
Igreja Nossa Senhora da Luz de Cacimbinhas
é um dos cartões postais da cidade Foto: Silvia Schuma/Especial
O município de Pinheiro Machado preparou uma programação especial para comemorar mais um ano de história – seus 147 anos, que serão completados no dia 2 de maio. As atividades iniciam no próximo domingo (27) e se estendem até o domingo seguinte, 4 de maio, reunindo eventos culturais, esportivos, educativos e religiosos, com momentos para todas as idades.
Neste domingo a festa começa com o encontro de carros antigos, às 9h, seguido do passeio “Pedalando pela Saúde”, às 9h30. Ao meio-dia, o Parque Charrua recebe um grande almoço de confraternização. Às 14h, as atividades retornam à Praça Central.
Na segunda-feira (28), às 20h, acontece a tradicional Sessão Branca na Maçonaria. A terça-feira (29), será dedicada à educação e à valorização da história. A partir das 9h30, alunos dos 8º e 9º anos de todas as escolas, incluindo a Hipólito Ribeiro, participarão de um momento de interação no Ginásio Municipal Manuel Lucas Prisco.
A programação inclui palestras com a professora Mariza Dias da Rosa e a exibição do filme “Lanceiros Negros”, comentado por Juacema Lima Costa e pelo padre Eleutério Conrado da Silva Júnior. Às 15h, a cidade entra no clima da festa com um animado Bailinho de Rua. Já às 19h, a Câmara de Vereadores e Vereadoras recebe a palestra “Nossa terra: dos 100 aos 150 anos”, com manifestação inicial de Carlitos Dutra e palestras de Silvia Helena e Nikão.
No dia 30, quarta-feira, às 9h30, o Grupo de Estudos Históricos Odil Peraça Dutra – Pró-Memória Cacimbinhas promove uma palestra especial. Na sequência, acontece nova interação com os alunos do 8º e 9º anos, novamente com exibição do filme “Lanceiros Negros” e falas das professoras Mariza Rosa e Magda Afonso, além de Juacema Lima Costa e padre Júnior.
A quinta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, será voltada ao lazer. A partir das 13h30, ocorre a Passeata da Bicicletinha e, na sequência, as crianças poderão aproveitar uma divertida Tarde de Brinquedos.
Na sexta-feira (2), às 15h, será realizado um culto macroecumênico, seguido por uma roda de capoeira às 16h.
O sábado (3), começa com a Feira da Terra, às 10h, e segue com uma tradicional mateada às 15h. Às 19h, será dada a largada do Rallye.
Encerrando a programação, o domingo (4) contará com a retomada do Rallye às 8h, exposição de carros rebaixados às 11h, chegada dos participantes do Rallye e, às 18h, um grande show com o artista Ricardo Bergha.
“A celebração reforça o orgulho de ser pinheirense e convida toda a comunidade a participar, prestigiar e comemorar juntos mais um ano de conquistas, cultura e história”.
Seminário vai marcar a festividade de aniversário do município
O Grupo de Estudos Históricos Odil Peraça Dutra Pró-Memória de Cacimbinhas, criado em agosto de 2024, vai realizar no próximo dia 28 de abril, o seu primeiro seminário, com painéis e apresentações culturais, integrado às comemorações do 147º aniversário de emancipação do município de Pinheiro Machado.
As palestras ocorrerão entre 8h30 e 18h, no Clube Comercial. O Pró-Memória também estará presente nas programações da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e Vereadoras e da Casa Luz e Ordem 2 da Maçonaria dentro da Semana do Município.
SEMINÁRIO
Conforme o jornalista e professor Nikão Duarte, a realização de um evento voltado à história local resulta de uma decisão tomada já na reunião de fundação do Grupo, há oito meses. O evento será aberto pelo presidente, Carlitos Dutra, em sequência à apresentação ilustrada do hino municipal, de autoria da professora e ex-secretária municipal Marilete Peres. A também professora Mariza Dias da Rosa apresentará um vídeo panorâmico da cidade, produzido por Roberto Dias da Rosa. ‘Pinta a tua terra e serás universal’ será o tema da abordagem feita por Nikão Duarte, enquanto Carlitos Dutra conduzirá painel sobre ‘Odil Peraça Dutra e a importância do registro histórico’. Ainda pela manhã, o pesquisador Artêmio Coelho falará sobre o ‘Tratado de Santo Ildefonso e o surgimento do primeiro núcleo’ no atual território de Pinheiro Machado. Já o tema seguinte, pelo escritor José Miguel Régio, será ‘Cacimbinhas na História: suas origens e evolução no tempo’. A tarde, aberta pela Invernada Alma Gaúcha, terá as professoras Noeli d’Ávila e Sandra Donizete Peraça abordando ‘A mulher ao longo da história cacimbinhense’, o músico Lorenzo Teixeira em apresentação acústica, a professora Mariza Dias falando sobre o projeto ‘Museu Itinerante’, a mostra do filme ‘Lanceiros Negros, apagados da História’, seguida de breve contextualização e debate, e a leitura e aprovação do estatuto do GEHOPD.
“O Seminário é aberto ao público, a quem de fato se destina, com entrada franca, e entre suas palestras está previsto tempo para questionamentos. Todas as atrações artístico-culturais programadas entre as manifestações dos painelistas serão de artistas locais, que se apresentarão de forma voluntária”, explica Nikão.
OUTROS EVENTOS
Também no dia 28, o Pró-Memória participará da sessão branca da Loja Luz e Ordem 2, a convite da Maçonaria. Nikão Duarte, com “Um território pleno de histórias, um historiador pioneiro” e Carlitos Dutra, com “A importância de Odil Peraça Dutra no registro da história local” serão os palestrantes.
Já nas manhãs de 29 e 30 de abril, a partir das 9h30, o Grupo se reunirá com estudantes da rede municipal, da cidade e do interior, na Escola Manoel Lucas Prisco, por iniciativa da Prefeitura.
As professoras Mariza Dias da Rosa, Marilete Peres e Magda Afonso abordarão temas voltados à história municipal, com foco nos 147 anos de emancipação, e também haverá apresentações ao vivo e em áudio e vídeo. A convite da Câmara, Carlitos Dutra falará sobre Odil e o Grupo que leva o seu nome; a assistente social Silvia Helena Régio sobre o Centenário, ocorrido em 1978; e Nikão Duarte sobre o advento do Sesquicentenário, que se completará dentro de a três anos.
O PRÓ-MEMÓRIA
Criado em 13 de agosto de 2024, o Grupo de Estudos Históricos Odil Peraça Dutra Pró-Memória de Cacimbinhas é um grupo comunitário, independente e sem fins lucrativos, voltados à preservação da história do município de Pinheiro Machado. Leva em seu nome uma dupla homenagem: a Odil Peraça Dutra (1920/2003), servidor público, professor, líder local, além de principal historiador dessa terra mais que centenária; e, ainda, à denominação original do município, surgido como Nossa Senhora da Luz das Cacimbinhas e emancipado de Piratini em 2 de maio de 1878.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO