ESPECIAL VACINAÇÃO COVID-19

Pedras Altas recebeu 60 doses da CoronaVac para as equipes de saúde

Parte da equipe da Saúde, momentos antes da aplicação da primeira dose Foto: Divulgação TP

O município de Pedras Altas, através da Secretaria Saúde, iniciou a aplicação das 60 doses da vacina contra a Covid-19 pontualmente às 8h da quarta-feira (20) na sala de vacinas da Policlínica Municipal. Nesta fase, estão recebendo a CoronaVac os profissionais da linha de frente do enfrentamento à pandemia. A distribuição das doses para cada município seguiu critérios definidos por meio da nota técnica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e seguindo protocolos do Ministério da Saúde. De modo geral, cada município está recebendo a quantidade de doses de forma proporcional à população a ser vacinada no seu território, ou seja, depende de quantas pessoas se enquadram nos públicos alvos da primeira fase da campanha.

Para o secretário de Saúde, Celso Caetano, foi um dia histórico para Pedras Altas, para os municípios, Estado e Brasil. “Estamos há 10 meses atuando diretamente somente em cima desta pandemia, dedicando esforços no combate a prevenção e conscientização da população. Considero um dia histórico, pois nos últimos anos a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tinha se deparado com um vírus tão mortal para o mundo. Então a chegada da vacina pode dar mais tranquilidade. Pedras Altas está preparada para vacinar todos seus munícipes assim que os lotes forem liberados e os grupos prioritários, conforme protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde”, disse.

Conforme lembrou o titular da pasta, mesmo recebendo a vacina, a população ainda terá que manter todos os cuidados, pois após 30 dias terá que tomar a segunda dose. “E mesmo após a segunda dose ainda terá um tempo de 21 a 30 dias para ficar imunizado”, frisou Celso.

O prefeito Bebeto Perdomo informou que a Secretaria de Saúde vai vacinar todos os munícipes em casa. “Cada cidadão da nossa Pedras Altas irá receber sua vacina em casa. Esse será mais um diferencial da nossa equipe do Comitê de Operações Emergenciais (COE), que vem atuando desde início dessa pandemia e recebeu o prêmio destaque regional pelo trabalho que realizou”, afirmou o gestor.

Comentários do Facebook