INEDITISMO

Pinheiro Machado é um dos poucos no RS que utilizou 100% de recurso federal da merenda escolar na agricultura familiar

Toda verba do PNAE foi destinada a produtos da pequena agricultura Foto: Divulgação TP

A Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria de Educação recebeu nesta semana informação que o município foi um dos poucos do Rio Grande do Sul, que no ano de 2022, aplicou 100% da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em agricultura familiar.

Esse é um marco expressivo na união da agricultura familiar com o PNAE e tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis, produzidos diretamente pelos pequenos agricultores do município, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede municipal. “Isso é muito importante para o município, porque valoriza os produtos oriundos da agricultura familiar e fomenta e incentiva o trabalho do homem e da mulher do campo”, destaca o Executivo.

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para PNAE deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

“Além de garantir uma merenda mais saudável para as crianças – já que a maior parte desses produtos é orgânico e é o recomendado por especialistas em nutrição – também fomentamos a agricultura familiar e a economia local. A gente consegue ter frutas, verduras e legumes, tudo através do PNAE. Com isso, garantimos segurança alimentar para os estudantes dentro de uma dieta rica e farta em vitaminas e sais minerais oriundos de um produto limpo, puro e diretamente voltado para as nossas crianças”, completa a secretária de Educação, Jaqueline Castro dos Santos.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook