com grupos prioritários ou comorbidades.

Nesta semana, o Tribuna do Pampa fez uma pesquisa para contabilizar o quantitativo vacinal dos municípios da região de cobertura impressa do jornal para as vacinações da Covid-19 e Influenza H1N1. Com relação ao coronavírus, a pesquisa foi referente e comparativa entre todos os municípios da 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), de Pelotas e Bagé, respectivamente, do qual os municípios fazem parte.

Ao que pode ser observado em linhas gerais, dentre os municípios do TP, a pequena cidade de Pedras Altas atingiu a maior cobertura vacinal, tanto da Covid-19 como da H1N1 até o momento. Os dados foram analisados conforma publicação do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, que tem cálculos feitos por meio de médias relacionadas as doses recebidas e número de habitantes.

A Cidade do Castelo já atingiu 52,2% de vacinação na primeira dose (D1) da Covid-19 e 60,7% da na Influenza. A reportagem do TP conversou com o secretário de Saúde de Pedras Altas, Celso Caetano, que lembrou que o município, por meio da Secretaria de Saúde e Comitê de Operações Emergenciais (COE), sempre fez o dever de casa, atuando com dedicação e diálogo. “O resultado surtiu efeito, pois ficamos por vários meses sem nenhum caso até termos o primeiro infectado; ficamos um ano e cinco meses sem nenhuma internação hospitalar e agora depois de um ano e seis meses tivemos o primeiro óbito, o que demonstra o trabalho de toda equipe, do empenho dos nossos servidores da Saúde que não medem esforços no enfrentamento da pandemia. O COE desde o início está atuando forte, dedicado, organizando estratégias para melhor cuidar da nossa população de Pedras Altas, e o resultado está nos números em geral”, afirma Celso Caetano.

A diretora de enfermagem de Pedras Altas, Marcela Mariani, complementou dizendo que o resultado da vacinação da Covid-19 na cidade como maior índice percentual da região Sul, se deve ao planejamento, estratégia e dedicação dos profissionais que não medem esforços para deixar a população imunizada. “Lugar de vacina é no braço”, lembrou a diretora.

Já o prefeito Bebeto Perdomo atribui a campanha feita por meio da entrega de um kit com álcool 70%, álcool gel, clorofina, sabão em barra e uma máscara para cada pessoa da casa no início da pandemia auxiliou e orientou a população. “Tudo era muito novo e a sacola orientativa que entregamos ajudou muito as pessoas. Quase ninguém usava máscara, fizemos a entrega e explicamos a importância do uso e da higiene das mãos. Esse kit foi entregue em todas as residências da nossa Pedras Altas e estamos preparando outra entrega, uma nova campanha devido ao momento atual vivido em decorrência do vírus”, destacou.

Relacionado à vacinação contra a H1N1, Caetano salienta que paralelamente a vacinação da Covid-19, ocorre a campanha da Influenza e que o melhor índice da região também está relacionado ao trabalho da equipe. “Só é possível isso tudo indo ao encontro das pessoas, fazendo busca ativa para aplicar as doses. Esses números mostram nossa organização e planejamento para fazermos simultaneamente duas campanhas importantes de vacinação e estarmos com nossos índices elevados”, ressaltou o secretário de Saúde.

Confira a sequência de conteúdos sobre o tema no site.

https://www.tribunadopampa.com.br/regiao-do-tp-soma-mais-de-30-mil-doses-aplicadas-da-vacina-contra-a-gripe/

https://www.tribunadopampa.com.br/somatorio-de-doses-aplicadas-da-vacina-contra-a-covid-19-ultrapassa-as-75-mil-imunizacoes-na-regiao/

Comentários do Facebook