Aconteceu em Pedras Altas, entre os dias 15 e 22 de outubro, ações através das secretarias municipais de governo, em especial com a presença da Secretaria Municipal de Saúde e todo Departamento de Vigilância em Saúde, tratando sobre a 25ª Semana Interamericana da Água, 18ª Semana Estadual da Água e 2ª Semana Municipal da Água. O tema foi abordado por meio de palestras ministradas pelas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental em Saúde e Saúde do Trabalhador.
De acordo com o coordenador de Saúde do município, Celso Caetano, o objetivo das palestras foi desenvolver a conscientização ambiental. “É importante fazermos reflexão sobre o meio ambiente em que vivemos e através da comunidade escolar foi possível abranger alunos de 8º e 9º ano de toda rede municipal”, explica.
As palestras aconteceram nas escolas do Lago Azul, Nossa Senhora da Glória, Eunil Elias dos Santos, Clodomiro Mendes e Assis Brasil. Ao fim das palestras, os alunos entregaram redações sobre o tema “Água para Consumo Humano”, levando em consideração a realidade local da sua escola, casa, propriedade ou comunidade. Conforme explicou o coordenador, serão escolhidas pelo prefeito Bebeto Perdomo, juntamente com as secretárias de Educação e Saúde, Cilene Tardiz e Vera Teixeira, duas redações por escola, totalizando 10 alunos beneficiados para um passeio no decorrer do mês de novembro, no Museu Oceanográfico de Rio Grande e praia do Cassino.
Cabe destacar também, que todos os alunos envolvidos no projeto, ganharam camisetas personalizadas sobre a Semana Municipal da Água. Também participou a Emater de Pedras Altas e a engenheira Sanitária e Ambiental, Paula Hofmeister, moradora do município e com forte identificação com a região, que atuou juntamente com a equipe municipal desenvolvendo oficinas sobre água, lixo, tratamento de esgoto e apoiando tecnicamente as atividades desenvolvidas.