SEGURANÇA

Pinheiro Machado poderá ter bombeiros voluntários

Encontro foi no Corpo de Bombeiros de Rio Grande Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Com a intenção de suprir a falta de um serviço efetivo de bombeiros no município, o prefeito em exercício de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, acompanhado da sua chefe de Gabinete, Lóren Ferreira, esteve nesta sexta-feira (5), em agenda no escritório do Corpo de Bombeiros Militar de Rio Grande, onde foram recebidos pelo tenente-coronel Everton Dias e sua equipe.

A ideia, segundo o prefeito, é instalar em Pinheiro Machado o Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiros padrão Voluntários (SCAB Voluntários). Para tanto, foi entregue ao comandante, um ofício de solicitação do serviço, nos termos da instrução técnica nº 05.2/AODC-GCC/2019.

O SCAB Voluntário funciona de forma supletiva com pessoas físicas e sob a regulamentação, credenciamento e fiscalização do Corpo de Bombeiros Militar, que treina esses voluntários para se tornarem aptos a atuarem no combate de incêndios e em buscas e salvamentos.

Os voluntários trabalham de forma não remunerada, sem vínculo empregatício nem obrigações de natureza trabalhista previdenciária ou afim, nos termos da legislação específica que dispõe sobre o serviço voluntário.

De acordo com Madruga, já existe a proposta de uma licitação para um caminhão pipa que viria a contribuir neste trabalho. A ideia também é firmar uma parceria para conseguir os equipamentos de proteção individual para os voluntários.

Na reunião também ficou acertado, que após o período de bandeira preta, o prefeito visitará municípios que já trabalham com essa modalidade de serviço. “Queremos mais informações e respaldo de como instituir de forma funcional e legal esse serviço no município”, afirmou.

O tenente coronel, segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, se colocou à disposição para ajudar o município dentro das possibilidades do Corpo de Bombeiros.

Comentários do Facebook