SEMANA FARROUPILHA

Pinheiro Machado faz a distribuição da chama crioula para os municípios da 21ª Região Tradicionalista

Cerimônia aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (6)

Distribuição aconteceu na tarde deste dia 6 Foto: J. André TP

A tarde desta quarta-feira (6), foi marcada pela distribuição da centelha da chama crioula para os municípios que fazem parte da 21ª Região Tradicionalista (RT), em Pinheiro Machado. Na cerimônia, ocorrida na praça central Angelino Goulart, autoridades e inúmeros cavaleiros e cavaleiras se fizeram presentes.

Na oportunidade, o prefeito, Ronaldo Madruga, falou da satisfação por Pinheiro Machado ser a cidade que realizou a distribuição da chama este ano. “Nos sentimos honrados por poder ser o município que faz a distribuição da centelha para os demais, que irão levar a chama do Rio Grande e do tradicionalismo para acender em seus municípios”, destacou o prefeito, dizendo que espera fazer parte novamente da distribuição da centelha gaúcha.

O deputado federal, Pompeo de Mattos (PDT), também se fez presente no evento e disse estar emocionado e grato por acompanhar a cerimônia, declamando um verso improvisado. “Aqui estou com meu verso improvisado, na rima fazendo um costado nesse meu jeito pilchado. Pilchadito assim no mais, porque sou como vocês gaúchos…”, dizia parte do verso.

AMOR PELA TRADIÇÃO

Rita é de Pedro Osório e participa há mais de 20 anos nas cavalgadas Foto: Sabrina Monteiro TP

Entre inúmeros cavaleiros e cavaleiras que acompanharam o ato, a equipe do Tribuna do Pampa conversou com a gaúcha Rita Cunha, 58 anos, que cavalgou pouco mais de 70 quilômetros para receber a centelha da chama. Tia Rita, como é chamada, participa das cavalgadas há mais de 20 anos e ressaltou ser muito feliz por honrar a tradição juntamente com sua família.

“É só orgulho, e neste ano ainda recebi a homenagem do meu CTG Fogo de Chão, em ter a centelha em meu nome. Isso é orgulho para uma mulher que monta a cavalo, pega chuva e frio. Eu venho e volto sempre a cavalo, e a gente se sente mais gaúcha participando dessas atividades”, disse ela feliz, por estar mais um ano cultuando a tradição.

Cavaleiros e cavaleiras honraram a tradição gaúcha Foto: J. André TP

COORDENADORA

Durante a cerimônia, o TP também conversou com a coordenadora da 21ª RT, Joicinara Voigt de Oliveira, que está em seu segundo mandato. “É um desafio ser coordenadora de nove municípios, sendo um distante do outro, mas que representam muito bem a região. Pinheiro Machado foi até Cristal para receber, e hoje está distribuindo”, falou.

Além disso, Joicinara ressaltou que estar à frente da 21ª RT é ainda mais desafiador por ser mulher. “É desafiador por ser mulher, em uma tradição que é basicamente masculina, e que mulher está cada vez mais envolvida. Ao mesmo tempo é gratificante poder representar, como mulher, a nossa tradição”, concluiu a coordenadora.

Diversas autoridades participaram da cerimônia Foto: J. André TP

LILA ALVES

Em conversa com o vice-patrão do Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas (CCTG) Lila Alves, Eduardo Rita, ele disse estar emocionado por fazer parte da entidade anfitriã. “É uma satisfação imensa ver aqui hoje os oito municípios da região nos visitando, e apesar de ser um evento do município o CTG também se envolve. Eu encabecei esse pedido juntamente com a coordenadoria e o vice-prefeito, Rogério Moura, e hoje estou emocionado nesse momento lindo”, finalizou.

 

DISTRIBUIÇÃO

Placa referente ao ato de 2023 foi colocada na praça central Foto: J. André TP

Além de Pinheiro Machado, a 21ª RT é composta pelos municípios de Arroio Grande, Canguçu, Cerrito, Herval, Pedras Altas, Jaguarão, Pedro Osório e Piratini.

Além da distribuição da chama, cada entidade representante recebeu uma placa comemorativa referente ao ato. Uma placa representando a distribuição de 2023, foi colocada na praça central.

 

Comentários do Facebook