
Com temperatura de -9,1º C, fonte congelou no Curral de Pedras Foto: Divulgação
Na madrugada da última quarta-feira (2) foi registrada a menor temperatura do ano deste inverno. No Rio Grande do Sul, a grande maioria dos municípios, segundo a MetSul, registrou temperaturas mínimas abaixo de zero com as mínimas positivas limitadas mais a localidades do Leste gaúcho, próximas da costa e das lagoas.

No Curral de Pedra, moradores deixaram uma mensagem ao meteorologista Fernando Rafael quando a temperatura já marcava -8,8º C Foto: Divulgação
Na região, foi uma noite extremamente fria, conhecida no estado como ‘de renguear cusco’ e novamente a cidade de Pinheiro Machado ou Pinheiro Gelado, foi destaque por ter a maior mínima registrada. Na estação da Sigma Meteorologia, particular e instalada em uma baixada situada no município, na localidade do Curral de Pedra, os termômetros indicaram -9,1ºC (Graus Celsius negativos). A mesma temperatura foi registrada em 2024 na localidade que fica distante 24km da sede do município. “Trata-se da menor temperatura observada neste ano no Rio Grande do Sul e uma das baixas observadas nos últimos anos no estado, sendo pouco comuns extremos que se aproximam de 10ºC abaixo de zero no estado gaúcho”, destacou a MetSul.

Camada de água congelada em Pinheiro Machado Foto: Divulgação
A quarta-feira marcou, ainda, o 27º dia de 2025 em que a temperatura cai abaixo de zero no território gaúcho. Segundo a página, foram três dias em abril, 6 em maio, 16 em junho e dois até agora no mês de julho. “O Rio Grande do Sul enfrentou uma forte massa de ar frio na semana passada e desde o domingo sofre os efeitos de uma segunda massa de ar polar, ainda mais intensa no Cone Sul, com recordes de temperatura baixa de até 60 a 80 anos no Chile e Argentina e neve em 16 das 23 províncias argentinas.”

Praça em Pedras
Altas branca pela espessa geada Foto: Divulgação
De uma forma geral, todo estado ficou pintado de branco. Campos e veículos cobertos por uma camada de gelo, água congelada em torneiras, fontes de praças e até pequenos açudes ficaram congelados, transformando as paisagens nos municípios que registraram temperaturas e sensações térmicas muito baixas. Na região, comunidade brinca cm troca de nome dos municípios em razão do frio, transformando Candiota em ‘Cangelota’, Hulha Negra em ‘Hulha Gelada”, Pedras Altas em ‘Pedras de Gelo Altas’, Pinheiro Machado, ‘Pinheiro Gelado’, Dom Pedrito em ‘Dom Gelito’ e Bagé em Bagelo.

Fonte de água da Vila Residencial, em Candiota, também amanheceu congelada Foto: J. André TP
Confira algumas temperaturas registradas no RS no dia 2: Pinheiro Machado: -9,1ºC, São José dos Ausentes: -6,8ºC, Soledade: -6,1ºC, Pedras Altas: -5,0ºC, Livramento: -4,7ºC, Bom Jesus: -4,6ºC, Vacaria: -4,6ºC, Cambará do Sul: -4,3ºC, Dom Pedrito: -4,3ºC, Hulha Negra: -4,1ºC, Caçapava do Sul: -3,2ºC, Canela: -2,8ºC, São Sepé: -2,7ºC Barra do Quaraí: -2,7ºC, Herval: -2,6ºC, São Gabriel: -2,4ºC, Gramado: -2,2ºC, Santa Maria: -2,1ºC, Uruguaiana: -2,0ºC, Alegrete: -1,8ºC, Quaraí: -1,1ºC, Rosário do Sul: -1,1ºC, Cachoeira do Sul: -0,8ºC, Lavras do Sul: -0,6ºC.

Em Hulha Negra, água no pasto congelou Foto: Divulgação
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO