CORONAVÍRUS

Pioneira nas medidas de prevenção, Candiota adota slogan de Cidade Protetora da Vida

Na semana anterior a aparição do primeiro caso suspeito, o prefeito Adriano já havia reunido as autoridades de saúde do município para agilizar medidas Foto: Reprodução TP

O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos (PT), uma semana antes de ser anunciado um caso suspeito no município, já tinha criado o Cen­tro de Operações de Emergência (COE) da Covid-19 na cidade, bem como o Pronto Atendimento 24h já tinha uma sala reservada com leito de isolamento.

É bem verdade que desde que a doença surgiu em Wuhan, na China, Candiota já estava em alerta, pois abrigava trabalhadores chineses nas duas usinas térmicas.

Quando o primeiro caso suspeito surgiu em 17 de março último (que depois acabou sendo descartado, imediatamente o mu­nicípio suspendeu as aulas, impôs restrições ao funcionamento do comércio, adiou todas as atividades previstas para o aniversário do mu­nicípio e logo em seguida decretou o toque de recolher. O expediente da Prefeitura já havia sofrido alte­rações. O slogan Candiota – Cidade protetora da vida, passou a balizar todas as ações. “Desde o início me posicionei radicalmente a favor das medidas de isolamento social como a mais eficaz para contermos a rapidez de disseminação do novo coronavírus”, lembra o prefeito.

Além das medidas ime­diatas de saúde, também a Prefei­tura enviou leis para a Câmara de Vereadores no sentido de suspender prazos de pagamentos de tributos, entre outras medidas para dar um fôlego ao contribuinte durante a evidente crise econômica que se abaterá sobre o mundo após a pan­demia.

Mais recentemente, a Prefeitura em conjunto com o COE Covid-19, implantou na sede do município, o Centro de Referência e Prevenção ao Covid-19 (CRP Covid-19). O local funciona no Centro de Eventos da cidade, loca­lizada em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) e é destinado a triagens, consultas e orientações exclusivas de suspeitas da doença, desafogando as UBSs e o Pronto Atendimento.

Atualmente o município possui dois casos suspeitos das doenças em duas profissionais da saúde, que tiveram contato com um paciente positivo. O resultado do exame é aguardado a qualquer momento e pode até ter sido divulgado após o fechamento desta edi­ção. Segundo apurou o TP, o COE desde que tomou conhecimento dos casos tem monitorado a situação e colocado em isolamento as pessoas que tiveram contato com elas. Nes­ta terça-feira (7), a Prefeitura divul­gou um boletim epidemiológico em que, além dos dois casos suspeitos, monitora outras 10 pessoas.

Neste momento, a Pre­feitura se prepara para instalar barreiras sanitárias.

Comentários do Facebook