APOIO

Pedras Altas organiza rodas de conversa alusivas ao Setembro Amarelo

Programação nas comunidades visa a promoção da saúde e a prevenção ao suicídio

Esta sexta-feira (1º) marca o início das atividades relativas ao Setembro Amarelo em Pedras Altas. O mês faz referência a prevenção do suicídio e várias rodas de conversa estão organizadas nas diferentes localidades para debater o tema.

Ao Tribuna do Pampa, o secretário de Saúde Celso Caetano lembrou que este é o segundo ano que o tema é trabalhado de forma fixa, após o engajamento do psicólogo da rede, Márcio Silveira. “Após a pandemia as pessoas ficaram muito isoladas, muito carentes de afeto e muitos de familiares por não se ver, a rotina mudou muito. Sou um exemplo que ficou vários meses sem ver a filha e pais que não moram em Pedras Altas. Nosso psicólogo Márcio está engajado nessa situação, abraçou essa causa e tem realizado muitos trabalhos. Nos propiciou a realização de rodas de conversa no interior e como profissional ele nos repassou a necessidade de dar atenção a questão do suicídio, assim como de outras doenças”, afirmou.

Celso explicou sobre a escolha do tema. “Desde que assumimos o governo, viemos trabalhando temas que estejam próximo da população como ‘Saúde mais perto de você’ e este ‘Juntos somos mais fortes’, que faz referência a todos estarmos juntos, nos olhando, reparando se o outro precisa de algo, não soltar as mãos. Esse é um tema forte, com índices altos em nível de mundo. Somos um município pequeno, mas temos uma equipe unida que se prontifica a abraçar essa causa. Pretendemos ajudar o próximo, batalhar pela vida”, explicou.

 

SETEMBRO AMARELO

 

Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgam e conquistam parceiros no Brasil. O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

 

SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!

 

A campanha diz que todos devem atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. “É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente”.

 

ONDE BUSCAR AJUDA

 

Em Pedras Altas, a equipe da Saúde disponibiliza o Centro de atenção Psicossocial (Caps), Unidade Básica de Saúde Cidade do castelo (UBS).

Ainda atendimentos podem ser procurados pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) com atendimento gratuito pelo telefone 188 e pelo site www.cvv.org.br

 

PROGRAMAÇÃO EM PEDRAS ALTAS

 

* Dia 1º: Lago Azul – salão da comunidade, às 10h; Regina – salão da comunidade, às 13h30;

* Dia 15: Bom Viver/Várzea – salão posto, às 10h; Arroio Mau – posto de saúde, às 13h30;

* Dia 22: Cidade – Sindicato Rural, às 10h;

* Dia 6/10: Glória – posto de saúde, às 10h;

* Dia 20/10: Lagões – Case, às 10h; São Diogo – posto de saúde, às 13h30.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook